O Centro de Estudos de Políticas e Estratégias Nacionais foi convidado a participar no evento designado “Ambienergia 2009”.
O projeto ”Portal Energia” inclui um FORUM LUSÓFONO, composto de Universidades (9) de Portugal, Brasil,Angola, Moçambique e Timor Lorosae, que em permanência dedica – se ao estudo, prospecção e cenários da produção, armazenamento, distribuição, utilização de recursos naturais e fontes alternativas para o desafios do século XXI no Universo Lusófono.
A Energia é um tema que merece do CEPEN um especial destaque, não só pelo inerente cariz geopolítico e de segurança nacional e internacional, mas também pela sua afluência em mercados financeiros, tecnologia e inovação, desenvolvimento e criação de um discurso Lusófono, face á diversidade de recursos que a CPLP detém e poderá desenvolver nesta área crucial ao bem estar, desenvolvimento econômico bem estar social e progresso.
O PORTAL Energia tem também a participação de oito Municípios Portugueses, cinco Governos Civis, do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação – INETI -, além de um conselho empresarial em constituição iniciado com a ENDESA através do seu P+residente Doutor Nuno Ribeiro da Silva.
Está previsto em Junho ser aberto um diretório de empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais, situadas em todas as áreas e subáreas da Energia, nomeadamente na de fornecimento de projetos, organização e gestão, prospecção e cenários – consultadoria.
A participação neste evento revela – se oportuna, conforme as declarações do seu Presidente General Alberto Cardoso, em que “Hoje, mais que nunca, a coordenação e troca de conhecimentos no relacionamento do Universo Lusófono com a comunidade internacional tem um caráter de prioridade para a estabilidade econômica e desenvolvimento tecnológico que proporcione uma sustentabilidade do planeta, face á procura cada vez maior dos recursos para obtenção da energia” . Refere aínda aquele Ilustre Presidente que "a EXPONOR e seus responsáveis estão de parabens por ter tomado esta iniciativa que há muito era necessária"
Estão previstas durante o evento diversas realizações d efetuar pelo Portal Energia em parcerias.
O Senhor General Alberto Cardoso delegou poderes de representação no Senhor Comendador Mário Ferreira, que tem apoiado as iniciativas especialmente na vertente da conexão entre a produção e consumo de energia nas bacias e fluentes hídricos, de modo a proporcionar a conservação da biodiversidade ambiental.
Com interesse consultar e participar nos blogs:
· Bioética da Energética
· Geopolítica da Energia
· Energias do Futuro
· Energia e Mercados Financeiros
que irão dar destaque e discussão ao evento Ambienergia 2009.