Artilharia do Exército

  • 1065 Respostas
  • 257684 Visualizações
*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Artilharia do Exército
« Responder #255 em: Janeiro 22, 2011, 03:12:00 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Para além disso, alguém sabe quais são os UAV que puderam equipar a Artilharia?

Entregar os UAV à artilharia é um bocado à francesa, não é?!

A mim parece-me uma óptima ideia, assim não precisam de depender de ninguém para encontrar alvos.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6301
Re: Artilharia do Exército
« Responder #256 em: Janeiro 22, 2011, 03:18:15 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Fox qual é aquela novo calibre que tu gostas muito?

É o 7x46mm UIAC, um calibre desenvolvido a pensar numa plataforma que ultrapasse as limitações do design AR-15. Foi testado num AR-10 e estão a adaptar uma MG-42 para testes ulteriores. Existem rumores (carece de informação oficial) de que os russos adaptaram uma PKM para este calibre e os testes foram bastante satisfatórios (mais uma vez isto são rumores). Este calibre foi baseado principalmente no calibre checo 7.62x45mm.

Tem mais informação sobre o calibre aqui.

http://www.thefirearmblog.com/blog/2010 ... cartridge/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Artilharia do Exército
« Responder #257 em: Janeiro 22, 2011, 04:24:42 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Para além disso, alguém sabe quais são os UAV que puderam equipar a Artilharia?

Entregar os UAV à artilharia é um bocado à francesa, não é?!

A mim parece-me uma óptima ideia, assim não precisam de depender de ninguém para encontrar alvos.

Por principio parece que tem lógica, (mas eu não sou artilheiro), funciona como os pelotão de aquisição de objectivos, mas eu tenho uma questão, é este tipo de funcionamento autonomo não poderia causar erros de fogo amigo? Os UAV identificiar erradamente uma força aliada como inimiga, não seria melhor serem as forças de cavalaria e infantaria a dizer à artilharia onde querem o apoio de fogo?
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2353
  • Recebeu: 149 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +614/-322
Re: Artilharia do Exército
« Responder #258 em: Janeiro 22, 2011, 05:20:48 pm »
ISTAR deve depender do comando de brigada, e ser uma unidade tipo batalhão inter-armas, agregando as unidades de reconhecimento de cavalaria, LRRP, informações humanas e electrónicas, vigilância do campo de batalha, TACP, UAVs e aquisição de objectivos ao nível brigada para uma mais eficaz coordenação.
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Artilharia do Exército
« Responder #259 em: Janeiro 22, 2011, 05:32:07 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "typhonman"
Esperemos que seja desta que a substituta da G-3 vá para a frente, sendo a HK-417 e SCAR/TAVOR a minha short list pessoal.


Cumprimentos

Sabes que estás a misturar uma espingarda-automática que dispara a 7.62x51mm NATO (HK-417), com uma que dispara a 5.56x45mm NATO (Tavor), com uma que dispara tanto uma como a outra (SCAR)?

Infelizmente acredito que o Exército vai fechar os olhos à experiência que teve no Afeganistão e vá adquirir a G-36...e é só.

Quanto mais leio, mais fico ciente que tanto o 7.62x51mm NATO como o 5.56x45mm NATO, tem as suas limitaçõese se não queremos uma grande variedade de armas e calibres em escalões tão reduzidos como pelotão ou mesmo secção, teremos que ver outra solução. Vejam o que está acontecer no Exército e nos Fuzileiros Norte-Americanos, aquilo está ridiculo tal a quantidade de armas e calibres diferentes que eles têm. O mesmo se passa nas Forças Armadas Britânicas, etc.

Devia-se pensar na adopção de um outro calibre. Já há no mercado toda uma série de calibres intermédios, como são o exemplo do 6.8 mm Remington SPC, o 6.5 mm Grendel, etc.

Sim eu sei isso, foi uma opinião pessoal.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Artilharia do Exército
« Responder #260 em: Janeiro 23, 2011, 01:30:42 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Para além disso, alguém sabe quais são os UAV que puderam equipar a Artilharia?

Entregar os UAV à artilharia é um bocado à francesa, não é?!

A mim parece-me uma óptima ideia, assim não precisam de depender de ninguém para encontrar alvos.

Por principio parece que tem lógica, (mas eu não sou artilheiro), funciona como os pelotão de aquisição de objectivos, mas eu tenho uma questão, é este tipo de funcionamento autonomo não poderia causar erros de fogo amigo? Os UAV identificiar erradamente uma força aliada como inimiga, não seria melhor serem as forças de cavalaria e infantaria a dizer à artilharia onde querem o apoio de fogo?

