Saudações guerreiras
Eu prefiro que o apoio seja Europeu. Mas a respeito do CH-47 Chinook... Esse helicóptero não seria útil para o Brasil, pois além de ser muito grande, dificultando a sua entrada em áreas na amazônia, por ser grande, também fica um alvo fácil para armas como RPG e IGLA.
Prezado Ualison, sabia que o Brasil considerou a compra de um helicóptero ainda maior que “Chinook” , o russo Mi-26. O objetivo era ou será empregalo na própria Amazónia. O que será mais fácil aterrar um avão, por mais pequeno que seja, ou abrir uma clareira e aterrar com um héli deste tamanho? Vejo só o que ele pode fazer em relação ás opções que preconiza para o Brasil e compare.
http://www.airliners.net/info/stats.main?id=281 ««========= Este aqui é operado pelo Peru. Sabe onde fica?
Mas se o Sea Harrier fosse uma opção ridícula, a Inglaterra não estaria modernizando seus Sea Harrier, que poderão ser usados por um bom tempo. Lembrando que a Marinha Inglesa é uma das melhores do mundo, se não a melhor! A respito do F-18, já estou terminado o "post" sobre ele, mas o f-18 poderia ser usado pela marinha, e não pela FAB. A FAB precisa de "Flanker", e não de Rafale.
E pelo amor de Deus, não fale em mirage. O Brasil está adquirindo mirage´s usados da França. Horrível. A Argentina usava mirage´s na Guerra da Malvinas em 82. Vergonha! A Fab precisa do "Flanker".
Os sea harrirer estão a ser ou já´foram retirados do serviço. É verdade que a Inglaterra tem uma boa frota aérea mas não se compara ao que a França tem p´raticamente a partir do p´ricipio do séc. XX . Decerto que saberá que nem sequer é necessário falar sobre os EUA e só a sua força naval, que é, somente, a melhor do mundo.
Falar sobre o melhor avião para a Marinha do Brasil não é tarefa fácil. Se ler alguns sites relacionados com temas de defesa do Brasil verá que já foi dito que os Skyhawk e o S.Paulo existirão até á desativação do S.Paulo. Se o Brasil quer ter uma Marinha de séc. XXI terá que ir em frente e não retroceder.
Não é obrigatório uma Marinha ter um porta-aviões para operarem aviões de asas fixas como o Skyhawk. Sendo assim, a melhor opção que vejo para o Brasil será operar uma aeronave da família do Su-27, o Su-32/34 (não sei qual a designação mais correta), caso o Brasil não disponha de verba para substituir o S.Paulo, já que nem sequer existirá um outro navio com as mesma capacidaddes do S.Paulo á venda por aí.
O Su-32/34, pelas sua scaracteri´sticas, julgo ser a melhor opção. Mas se o Brasil querer uma uniformização ainda maior então que opte definitivamente por um da família dos Su-27, mais polivalente possível Aí até a FAB teria a possibilidade de operar o mesmo avião.
O Rafale será ainda uma outra muito boa opção a considerar. Aqui existe até a possibilidade do Brasil vir a operar futuramente uma frota num porta-aviões, caso esteja disposto a, pelo menos, construir o seu porta-aviões que seja compatível com o melhor caça naval dessa altura. Nesta última opção coloco sérias reticências a que tal possa acontecer.
Esqueça o F-18!!! Estará tão rebentado que será só desperdiçar dinheiro na sua recuperação. Veja que os Skyhawk foram comprados a uma país que pouco os utilizou e isso deu as melhores garantias de menores chatices, pelo menos, no plano teórico, claro.
Uma medida a considerar para o Brasil é a compra, construção própria ou construir um porta-aviões sob licença (estas duas últimas hipóteses, se bem que difíceis de acreditar, poderão serem bem mais viáveis que a construção de um PA “só” para operar aparelhos que necessitem de uma catapulta), de menor dimensão que o S.Paulo e preparado para usar aparelhos VSTOL.
Aí será uma boa aposta se o F-35 existir. No entanto não terá a possibilidade de operar aviões tipo AWACS, mas como Itália, Espanha, Inglaterra e todos os outros que operam navios concebidos para a utilização de aviões, daí que não será por aí que o Brasil não terá um porta-aviões. Como em principio será para operar na ZEE brasileira, os ERJ-145 AWAC dá uma boa ajudinha e será mais que suficiente.
Ualison:
A FAB precisa do Flanker, mas se não der certo, é lógico que seria os da 4ª geração. O Eurofigther é bom, mais é muito caro. Depois do flanker, o mais ideal seria o Gripen, por ser mais barato!
Não é por ser mais barato que a opção deverá ser tomada caso se trate de uma decisão definitiva e importante com o programa BF-X que já vai na sua 2ª ou 3ª edição, mas sim a sua utilização. Aposto que um “Flanker” poderá ser tão barato quanto um “Grippen”. Para vocês adquirirem Grippen teria que os EUA não condicionar a vossa industria, sempre que pretendessem vender aviões vossos a países que do ponto de vista deles é para esquecer.
Cumprimentos