Um NPO mesmo armado nunca vai ser para Guerra Convencional... Não têm poder de encaixe a sua estrutura é simples e é feito para patrulha. Se é para guerra o melhor é adquirir uma corveta é mais caro mas já tem estrutura para guerra. Nos não somos do bando dos morrer pela pátria ,somos dos fazemos outros morrerem pela pátria deles...
Os NPO nunca serão armados como vocês querem porque o dito projeto nunca foi para uma Corveta e sim para um Navio de Patrulha Oceânico. Os NPO nunca foram pensados para levarem armamento excepto os de auto-defesa (um canhão e metralhadoras).
Como tal ele nunca será usado em cenários de guerra, apenas para patrulhamento.
De referir uma corveta vai sempre ter uma guarnição muito maior e por isso nós vamos ter sempre uma frota de OPVs... Muito se falar devemos ter x navios mas esquecem temos 10 milhões habitantes e somos top 10 dos países mais envelhecidos do mundo... O futuro vai ter ser sempre tirar o maior partido possível dos navios de guerra mas nunca vão ser numerosos e a quantidade de OPVs e NPCs que podem libertar os navios guerra só para operações de defesa...
Ou seja, temos que ter navios para patrulhar a nossa ZEE que é gigantesca, mas não temos pessoal. Solução lógica, adquirir navios que precisem de pouco pessoal.
"Corvetas" de pequena dimensão e armadas é mais isto:


Custam 156 milhões de dólares por navio, têm 76 metros para 1000 toneladas, um sistema de propulsão Combined Diesel-Electric or Gas (CODLOG), 1 Leonardo OTO 76/62 SR, radar AESA ELM-2258 ALPHA, misseis anti-aéreos Rafael C-Dome com 40 misseis, 8 misseis antinavio Gabriel V, 2 Rafael Typhoon 25-30mm RWS, Mini Harop (drones suicidas), sonar rebocado L3Harris Model 980 ALOFTS, Lança torpedos de 324mm, etc.