Estou-me a basear na receptividade deste tópico.... nula.
A receptividade deste tópico foi nula, ou seja, não foi favorável... Nem desfavorável (Exceto por tua parte).
A guiana e restantes territórios franceses, Ingleses e Holandeses foram referendados e preferiram permanecer sob administração das já respectivas potências.
Esse foi o erro de Portugal, não fez um referendum, simplesmente abriu a porteira e disse "Vão!", e o que se seguiu foi um descontrole. Creio eu, um referendum bem elaborado poderia mostrar um resultado bem diferente.
Quanto ao Canadá, Austrália e Nova-Zelândia tecnicamente são países independentes que mantêm a Rainha como chefe de estado apenas por questões de conveniência, não lhe sendo atribuídas quaisquer competências (mesmo a nível de representatividade internacional). Há uns tempos atrás até surgiu a hipótese de se fazer um referendo na Nova-zelândia para se alterar essa situação nesse território.
Mas a
Commonwealth existe. E não por meras questões de conveniência.
Alemanha, Reino-Unido, França e até mesmo a Itália 5 das maiores potências económicas do mundo.... Têm dúvidas???
A Itália faz parte dos PIIGS, junto com Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha. Estão no "Grupo de Risco" da UE, e a continuidade dos PIIGS na UE (ou não) depende do que for decidido em Bruxelas.
O seu desconhecimento da realidade europeia é surreal....
Mas eu explico..... O projecto de construção europeia é exactamente nesse sentido, dentro de 200 anos não vai existir Portugal, Espanha nem Alemanha etc.... etc e tal. Era a isso que me estava a referir.
E você ainda acha que isso vai dar certo? Há muito nacionalismo incrustado no povo europeu, inclusive das partes mais "desenvolvidas". Eu não acho que os portugueses vão querer que Portugal seja dissolvido e perca sua identidade dentro da Europa. E o mesmo eu digo dos espanhóis, alemães, suíços, e até dos liechtensteinenses.
Dentro da União Europeia não existem quaisquer tarifas aduaneiras..... Como a Espanha também é membro só temos a ganhar.
Eu duvidei disso por acaso? Já em relação à Espanha, bem... Vou reservar meus comentários a mim mesmo, já que você diz que eu desconheço a realidade Europeia de modo surreal e até cômico, mas você pode ver por aí o que muitos foristas acham dessa "relação íntima" de Portugal com Espanha.
Boa sorte.
Obrigado. Sei que não será fácil, mas se fosse fácil não seria legítimo.