Eu não me preocupo com a Esq. 103, eu preocupo-me sim com a rentabilidade de ter uma esquadra própria de jactos de treino, para um volume de formandos bastante reduzido. Isto numa FAP que nem dinheiro tem para manter os actuais meios. O PC-21 ainda vá, que é barato de adquirir e operar e substituía o TB-30 e o AJet. Mais que isso, parece-me demasiado para a nossa realidade.
O OV-10 tem a grande vantagem de ser um meio barato para aquilo que faz. É um A-10 low cost, adequado a missões de COIN, para as quais o A-10 seria overkill. Teria curiosidade em saber o custo de operação do Alpha comparativamente ao A-10, tendo em mente que o A-10 foi feito para levar pancada e operar na linha da frente em bases com poucas infraestruturas.
Quanto aos helis, a questão é simples, não adianta que os helis de evacuação seja tão limitados como os exemplificados. Também não faz sentido termos tantos modelos ligeiros, quando a nossa realidade pede um ligeiro, um médio e um médio/pesado. Se é para comprar em segunda mão, que se fosse buscar uns UH-1N ou Y, UH-60 ou HH-60H, ou mais uns Lynx. Em alternativa proceder à militarização de todos os Merlin, garantir a sua disponibilidade para serem destacados, e então adquirir uma mão cheia de OH-58 meramente para escolta.