UAV maiores para utilização pela UALE em coordenação com a Brigadas e Força Aérea e outros de menor capacidade para utilização a nível de Grupo ou Bateria/Esquadrão.
Quanto ao fratricídio... Se soubermos em tempo real onde estão as nossas forças isso não acontece. É preciso é que haja ligação...
Mas como já se dizia à 100 anos atrás: Deus no proteja da nossa artilharia, que do inimigo tratamos nós!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Artilharia do Exército
« Responder #261 em: Janeiro 23, 2011, 12:25:39 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Para além disso, alguém sabe quais são os UAV que puderam equipar a Artilharia?

Entregar os UAV à artilharia é um bocado à francesa, não é?!

A mim parece-me uma óptima ideia, assim não precisam de depender de ninguém para encontrar alvos.

Por principio parece que tem lógica, (mas eu não sou artilheiro), funciona como os pelotão de aquisição de objectivos, mas eu tenho uma questão, é este tipo de funcionamento autonomo não poderia causar erros de fogo amigo? Os UAV identificiar erradamente uma força aliada como inimiga, não seria melhor serem as forças de cavalaria e infantaria a dizer à artilharia onde querem o apoio de fogo?

Não me parece, porque a ordem de fogo dependeria sempre do aval de um humano. E assim, era desnecessário arriscar homens ou meios para ver para onde se tem de disparar. E como disse o HSMW, teoricamente, devemos saber sempre onde estão as nossas forças. E o apoio de fogo poderia na mesma ser requisitado.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Artilharia do Exército
« Responder #262 em: Janeiro 23, 2011, 10:15:37 pm »
Citar
French company Nexter Systems has presented its CAESAR (Camion Équipé d’un Système d’Artillerie) 155mm self-propelled artillery system to the Portuguese Army (Exército Português). The presentation has been made in December 2010 at the Portuguese Army High Staff (Estado Maior do Exército-EME) premises and has included an audience composed by around twelve personnel from field artillery units.

CAESAR is in service with armies of France and Thailand where they are based on Renault Trucks Defense SHERPA 5 6×6 heavy tactical trucks. The SANG (Saudi Arabian National Guards) has procured several systems based on DaimlerChrysler AG Unimog U5000 vehicles modified by French Soframe company.

The French army operates CAESAR systems in Afghanistan and in Lebanon. Nexter Systems has presented in June an improved configuration called CAESAR Mk2.

Portugal is considering the acquisition of around eighteen 155mm systems to replace the M114A1s in service with a field artillery unit part of the Brigada de Intervenção (BrigInt) brigade.

The BAE Systems Global Combat Systems M777A2 lightweight towed howitzer is seen as the favorite solution but the CAESAR is seen as a serious candidate.

http://poadu.wordpress.com/
 

*

Desertas

  • Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
Re: Artilharia do Exército
« Responder #263 em: Janeiro 23, 2011, 11:25:18 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citar
French company Nexter Systems has presented its CAESAR (Camion Équipé d’un Système d’Artillerie) 155mm self-propelled artillery system to the Portuguese Army (Exército Português). The presentation has been made in December 2010 at the Portuguese Army High Staff (Estado Maior do Exército-EME) premises and has included an audience composed by around twelve personnel from field artillery units.

CAESAR is in service with armies of France and Thailand where they are based on Renault Trucks Defense SHERPA 5 6×6 heavy tactical trucks. The SANG (Saudi Arabian National Guards) has procured several systems based on DaimlerChrysler AG Unimog U5000 vehicles modified by French Soframe company.

The French army operates CAESAR systems in Afghanistan and in Lebanon. Nexter Systems has presented in June an improved configuration called CAESAR Mk2.

Portugal is considering the acquisition of around eighteen 155mm systems to replace the M114A1s in service with a field artillery unit part of the Brigada de Intervenção (BrigInt) brigade.

The BAE Systems Global Combat Systems M777A2 lightweight towed howitzer is seen as the favorite solution but the CAESAR is seen as a serious candidate.

http://poadu.wordpress.com/

Qualquer um dos sistemas , na minha opinião é bom . Resta saber os preços (julgo que o CAESAR é mais caro custando cerca de 5 milhões de dolares ) , e as contrapartidas para a aquisição de cada um dos modelos  .

Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Artilharia do Exército
« Responder #264 em: Janeiro 23, 2011, 11:40:34 pm »
Citar
The BAE Systems Global Combat Systems M777A2 lightweight towed howitzer is seen as the favorite solution but the CAESAR is seen as a serious candidate.

