Pelo que percebi da reportagem da SIC, a formação vai ser nos EUA, até ... Vir uma escola internacional para Beja ou então a 103 ter novoes aviões... que por este andar lá para 2030 ...
O que o CEMFA disse não é nada de novo: formação avançada de pilotagem de combate muito provavelmente efectuada nos EUA, e voltar a ter meios próprios só se forem emprestados/partilhados no âmbito de um programa conjunto internacional. Penso não ser descabido de todo podermos vir a ter em Portugal algo em tudo semelhante ao NFTC (NATO Flight Training in Canada), contudo a Itália, por exe.mplo, já leva um largo avanço nessa matéria.
Nada de novo, já era mais que certo que fosse feito este
outsourcing do treino avançado. Não estou a ver no futuro qualquer tipo de restabelecimento desta capacidade e deixem só os espanhóis começarem a substituir as aeronaves de treino deles para verem qualquer hipótese/oportunidade para um centro de formação em Portugal ir ao ar.
A nossa única forma de manter remotamente qualquer tipo de capacidade/conhecimento será através de instrutores em centros de formação NATO, como alguns países já fazem em Itália.
Sinceramente até estou surpreendido pela positiva que os Allouette III vão ser substituídos e não sei até que ponto é que os incêndios no ano passado contribuíram para manter aquela capacidade.
Agora a pergunta é, qual o próximo avião que terá de ser substituido? P-3C lá para 2030? Já estou a ver o andamento, vai-se chegar a 2030, vai haver cerimónia do fim da frota de P-3C e não haverá substituto.
Antes dos P-3 acho que vamos ficar é sem frota de aviões a jacto para transporte VIP, MEDEVAC e transporte de órgãos. Este suposto
leasing que será para substituir o(s) Falcon foi mais no sentido de fazer um favor a fazer à TAP e aos amigos do que outra coisa e é algo que facilmente consegue ser "privatizado". Passa a tutela desta área para o INEM e eles que contratem uma empresa para o transporte de doentes e órgãos e o governo que contrate umas horas de voo a uma empresa privada quando for preciso fazer o transporte de VIPs.
Quanto aos P-3 não sei até que ponto chegará a isso. Talvez sejam "substituídos" por mais C-295 e uns UAVs. No mínimo será perdida a capacidade anti-submarina.
Seremos a Argentina da europa
Algo para recordar daqui a uns bons anos.
Cumprimentos,