As vezes penso que não estou aqui a discutir com pessoas que percebem da poda.
Neste caso não podem fazer esse paralelismo, pois os C-130H estão a ser modernizados (Glass-Cockpit) e a sua modernização irá acabar em?? 2024?
Então ao estarem cá todos os KC, mandam-se os C-130 para a sucata é?
Eles só estão a levar o upgrade agora pois esteve-se este tempo todo à espera de fundos europeus, é que a modernização é obrigatória porque (a partir de um certo ano que desconheço) os C-130 ficam realmente proibidos de voar no "céu único" europeu, até agora tem conseguido voar devido ao estatuto de excepção de aeronave militar, mas mesmo assim voa com muitas restrições, o Tenente com certeza saberá explicar isso melhor. Sem a modernização corria-se o risco dos C-130 estarem proibidos de voar na Europa e os KC390 ainda não estarem totalmente operacionais.
O CEMFA disse que depois dos KC390 estarem operacionais que os C-130 passavam para o combate aos incêndios, vale o que vale, não vou muito nessa história, se bem que se o governo quiser muito, só para manter a fachada que a FAP combate incêndios, eles vão, mesmo sendo ineficazes.
Não acredito que a FAP mantenha duas esquadras de transporte, tem a vantagem que mesmo que os KC390 demorem a estar operacionais por qualquer razão, ou talvez a FAP ainda não acredite totalmente no KC390 e queira garantir que tem avião de transporte para mais anos se precisar.
Eu acho que no fim, vão tentar vender os C-130.