DIA D

• 31 Respostas
  • 9298 Visualizações
*

Ricardo Nunes

• Investigador
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
DIA D
« em: Junho 06, 2004, 12:04:11 pm »
Há 60 anos atrás dava-se a invasão da "forteleza europa" por parte das forças aliadas. A maior invasão anfíbia da história deu-se nas costas da Normandia.

A todos aqueles que nela lutaram aqui fica a minha humilde homenagem.

Bem-haja e descansem em paz.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net

*

komet

• Investigador
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 06, 2004, 12:09:11 pm »
Em especial também para todos os soldados que participaram de alguma forma para que o desembarque tivesse sucesso, e que quase não se houvem falar, belgas, holandeses, noruegueses, canadianos, franceses, polacos, e todos os outros que me estou certamente a esquecer.

:wink:
"History is always written by who wins the war..."

*

[PT]HKFlash

• Membro
  • *
  • 175
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 06, 2004, 12:09:48 pm »
D.E.P.

A minha homenagem a todas as tropas aliadas MEA ou DEA durante a invasão da Normandia...já agora alguém jogou o videojogo Medal Of Honor Allied Assault ou viu o filme Saving Private Ryan? Tanto no filme como no jogo um dos cenários é a praia de Omaha.

*

JNSA

• Analista
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 06, 2004, 03:33:07 pm »
Deixo aqui a minha homenagem a todos os que participaram nesse dia, independentemente da sua nacionalidade (sem esquecer os alemães, muitos dos quais não concordavam com o regime nazi, limitando-se a cumprir ordens... morreram a combater, e merecem o nosso respeito, mesmo que não aceitemos o que fizeram)

Tive a sorte de ter ido à Normandia há dois anos, e foi uma experiência memorável. Ler as descrições do desembarque não chega para fazer justiça aos homens que sairam das lanchas nesse dia há 60 anos.

O areal das praias é minúsculo e, no caso de Omaha, completamente dominado por dunas e falésias, das quais se pode alvejar quase com impunidade quem quer que se aproxime. Se correr desde a linha de água até ao cimo da praia é extenuante, não quero pensar como seria fazê-lo depois de uma viagem de barco enjoativa, encharcado, cheio de frio, carregado de equipamento e sob fogo inimigo... Foi sem dúvida um acto de extrema coragem por parte de muitos...

*

FinkenHeinle

• Membro
  • *
  • 186
  • +0/-0
Re: DIA D
« Responder #4 em: Junho 06, 2004, 09:35:55 pm »
Citação de: "Ricardo Nunes"
Há 60 anos atrás dava-se a invasão da "forteleza europa" por parte das forças aliadas. A maior invasão anfíbia da história deu-se nas costas da Normandia.

A todos aqueles que nela lutaram aqui fica a minha humilde homenagem.

Bem-haja e descansem em paz.

Sim, e aos soldados russos, tão importantes na sua frente quanto os ingleses e americanos na Operação Overlord, e tão esquecidos e desprezados...

Eu os saúdo!!!

:Soldado2:  :Soldado2:
Um Forte Abraço.
André Finken Heinle

*

Spectral

• Investigador
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 06, 2004, 09:40:47 pm »
A minha saudação a todos os heróis desse dia.

Já agora, deu há pouco no Canal História um daqueles comentários verdadeiramente horríveis sobre o dia D. Para além de não ter uma única vez referido a existência de outros soldados para além de americanos( que até eram a minoria nesse dia...), de nunca referir fontes ou o ponto de vista alemão, ainda embarcou em lugares-comuns e erros terríveis como dizer que " se Rommel estivesse na frente da Normandia nesse dia, o ataque teria sido repelido"... :twisted:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman

*

Normandy44

• 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 03, 2008, 02:36:08 pm »
Tentei pesquisar no site para saber se os portugueses ou luso-americanos já desembarcaram na Omaha Beach, dia 6 de Junho de 1944 mas, em vão. Alguém sabe ou se tem conhecimento sobre isto???!

*

major-alvega

• 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 02, 2008, 09:35:49 pm »
Citação de: "[PT
HKFlash"]D.E.P.

A minha homenagem a todas as tropas aliadas MEA ou DEA durante a invasão da Normandia...já agora alguém jogou o videojogo Medal Of Honor Allied Assault ou viu o filme Saving Private Ryan? Tanto no filme como no jogo um dos cenários é a praia de Omaha.

eu possuo o jogo e já vi o filme e tenho a dizer que ambos estão exelentes!!!!

ps: o cenário do medal holofonor allied assault é igual ao do filme(a cenário da praia omaha)

*

Normandy44

• 42
  • +0/-0
DIA D
« Responder #8 em: Agosto 07, 2008, 02:10:36 pm »
Como não obtive a resposta de alguns portanto, isso significa que nunca houveram portugueses ou luso-americanos tenham desembarcado na Omaha Beach, de Normandy, no dia 6 de junho de 1944?

*

Draconus

• Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
    • http://eassime.blogs.sapo.pt
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 07, 2008, 02:54:23 pm »
Portugueses, só se foram a combater por outro país, já que Portugal foi um país neutro na 2º Guerra.

