Pois tens razão. Daí dizer que é uma ideia utópica, quase impossivel. Mas no entanto seria muito interessante. Afinal temos todos uma patria: a lingua portuguesa. E mostrariamos ao mundo que nós somos capazes de nos juntar e que acreditamos. Mas para isso todos têm de querer...verdade tambem é que isto fosse em frente, não seria pelos politicos que temos nem pelos politicos de a restante Lusofonia tem. Seria sim por uma pessoa que tivesse qualidades para convencer e liderar o projecto, mas claro que aí já tou a imaginar um super-politico, um perfeito que não é corrompido e etc lool. Só quis exprimir esta ideia, pois se acontecesse, seria algo...de grande feito.
O que acho é que no minimo, Portugal deve esquecer (não por completo) a União Europeia. Tem sido a nossa desgraça. Deve sim virar-se para onde os nossos antepassados viraram: o mar. Não temos Império e novas descobertas, mas temos países que outrora foram nossos, e podemos virar para aí. Aproveitar no máximo o organismo CPLP. Ou seja, porque não criam uma moeda lusófona? Ficava-se livre do dólar e do euro. Mas claro que tambem pode ter de bom como de mau, pois Angola e Moçambique, e não tanto o Brasil, ainda estão a desenvolver-se e são algo pobres (em relação a infra-estruturas), o que pode dificultar imenso uma criação e manutenção da moeda lusofona. Mas é uma ideia vantajosa, digo eu. Tambem temos outros assuntos como colaboração etc etc. Não concordo com passaporte lusófono que vi noutro tópico. Pode trazer vantagens económicas, mas traz imenso problemas culturais (imigração em massa). Já temos problemas com a falta de controlo nas fronteiras (o chamado Espaço Schegen ou uma cena assim). O dinheiro não é tudo, temmos identidade propria e um mode de vida e de estar unicos. E temos a nossa maneira de falar. Se pensarmos só economicamente, tudo isso será aos poucos destruído (que é o que está a acontecer, há imenso tempo, desde o chamado 25 de Abril). Virem brasileiros e Angolanos em massa seria devastador. Portugal já é metade estrangeirado não se precisa de mais. Enfim há muito por onde virar, mas os politicos vêem como os cavalos, só numa direcção. Eu nem tenho curso de Economia nem Direito etc etc e tenho imensas ideias para um país como Portugal desenvolver.