Alguns exemplos:
A opcao das Fragatas Perry...para mim tinhamos comprado as fragatas holandesas (que o Chile acabou por adquirir) elas estavam disponiveis.
A verdade é que as Perry, são muito mais baratas que as fragatas Holandesas. Além disso as fragatas holandesas eram preferêncialmente vendidas em grupo ou seja (QUATRO FRAGATAS). Ora nós não temos gente para as quatro fragatas. Os valores conhecidos, indicam 80 milhões de Euros para a modernização, ou melhor ADEQUAÇÃO das OHP à marinha portuguesa. As fragatas para o Chile foram muuuuito mais caras.
A opcao pelos Pandur...para mim tratou-se de uma decisao Politica e nao puramente por capacidades das viaturas senao teria ganho a Piranha III.
Por capacidades das viaturas, então provavelmente tería ganho o AMV-Patria. A solução PANDUR, é a melhor solução, considerando resistência do material, e possibilidade de parte dos veículos ser fabricada em Portugal. Não importa onde, o que importa é que Portugal porde fabricar o Pandur. Quanto ao Piranha, népia. O PANDUR é a melhor opção, e mesmo técnicamente não é (até pelo contrário) inferior ao Piranha.
Os sistemas que se colocam num veículo, é que determinam em grande medida as suas capacidades militares. As armas que se colocam num Piranha, também se podem instalar num PANDUR.
Os Avioes de transporte estrategicos deviam ja ter sido adquiridos e depois a substituicao dos aviocar seria feita baseada no aviao previamente escolhido (C130J - C27J) ou (A400 - C295), nao acredito que venham os C17.
A ideia, parece ser mais a de ver até que ponto é que os C-295 (se se confirmar a notícia) podem substituir parcialmente os C-130H.
Se se verificar que os C-295 substituem os C-130, onde eles estão a ser utilizados, então, Portugal pode optar por um numero inferior de aeronaves (Leia-se A-400).
Portanto, o programa de substituição dos AVIOCAR, deve anteceder o dos C-130.
Já sobre os EC-635, não sei se a opção foi a melhor.
A verdade é que o cancelamento foi efectuado sem que houvesse um alternativa viável.
Cumprimentos