Sr .Papanatango, percebo perfeitamente o que voces quer dizer, pois eu faço exactamente o mesmo con os que estao a ladrar continuamente, pelo menos eu nao generaliço insultantemente a dizer...os portugueses.
Quem generaliza é você. Se perante um comentário relativo à Espanha você acha que o deve interpretar de forma genérica, esse é um problema seu. Bom proveito.
Desta vez nao vou a escreber muito, apenas preguntar-te, o que Portugal fiz em outras terras de mondo como se chama?
O que os portugueses fizeram ou deixaram de fazer não está em causa quando falamos na língua da Galiza e nas razões que levam alguns galegos a achar que a sua lingua está em perigo (eu pessoalmente acho que já morreu, mas enfim...).
Apenas lhe posso dizer que como português aceito todas as criticas feitas ao comportamento dos portugueses em conflitos. Não pretendo desculpar nada. Sou como cidadão, herdeiro de uma tradição de coisas boas e de coisas más. Como cidadão e como português aceito as críticas que houverem de ser feitas, para o bem e para o mal.
Não fico irritado quando criticam os portugueses, muitas vezes com razão.
Essa é a grande diferença entre um nacionalismo e patriotismo aberto, democrático, moderno e sem complexos, e o nacionalismo imobilista castelhano, que não aceita a visão histórica dos outros e que não aceita a mais pequena crítica.
E em 2008, o comportamento dos espanhóis, leva-nos a crer que não mudou nada, ABSOLUTAMENTE NADA!!!
Por muito que nos queiram convencer que a Espanha é um mar de rosas e alecrim pronta a nos receber de braços abertos.
contesta-me, quando os conquistadores portugueses chegabam a certas terras lá ninguem falaba nada e por isso aprenderam portugues?.
Foristas como tu e o meu amigo Comanche so fazem que atacar e menos preciar. Eu ja sei que para voces nos tambem, mas acho que o % de comentarios contra Portugal e os portugueses e quasi inexistente e ao contrario e muito mais habitual.
Finalmente nao percebo desde o ponto de vista historico a diferença entre Castela e Portugal, dos grandes reinos conquistadores e lá onde estiveram levaram coisas boas e mas.
E como ja diz, pode saber tambem que tenho as orelhas bem abertas, para o que voce diga entre e possa sair.
Abraço.
Podia responder-lhe às questões que coloca, mas se aos participantes portugueses pedimos para verem as respostas que estão já escritas mil vezes, então é hora de dizer o mesmo aos restantes visitantes.
Procure, que encontra as respostas. Não vou discutir as mesmas questões pela milésima vez.
Reafirmo no entanto TUDO o que disse. A ideia que muitos portugueses têm de Espanha, está baseada na História e na realidade dos factos (ou fatos agora
).
Espanha é em grande medida sinónimo de morte, invasão, destruição sangue, inquisição, opressão, medo, traição, orgulho - ainda que quixotesco.
Pereira Marques -> Acho que já toda a gente deve ter percebido que o que quer que seja que um espanhol diga, entra-me pela orelha e sai pelo ouvido. Não adianta estarmos com paninhos quentes para evitar que se danem. Este fórum não foi feito para os espanhóis frequentarem, e a presença deles não pode servir de argumento para que nos auto-censuremos.
Depois de ler esto, esqueci dizer que incialmente fiquei ca neste forum para trocar impresoes desde varios pontos de vista e obviamente com respeito, mas em pouco tempo esto tornou-se constantemente numa defesa da minha patria dos ataques de alguns de voces. Alguns pensabam-se que Espanha estaba esquecida e ninguem ia a defender a sua honra e dignidade, mas o sento, igual que Portugal tem gentes que aman a sua patria, Espanha tambem tem.
Eu ja diz outras vezes, que no momento que deixen de sair post a falar de Espanha eu nao vou a ter reparo que sair , mas voces mesmos crian opinoes do meu pais quase sempre para insultar.
O mais desagradavel para mim e quando alguns de voces ficam pensamentos em cabeças que nao pensan isso, apenas por nao perceber que alguns podamos pensar coisas para alguns de voces impensavels, como que existam galegos, asturianos, catales, valencianos, madrilenhos, etc....que falem outras linguas,por exemplo, e que sem pensar em castelhano ou em castela estemos orgulhosos de ser espanhois, mas disso nos nao temos a culpa.
O dito, borremos post que falam de um pais que nao o vosso e assim, pelo menos eu, voces vai a esquercer de mim.
Este é um forum livre, onde as pessoas podem dizer o que querem. Desde criticar e exigir a expulsão dos moderadores a dizer todo o tipo de disparates. Há limites, claro, mas neste fórum esses limites são normalmente muito maiores que noutros lugares.
Mas pelo menos no que me diz respeito, não me peçam para mudar a minha ideia da Espanha. Quando refiro a Espanha falo na maior parte das vezes das elites castelhanas, do exército, da igreja católica.
Se você pertence a alguma desses grupos, entidades ou instituições, onde o ódio visceral a Portugal continua a ser uma coisa normal, então as minhas criticas são-lhe dirigidas, caso não seja, então não tem razão para criticar nada.