*

dremanu

• Investigador
  • 1254
  • +7/-18
« Responder #10 em: Agosto 07, 2008, 03:26:43 pm »
Citação de: "Normandy44"
Como não obtive a resposta de alguns portanto, isso significa que nunca houveram portugueses ou luso-americanos tenham desembarcado na Omaha Beach, de Normandy, no dia 6 de junho de 1944?

Não me lembro quando, mas uma vez vi um programa no "Discovery Channel" sobre o dia D, onde foram entrevistados dois participantes nesse dia, um deles Americano, e o outro Alemão. O Americano era filho de Portugueses, que foi ferido no momento em que desembarcou na praia, hoje em dia é padre.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."

*

Normandy44

• 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 11, 2008, 01:34:55 pm »
É bem verdade, houve um encontro emocional com os dois veteranos: Harley Reynolds, de 1ª Divisão Americano e Franz Gockel, de 352 Divisão Alemão, um dos defensores de WN 62, se não me engano.

E encontrei o site que pode ser este: Franz Gockel serviu com Hein Severloh (conhecido como Besta de Omaha Beach, provocando mais 4148 baixas) no bunker WN 62, que teve encontro com David Silva onde foi ferido 3 vezes naquele sítio sangreto.

Julgo que foi no History, mas não tenho tanta certeza. Portanto, é este americano que mencionaste, oriundo dos pais portugueses, não?

*

dremanu

• Investigador
  • 1254
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #12 em: Agosto 12, 2008, 03:59:38 pm »
Citação de: "Normandy44"
Portanto, é este americano que mencionaste, oriundo dos pais portugueses, não?

É esse mesmo.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."

*

Carlos Rendel

• 187
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: DIA D-Omaha Beach
« Responder #13 em: Dezembro 30, 2009, 12:29:56 pm »
É bem conhecido o Dia D em Omaha Beach em que os americanos tiveram baixas terríveis,que chegaram a pôr em risco a própria operação Overlord.A história que se segue,sendo real,não merece divulgação a qualquer das partes envolvidas no
conflito por motivos óbvios.O forista que assina quer acentuar que ao divulgar a história em causa não está a fazer juízos
de valor deste ou daquele ou,sequer,a publicitar um feito de armas notável.Trata-se,isso sim,de uma curiosidade histórico
militar que,julgo,muito poucos conhecerão,porque o silêncio a todos aproveita.
No dia 5 de Junho de 1944 o cabo Hein Severloh,de 20 anos,encontra-se entre Colleville e St. Laurent-sur-mer com a missão
de defender a muralha do Atlântico.Pouco depois da meia noite é chamado aos berros pelo Ten.Frerking: "Eles aí estão!"
O ponto de resistência 62, WN 62  está 25 metros acima da praia e os trinta  homens interrogam-se como vão escapar desta.
Está uma noite ventosa,as ondas picadas e o cabo Hein pensa que não queria fazer a guerra,não queria ir para França e muito
menos ser atirador de MG-42;nada disto lhe apetecia,mas qual a alternativa?Tinha estado na frente russa,foi ferido,
hospitalizado,dado como capaz e remetido para a Normandia.
Ás cinco da manhã começa o bombardeamento aéreo e naval sobre as posições germânicas e passada uma hora começou
o desembarque.O bombardeamento era suposto não deixar pedra sobre pedra,mas por erro de cálculo,pouco chamuscou o
WN-62. Severloh nota que os GI são rapazolas de 20 anos como eles próprios.Ao princípio os americanos desembarcam a
600 metros,que agora estão reduzidos a 150 metros por efeito da maré.
Hein continua a atirar,até notar que os seus camaradas iam desaparecendo para a retaguarda.E continua por nove horas
consecutivas até ser dada ordem de retirada. Nessa mesma noite Severloh é detido,seguindo mais tarde para os Estados
Unidos para trabalhar como prisioneiro de guerra.Em 1947 volta à Alemanha para se dedicar à agricultura,e o analista
militar Helmut Konrad v. Keusgen torna-o conhecido ao ponto de lhe chamarem "a besta de Omaha" (Omaha Beast) por
trocadilho com Omaha Beach.
Ao todo em Omaha em 6 de Junho os americanos perderam  4.184 homens,e estima-se que o Cabo Severloh,ao fim de 9
horas consecutivas abateu mais de 3.000 americanos.Muito mais tarde um jornalista perguntou-lhe o que sentiu nessas 9
horas-resposta   "Eu estava era cagádo de medo"                                                              Carlos R.
CR

*

Normandy44

• 42
  • +0/-0
« Responder #14 em: Janeiro 25, 2010, 03:43:53 pm »
Caro Carlos Rendel,

Já tive esse conhecimento sobre Cabo Hein Severloh, com esse link: http://forum.outerspace.terra.com.br/ar ... 25428.html
Reparei que mencionaste sobre começo da invasão iminente, que referiste? Pelo mar ou pelo ar? Invasão começou era por volta das 1h30 pelos DC-47 Dakota  com os "Airborne 101" e 82 e também pela Força Expedicionário Britânico e Canandeses. E quanto pelo mar, só Whermacht da companhia infantaria 352 começaram a reparar os navios aliados eram às 5h35, os desembarques eram às 6h00 em Omaha Beach.  :G-bigun:  E não era dia mas, sim era quase noite bem perto ao raiar do sol. Facilitaram para os Tanques Sherman como 1ª invasão anfíbio. E meia hora depois, vieram Divisão 1º de Rangers de americanos e por adiante.