Novos veículos blindados de rodas (parte 2)

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sierra002

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« Responder #225 em: Março 08, 2006, 06:41:20 pm »
No se de donde has sacado esa cita, pero si visitas las páginas oficiales de Navantia y DCN allí se explicita que el Scorpene es un diseño conjunto, se fabrica conjuntamente y se vende conjuntamente. Nadie niega que la empresa francesa dirigiera el proyecto y fuera quien más aportara, era la que tenía la máxima experiencia. Pero la co-paternidad de Bazar-Navantia no la niega nadie documentado.

Claro, que si el que lo niega es el mismo que dice que el C295 es un avión civil o que este ha sido un fracaso comercial...

Con xenofobia y envidia no se puede dar una opinión respetable.
 

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Miguel

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« Responder #226 em: Março 08, 2006, 07:17:16 pm »
:wink:
 

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garrulo

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« Responder #227 em: Março 08, 2006, 07:34:50 pm »
QUIERE COMPARARSE LA PULGA CON EL PERRO.
España tiene el 107% de la renta de la UE, Portugal el 75%, entramos al mismo tiempo. No seremos tan tontos.
 

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Miguel

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« Responder #228 em: Março 08, 2006, 08:26:10 pm »
Certo e que com Leopards II e Pandurs, o nosso Exército vai ficar bem :G-Ok:
 

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papatango

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« Responder #229 em: Março 08, 2006, 08:36:49 pm »
Eu acho que esses Leopard-II vão chegar no dia de São Nunca.

A modernização do exército primeiro tem que passar pelos PANDUR. Até lá o exército vai ter que provar que tem capacidade para operar todos os veículos. No fim, quando o ministro perguntar aos generais pelos resultados e eles disserem que ainda não conseguiram organizar o exército para incorporar e operar eficazmente todos os veículos, o ministro vai dizer:

"Então se calhar é melhor esquecer os tanques e partir para outra..."

Isto faz lembrar o processo dos anos 50, em que Portugal afirmava ser capaz de operar uma grande quantidade de unidades blindadas.

Recebemos não só os carros M-47 Patton (O mais moderno tanque do ocidenta na altura, e os únicos tanques novos recebidos por Portugal) mas recebemos também dezenas de  M4 Sherman e M5A1.

Resultado: Mais olho que barriga e quase todos esses carros sem peças, sem manutenção e sem capacidade das forças armadas para operarem toda essa parafernália.

= = =

A separação do 8x8 de 105mm e a possibilidade de este vir a ser um Centauro (ou algo parecido) poderá do meu ponto de vista vir (no futuro) a tornar os tanques redundantes.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Miguel

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« Responder #230 em: Março 08, 2006, 08:43:58 pm »
Papatango

E porque nao podemos constituir unidades mecanizadas como em França ou Reino Unido.

Com a mistura dos Tanques com os VTT sobre rodas??

Eu sempre considerei que seria o melhor para Portugal, na BMI equipar os 2 BIMecs com Pandurs e o GCC com LeopardsII...

Uma Brigada Mecanizada Francesa e constituida por :
2 Regimentos de Tanques Leclerc e
2 Regimentos Infantaria com VAB
e os Regimentos de apoio artilharia etc..

Uma Brigada Mecanizada da British Army e constituida por:
1 Regimento de Tanques Challenger
1 Regimento Infantaria com Warrior VCI
2 Regimentos Infantaria com VTTRodas Saxon

 :idea:
 

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Pedro Monteiro

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« Responder #231 em: Março 08, 2006, 09:02:37 pm »
Citar
Eu acho que esses Leopard-II vão chegar no dia de São Nunca.


Bem, então, vêm no Dia de Todos os Santos! Já não será mau...  :)
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

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Pedro Monteiro

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« Responder #232 em: Março 08, 2006, 09:05:09 pm »
Citação de: "Miguel"
Com a mistura dos Tanques com os VTT sobre rodas??


Porque em certas condições deixam de os poder acompanhar. E porque têm níveis de protecção distintos. Conjugar meios de rodas e de lagartas é um erro táctico. Muitos militares me têm referido isso mesmo.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

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papatango

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« Responder #233 em: Março 08, 2006, 09:05:17 pm »
Que todos os santos o ouçam Pedro Monteiro :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Miguel

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« Responder #234 em: Março 08, 2006, 09:07:33 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Citação de: "Miguel"
Com a mistura dos Tanques com os VTT sobre rodas??

Porque em certas condições deixam de os poder acompanhar. E porque têm níveis de protecção distintos. Conjugar meios de rodas e de lagartas é um erro táctico. Muitos militares me têm referido isso mesmo.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro


E porque os Franceses fazem isso e os Ingleses também? :conf:
E claro os nossos vizinhos.
 

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papatango

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« Responder #235 em: Março 08, 2006, 09:08:53 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Citação de: "Miguel"
Com a mistura dos Tanques com os VTT sobre rodas??