Mais uma vez volto a frisar, num cenário como o Afeganistão, como é que vão transportar um obus montado num chassis de um camião através de montanhas íngrimes?


Espero que o M777A2 seja mesmo o escolhido, com a aquisição me munições EXCALIBUR, levando assim o exército para a geração GPS, além da FAP com as JAM e EGBU-12 e os futuros HARPOON II da classe tridente, guiados por GPS.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Artilharia do Exército
« Responder #265 em: Janeiro 24, 2011, 12:32:57 am »
Citação de: "typhonman"
Mais uma vez volto a frisar, num cenário como o Afeganistão, como é que vão transportar um obus montado num chassis de um camião através de montanhas íngrimes?

Mais facilmente do que transportar um sistema rebocado pelo lamaçal de Santa Margarida.
E devemos pensar primeiro nos nossos interesses, na nossa geografia, e não nas guerras dos outros.

Sinceramente não gosto de sistemas rebocados...

Mobilidade - e quanto mais pesados pior para o Unimog (que é o melhor que há).
Protecção e vulnerabilidade a fogos de contra bateria.
E ainda exige um condutor com categoria C+E.

Mas como não sou artilheiro...  :roll:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Artilharia do Exército
« Responder #266 em: Janeiro 24, 2011, 08:02:47 pm »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "typhonman"
Mais uma vez volto a frisar, num cenário como o Afeganistão, como é que vão transportar um obus montado num chassis de um camião através de montanhas íngrimes?

Mais facilmente do que transportar um sistema rebocado pelo lamaçal de Santa Margarida.
E devemos pensar primeiro nos nossos interesses, na nossa geografia, e não nas guerras dos outros.

Sinceramente não gosto de sistemas rebocados...

Mobilidade - e quanto mais pesados pior para o Unimog (que é o melhor que há).
Protecção e vulnerabilidade a fogos de contra bateria.
E ainda exige um condutor com categoria C+E.

Mas como não sou artilheiro...  :roll:

Caro HSMW, voltamos a mesma questão relativa aos SAM para a Madeira, pela mesma ordem de ideias não nos interessa artilharia,para ser usada contra quem ?

Voltamos a mesma questão ou ponto ZERO.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
Re: Artilharia do Exército
« Responder #267 em: Janeiro 27, 2011, 11:32:36 am »
Citação de: "typhonman"
Citar
The BAE Systems Global Combat Systems M777A2 lightweight towed howitzer is seen as the favorite solution but the CAESAR is seen as a serious candidate.

Mais uma vez volto a frisar, num cenário como o Afeganistão, como é que vão transportar um obus montado num chassis de um camião através de montanhas íngrimes?


Espero que o M777A2 seja mesmo o escolhido, com a aquisição me munições EXCALIBUR, levando assim o exército para a geração GPS, além da FAP com as JAM e EGBU-12 e os futuros HARPOON II da classe tridente, guiados por GPS.

Da mesma forma que os CC andam pelo Afeganistão, veiculos da mesma classe dos nossos Pandur também andam, etc. Depois há a questão, quando é que nós vamos ver um contigente português destacado no estrangeiro grande o suficiente para levarem artilharia? O máximo dos máximos o que tivemos foi um batalhão reforçado em Timor e mais nada. Se isso alguma vez ocorrer os primeiros a ir será o GAC da BrigRR.

Confesso que sou apologista de que se compre mais material europeu e que se corte ao máximo no material Norte-Americano.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Artilharia do Exército
« Responder #268 em: Janeiro 27, 2011, 10:46:49 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Confesso que sou apologista de que se compre mais material europeu e que se corte ao máximo no material Norte-Americano.

Considerar o M777 material americano ou europeu depende do ponto de vista  :mrgreen: .

É que ele foi desenvolvido no Reino Unido (BAE Systems, empresa britânica), mas a fábrica que o constroi é uma subsidiária da BAE Systems que se situa nos EUA.

http://en.wikipedia.org/wiki/BAE_Systems (empresa Britânica)
http://en.wikipedia.org/wiki/BAE_System ... _Armaments (subsidiária da BAE Systems nos EUA).
 

*

Portucale

  • Membro
  • *
  • 197
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-0
Re: Artilharia do Exército
« Responder #269 em: Maio 07, 2011, 03:10:47 am »
Para os que não conhecem aqui fica o link do Boletim de divulgação da EPA de 2010.

http://www.revista-artilharia.net/bolet ... PA2010.pdf

Tem uma série de artigos interessantes, nomeadamente o historial da artilharia durante o século XX.
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões