- Quem escreve isso conhece pouco o Uruguai e os uruguaios, no mínimo. O Uruguai já foi um estado brasileiro, possui muitas semelhanças com o estado do RS e a população vê com bons olhos uma possível anexação. Tenho muitos amigos uruguaios e frequento foruns e comunidades uruguaios e boa parte gostaria de uma federação.
Oi, poderia me passar alguns fóruns uruguaios onde a questão da Federação estaria sendo discutida? Gostaria de me inteirar sobre o assunto antes de falar qualquer outra coisa.
'' Devido à pequena participação da população brasileira nas questões políticas, posso ter o direito de discordar desta última frase. Nem todos os brasileiros sonham em ir a Portugal. ''
- A grande maioria dessas pessoas que vão para Portugal ou gostariam de ir, são as mesmas que lotam os grandes centros como RJ, SP, MG e o Sul do Brasil, ou seja, pessoas atrás de melhores condições.
Ultimamente, as melhores condições (incluindo salários atraentes) está na "Zona da Soja" no Centro-Oeste, o que tem causado surgimento de novas cidades, e a ida de pessoas desses centros acima mencionados para MT, MS, GO e até RO.
'' Portugal federado apenas como um estado seria falta de respeito para com os irmãos Portugueses.''
- Acho que não entendi. Falta de respeito por que? Não vê os estados brasileiros de forma digna? Pois eu sim.
Sim, eu vejo, mas creio que os portugueses se sentiriam ofendidos ao ver seu país de mais de 900 anos reduzido a um mero estado de outro país. Pense como a Tchecoslováquia, eram um país, a Eslováquia não era província da República Tcheca, nem vice-versa.
Pedro Bidarra, da agência de propaganda Almap BBDO, sugeriu a fusão de Portugal como um estado brasileiro mas, creio eu, ele estava com troça, como no caso de "Portugal West Coast".
O orgulho português não os permitiria serem brasileiros. Uma Federação conjunta, eles até aceitariam; Portugal submetido ao Brasil, não.
'' Pois é que o Brasil agora é o país das maravilhas tirando a fome, criminalidade enfim tanto que se poderia dizer. ''
- De fato está longe de ser o ''país das maravilhas'', mas é um país em desenvolvimento, com grande capacidade e que com o passar das décadas sem dúvida resolverá os seus problemas. E Portugal? É como o Uruguai, boa qualidade de vida, bom IDH, mas condenado a falta de importância. Daqui a 20 ou 30 anos não estará melhor do que está agora e provavelmente, nem pior. Talvez seja anexado à Espanha, o que seria uma pena.
Nenhum país é o "País das Maravilhas". Veja os EUA, pujantes na economia, na militaria, na tecnologia, mas cuja população de pessoas abaixo da linha de pobreza supera a população de muitos países. Há muitos pobres, muitos crimes, muita falta de qualidade de vida lá. Em certos aspectos, o Brasil tá melhor que os EUA, até.
E, se for para ver Portugal anexado à Espanha, prefiro mil vezes vê-lo anexado ao Brasil como um Estado Associado ou uma Federação. Ao menos, a língua Portuguesa em Portugal seria mantida.
'' Bem vamos por partes, pelo menos no Rio já tem portugueses aos montes, africanos está o brasil cheio de norte a sul, em Portugal também já temos brasileiros aos montes e aqui sim, não sei se é mau se bom pois sabemos a fama que têm os brasileiros, o que me preocuparia na verdade seria derrepente os bandidos das favelas do Rio e de São Paulo virem para Portugal não quero nem pensar. Estou completamente de acordo quando diz que o Brasil está bem da forma como vai caminhando, eu também espero que esse tipo de união nunca ocorra, cada um em sua casa. ''
- Saiba que os portugueses também não gozam de boa fama no Brasil, nem no mundo. Também não acho que os bandidos do RJ e SP têm algum interesse em ir para Portugal, ou talvez sim, visto que seus dias estão contados no Brasil. Claro, também espero que essa união jamais ocorra. Africanos cheios de norte a sul? Onde? O que temos são pessoas de origem africanas, trazidas por quem? Adivinhe... rs, rs, rs.
Conheço alguns portugueses e os que eu conheço são boa gente. Minha namorada é portuguesa, a sócia do salão de cabeleireira da minha madrinha é portuguesa, meu colega de trabalho é português, tive professor português, e todos eram boa gente. E que mal há contra os africanos e os afro-descendentes, afinal?
E vocês não sabem o que falam quando esperam que a união jamais ocorra. Brasil tem muito a ganhar com Portugal e Angola, e Portugal mais ainda, e Angola nem se fala.
Obs: Quando digo que Portugal está a muito decadente, falo o comparando com nações que existem a muito mais tempo que o Brasil. Das grandes potências do XV, XVI, XVII, e etc., Portugal é a mais atrasada de todas, sem levar em consideração os fatores economicos.
Obs2: Não tenho interesse nenhum na ruina de Portugal, até porque os países vizinhos foram colonizados pela Espanha, que esteve infinitamente melhor que Portugal na segunda metade do século XX e está no início do século XXI. Nos faz parecer baixos.
Portugal está melhor que a Grécia, asseguro-te. E Angola também esteve decadente por causa da guerra civil, mas bastou a pacificação pra ver o fenômeno que está se tornando. Claro, Portugal não está em guerra, mas imagine a força que Portugal pode ter apoiado em uma Federação.