« Responder #2 em: Maio 17, 2007, 02:12:11 pm »
Para além dessa análise, que está muito interessante, reparem nesta notícia:
Cingapura acolhe manobras navais contra terrorismo e pirataria
17/05 - 02:43 - EFE
ImprimirEnviar por e-mailComentarCorrigirMinha notíciaFale ConoscoManila, 17 mai (EFE).- Mais de 3 mil marinheiros e pilotos, 18 naves de guerra e vários navios de patrulha e helicópteros de 19 países realizarão exercícios navais conjuntos contra o terrorismo e a pirataria perto do litoral de Cingapura.
O objetivo das manobras, que começarão no sábado, é coordenar os esforços para lutar de forma mais eficaz contra as ameaças do terrorismo e da pirataria numa das rotas marítimas mais perigosas do mundo, informa hoje o jornal "The Straits Times".
Estados Unidos, China, Austrália, França e Indonésia estão entre os participantes. Marinheiros da Índia, Bangladesh e Peru também estarão presentes como observadores.
Os exercícios coincidem com a edição 2007 da feira de indústrias de defesa Imdex Asia. Fabricantes de armas exporão seus produtos a representantes das Forças Armadas de todo o mundo.
A China, presente nas manobras com 78 submarinos, sete deles nucleares, deve adquirir pelo menos outros 30 convencionais e cinco atômicos, formando assim a frota mais poderosa da região.
Segundo o jornal, na reunião serão assinados contratos de defesa no valor de US$ 55 bilhões.
O local das manobras é a Península de Malaca, por onde transita quase um terço do comércio mundial. Ela liga o Oceano Índico ao Pacífico.
O braço de mar sofre a cada ano ataques de piratas, e é considerado também um alvo potencial de ataques terroristas da Jemaah Islamiya, ligada à rede Al Qaeda. EFE csm mf
CUIDADO
Registado
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo