Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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dc

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1845 em: Abril 12, 2024, 10:10:30 pm »
O dc tem que escolher:

- é    "...a maior parte do tempo atracados..."

- ou é    "...em constante rotação... é preciso ainda mais navios"

Se quisermos ter um "constantemente" destacado, com navios nacionais ou a apoiar aliados, seriam necessários 3.

Ninguém falou em "constante rotação". A única situação em que teríamos os 2 navios em constante rotação, era em missões de relativamente curta duração, e em que calhem estar os dois navios operacionais. O mesmo se aplica aos dois submarinos, numa situação excepcional em que estejam os dois disponíveis em simultâneo, isto permite que eles façam uma rotação na missão, por exemplo, com um deles no local, e o outro a voltar ao porto para abastecer.

Quando falamos em ter um navio destacado numa missão, obviamente que este navio não vai estar disponível para outras missões. Mas não deixa de contar como um navio disponível/operacional durante aquele período.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1846 em: Abril 13, 2024, 11:06:12 am »
Existem vários valores associados a esses dois AOR.

Aqui 159 milhões de euros pelo primeiro, 300 milhões de dólares pelos dois:
https://alchetron.com/INS-Shakti-(A57)

De qualquer maneira, agora é esperar para ver os contornos que envolvem os nossos supostos 2 AOR por construir. 50 milhões por cada um é apertado, mas fica a dúvida se é só o navio, e zero equipamento (ou apenas equipamento base). Mas neste momento nem sabemos onde será construído.

São navios com 27000 toneladas vs navios com 10000 toneladas. Não tem mesmo nada a haver uma coisa com a outra.





« Última modificação: Abril 13, 2024, 11:11:46 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Pescador

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1847 em: Abril 13, 2024, 12:30:50 pm »
2 não garante disponobilidade 365 dias/ano.

Garante, desde que o Alfeite tenha condições (do estaleiro e de pessoal) para conseguir manter os navios a tempo e horas.

Para não conseguir ter durante 365 dias/ano pelo menos 1 dos navios disponível para missão, era preciso um descalabro a nível do planeamento.

Quanto a "exageros", não esquecer aquilo que foi recentemente colocado aqui como "em cima da mesa";
5 KC-390 + uns quantos A-400 ex-espanhois (para sermos "estratégicos").

Aviões e navios são coisas bastante diferentes, a começar desde logo pelo pessoal necessário para ambos funcionarem. Uma frota aérea de transporte pode, sem sombra de dúvida, ser exagerada, mas quando a ideia passaria por passar de 5 KC-390 + 4 C-130 modernizados, para 5 KC + 2/3 A-400, até fazia sentido.

No caso da Marinha, é passar de zero logísticos (1 se ainda contarmos com o Bérrio só para a estatística), para 4, sabendo que este ramo tem uma falta crítica de pessoal, à qual acresce a falta de escoltas para permitir que todos estes logísticos se mantenham a flutuar.

Se comprar uma aeronave maior que o KC-390 para despachar os C-130 de vez, implicasse uma redução no número de F-16, aí creio que ninguém apoiaria tal ideia. Já na Marinha, o historial tem sido algo do género "temos que ter LPD, nem que para isso se reduza no número de fragatas".

"Se comprar uma aeronave maior que o KC-390 para despachar os C-130 de vez, implicasse uma redução no número de F-16, aí creio que ninguém apoiaria tal ideia. Já na Marinha, o historial tem sido algo do género "temos que ter LPD, nem que para isso se reduza no número de fragatas".

Recuando no tempo o historial era nem ter submarinos e ter esse mega navio para transportar (mobílias). Já que tropas mal equipadas. incompletas e sem grande capacidade de sobrevivência aos meios mais recentes como drones, não vale a pena mandar para lado algum. Na Roménia estão mal, mas faz parte da fantasia com a ideia de antemão que nada se vai passar. Ou claro, estão enquadrados em forças que possam dar a protecção que no destacamento não existe.
 

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dc

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1848 em: Abril 13, 2024, 01:29:19 pm »
São navios com 27000 toneladas vs navios com 10000 toneladas. Não tem mesmo nada a haver uma coisa com a outra.





Obviamente que não, mas foi um assunto trazido para este tópico, mais concretamente o seu preço. Quando o seu preço errado (em que se assumiu que 150 milhões pagaram os dois, quando afinal foi 159 milhões cada navio) estava a ser associado a que afinal era possível construir 2 AOR "pequenos" por 100 milhões, é natural que se discuta/contra-argumente. Neste caso, deu para ver que afinal aquele valor foi apenas para 1 navio.

