Chico, antes de mais agradeço o interesse no tópico.
Apesar de voçê ter a sua visão, eu nunca, leia bem, eu nunca aceitaria um Portugal federado
ao Brasil. Quanto mais federedo
com o Brasil. Repare que meti duas palavras a negrito. As diferenças entre uma e outra? A primeira implica que Portugal esteja a mando do Brasil, ou seja, Portugal seria mais um estado brasileiro, mas na Europa. A segunda é Brasil e Portugal juntos, nenhum é mais que outro, em termos politicos (é claro que entre nós sabemos que o Brasil, devido á sua dimensão e á grande população sairia a ganhar). Portanto, nem uma nem outra. Portugal sai a perder nas duas. Não me faz sentido e, é para mim como português, inaceitável Portugal submeter-se ou juntar-se ao Brasil, sozinho. Portugal seria, por muito `fortes´ que fossemos, devorados pelos Brasileiros, seja na lingua, cultura e economia. Eu defendo e apoio,
com politicas certas e vantajosas (na minha perspectiva, é a que está escrito no primeiro post deste tópico), a União Lusófona, se
e se, todos os países lusófonos se juntassem. Pura e simplesmente isso. Se no futuro, e sei que temos, encontrarmos uma saída só para Portugal, como nação soberana e independente, eu irei defendir isso. A União Lusófona é apenas um meio de alcançar ainda mais vantagens e `peso´ no planeta, e para todos aqueles que acreditam, e amam, a lingua portuguesa. Onde tudo começou - Portugal - e onde tudo se lutou e conquistou - Brasil, Angola, Moçambique, tudos os países Lusófonos - para pura e simplesmente, no final estarmos sobre um bandeira unica, e forte no mundo, e sobre uma lingua. Nada mais importa. Não consigo exprimir em pessoa nem em escrita o sentimento de alegria (e receio) de ver um feito destes. Portanto ou Portugal junta-se numa causa que todos apoiam (quando digo todos é todos os cidadãos lusófonos e os seus respectivos paises) e que irá servir de exemplo ao Mundo, ou simplesmente fica sozinho a tentar a sua sorte. Não há cá Portugal com Espanha (credo, anos a lutar contra estes gajos e agora poêm essa hipótese? Isso é cuspir sobre os nossos antepassados que morreram e sofreram para nós existirmos, e para Portugal existir), nem com Brasil. Espero que tenha entendido a minha visão sobre uma Lusitania...
ninguem é mais que outro, mesmo que um país seja de dimensões continentais e outro de dimensão menor que um estado brasileiro.
Não entendo o porquê de mencionar o Uruguai...nem a exigencia de ser território brasileiro...o país é para voçês o `Kosovo´?