Porque em certas condições deixam de os poder acompanhar. E porque têm níveis de protecção distintos. Conjugar meios de rodas e de lagartas é um erro táctico. Muitos militares me têm referido isso mesmo.
Exactamente. É um erro táctico.
Por isso pode haver a tentação de pura e simplesmente erradicar os veículos de lagartas e passar a um exército 100% sobre rodas.
Neste caso deixa de haver o problema do acompanhamento.
O problema principal, evidentemente, é que tal força não tem qualquer capacidade para enfrentar uma unidade blindada pesada (com tanques) a não ser que esteja equipada com grande quantidade de viaturas com misseis anti-tanque.

E para isso, o concurso de fornecimento das viaturas 8x8 era claro quanto à possibilidade de facilidade de instalação de novos sistemas.

Uma das possibilidades é a futura aquisição de equipamentos anti-aéreos que deverão utilizar o Pandur como viatura de suporte.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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papatango

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« Responder #236 em: Março 08, 2006, 09:12:13 pm »
Citar
E porque os Franceses fazem isso e os Ingleses também?
E claro os nossos vizinhos.
Os nossos vizinhos têm unidades em que conjugam o Leopard-II como Pizarro.
O Centauro tem outra função.

Os britânicos também utilizam o binomio Chalenger-II / Warrior.
Aliás os italianos, alemães e holandeses também utilizam sempre carros de combate pesados com VBTP/VCI's com lagartas pela razão apontada pelo Pedro Monteiro.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Miguel Sá

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« Responder #237 em: Março 12, 2006, 06:44:03 pm »
A discussão rodas versus lagartas não é nova e tem originado muita informação na net:

http://www.geocities.com/wheelsvstracks/
http://www.geocities.com/Pentagon/Quart ... booboo.htm
http://fas.org/man/dod-101/sys/land/docs/2wheels98.pdf

Estes são apenas alguns sites com muita informação. Via com melhores olhos a aquisição de ACV-S ou a modernização dos M113, não que não houvesse lugar para os Pandur.

De facto inicialmente o grande argumento dos veículos com rodas eram a sua fácil manutenção, maior velocidade e autonomia, eram mais baratos que os Bradley e Warriors e eram mais versáteis em termos de plataforma para vários sistemas de armas.
Hoje estes veículos tornaram-se tão ou mais complexos e deixaram de ser assim tão baratos, além de que o seu desempenho off-road é inferior a qualquer veículo com lagartas.

Actualmente a tendência dos exércitos ocidentais é de eliminar a Divisão como unidade de combate, agrupando directamente as Brigadas em Corpos de Exército.
As Brigadas Blindadas Francesas combinam hoje Leclerc/AMX30 com AMX10, tudo veículos com lagartas. E as brigadas mecanizadas Leclerc/AMX30 com AMX10 (1 batalhão) e VAB (1 Batalhão).  De futuro o AMX10 será substituído por um veículo sobre rodas o VBCI.
http://www.warfarehq.com/articles/toaw_ ... OE2003.TXT
http://www.defense.gouv.fr/sites/terre/ ... /brigades/

No Exercito Britânico as Brigadas Blindadas contam com 3 batalhões: 1 de Challenger e 2 de Warriors.
http://www.armedforces.co.uk/armyindex.htm
Os britânicos consideram infantaria blindada a transportada em warriors e a mecanizada a transportada em Saxon
O actual desenvolvimento da família SEP com 2 “irmãos” um com lagartas e outro com rodas.
 
Agora a combinação de forças ideal poderá ser aquela apresentada neste site:
http://www.strategypage.com/articles/ib ... efault.asp

Havendo espaço para unidades com rodas, dou primazia a unidades com lagartas já que estas sim são unidades pesadas capazes de fazer face a outras unidades blindadas.
A velocidade não substitui a protecção. Esta lição foi bem aprendida por Israel.
 

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tsahal

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VBRs.
« Responder #238 em: Março 12, 2006, 07:24:40 pm »
De facto, o exercito Israelita foi pioneiro em compreender e aceitar que a proteccao da viatura era mais importante que a mobilidade da mesma. Foi inclusive pioneiro nas solucoes de blindagem para viaturas e nao so.
 

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antoninho

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rodas versus lagartas
« Responder #239 em: Março 15, 2006, 05:44:44 pm »
Será que alguem esqueceu a tremenda lição russa de ter entrado com veiculos blindados de rodas e ligeiros de lagartas na capital da chechenia e virarem churrasco, cada veículo tem opções de emprego diferente e como o bom vinho dispensa misturas só que alguns países por opções meramente economicistas preferem um vinho rasca e depois é cá umas dores de cabeça. A bindagem nunca pode ser igual, as manobrabelida-des completamente diferentes (exemplo virar o veículo de sentido), para quê ter um veículo mais rápido de rodas se tem que ir atras dos tanques mais lentos, a não ser ter alvos moveis para o inimigo destruir á sua vontade e não perder os tanques.  Por isso o conceito de carro de combate de infantaria (Puma etc..). Os blindados de rodas são bons para a deslocação rápida de infantaria de um ponto para outro em áreas de baixa intensidade inimiga , patrulhamento e combate a zonas de guerrilha com a máxima de cautelas neste sentido,  pois se uma viatura entra em zonas demasiado estreitas ou com demsiados detritos pode de lá não saír. Desculpem este meu aparte tardio e as minhas comparações mas sou atrito a misturas.