Relativamente aos nossos, as dúvidas mantém-se, não só se será possível construir 2 navios com aquela verba, e se aquela verba tão limitada, tem a ver com algum corte que foi feito à rúbrica na LPM (que previa 150 milhões) ou se são 100 milhões para os navios base, e 50 milhões para equipamento.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1849 em: Abril 17, 2024, 04:59:05 pm »
Citar
Portugal issues tender for support ships
16 APRIL 2024

by Victor Barreira

The Portuguese Navy is acquiring two fleet replenishment and logistics ships as part of its national fleet renewal programme, the service has confirmed to Janes. Competitors interested in meeting the tender have until 27 April to deliver their proposals.

A EUR100 million (USD106.4 million) budget for acquiring the two support ships was included in the Military Programming Law 2023–34, approved by the Portuguese authorities in July 2023. An international tender by the Directorate of Ships for the construction of the ships was issued on 28 March for publication in the Official Gazette of Portugal and the Official Journal of the European Union.

The acquisition of the two ships will be ordered separately, the navy said. The construction of the first ship is scheduled to start in the second half of 2024, followed by the second in the first half of 2026, the navy added. The Portuguese Navy is planning to commission the first ship into service in 2026 and the second in the first half of 2028. The ship designated the NRE+ (Navio Reabastecedor de Esquadra e Logístico) will deliver logistics and amphibious transport support to Portuguese and allied naval forces.

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/portugal-issues-tender-for-support-ships
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1850 em: Abril 17, 2024, 08:19:50 pm »
É bimby, é reabastecedor low cost a começarem a ser construidos em 2024  :mrgreen:

Deve ser deve
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1851 em: Abril 26, 2024, 09:45:49 pm »
Datas pata relembrar.

27/04 - candidaturas
01/06 - decisão da qualificação das candidaturas
26/07 - entrega de propostas

..... - data decisão

1275 dias pós decisão (3 anos e meio) para entrega dos dois reabastece dores.

Bump.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1852 em: Abril 28, 2024, 06:49:27 pm »
Datas pata relembrar.

27/04 - candidaturas
01/06 - decisão da qualificação das candidaturas
26/07 - entrega de propostas

..... - data decisão

1275 dias pós decisão (3 anos e meio) para entrega dos dois reabastece dores.

Bump.

Ontem foi o último dia para as candidaturas. Alguém sabe de algo?
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1853 em: Abril 28, 2024, 09:59:51 pm »
Datas pata relembrar.

27/04 - candidaturas
01/06 - decisão da qualificação das candidaturas
26/07 - entrega de propostas

..... - data decisão

1275 dias pós decisão (3 anos e meio) para entrega dos dois reabastece dores.

Bump.

Ontem foi o último dia para as candidaturas. Alguém sabe de algo?

O cenário  é:
- Adiaram
- Ninguém apareceu porque olharam para a verba e riram-se
- Houve alguma modificação de última da hora e vai atrasar
- Deram-lhes o sono de lidar com esta gente e esqueceram-se de concorrer


Entretendo tudo isto faz parte de um grande desígnio nacional.
Não resolver um C.......

Com com as Fragatas:
- Estudam novas
- Vão fazer MLU a 3
- `Já não vão fazer a 3 mas a 2
- Já não fazem nenhum
- Afinal vão fazer a duas, mas esperam concurso

NPO:
- Planeiam fazer mais 6
- Adiam
- Planeiam alterações ao projecto
- Aguarda-se



 
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P44

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1854 em: Abril 29, 2024, 01:23:56 pm »
Datas pata relembrar.

27/04 - candidaturas
01/06 - decisão da qualificação das candidaturas
26/07 - entrega de propostas

..... - data decisão

1275 dias pós decisão (3 anos e meio) para entrega dos dois reabastece dores.

Bump.

Ontem foi o último dia para as candidaturas. Alguém sabe de algo?

O cenário  é:
- Adiaram
- Ninguém apareceu porque olharam para a verba e riram-se
- Houve alguma modificação de última da hora e vai atrasar
- Deram-lhes o sono de lidar com esta gente e esqueceram-se de concorrer


Entretendo tudo isto faz parte de um grande desígnio nacional.
Não resolver um C.......

Com com as Fragatas:
- Estudam novas
- Vão fazer MLU a 3
- `Já não vão fazer a 3 mas a 2
- Já não fazem nenhum
- Afinal vão fazer a duas, mas esperam concurso

NPO:
- Planeiam fazer mais 6
- Adiam
- Planeiam alterações ao projecto
- Aguarda-se

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