mas porquê postar a versão em inglês???
o problema da nossa comunide tecnológica é esse, acham que só são credíveis se falarem em inglês. Isso é revelador de uma enorme falta de confiança e de um provincianismo primário pouco condizente com o nível de excelência que, admitamos, por vezes conseguimos alcançar.
De notar que este projecto apresenta muitas das características que alguns membros, noutro tema de discussão, consideraram fora do nosso alcançe.
O aparelho terá capacidade para "Localizar e perseguir objectos referenciados na área designada", muito interessante!
poderá ainda "Voar até uma determinada área seguindo um percurso previamente especificado, enquanto continuamente evita obstáculos, sendo capaz de gerar autonomamente uma trajectória no caso da área alvo se alterar durante o percurso"
, interessantíssimo.
Ou estou a ver mal a questão ou isto tanto serve para a vigilância florestal como para reconhecimento táctico e apoio próximo ou ataque.
Quanto á tecnologia utilizada, está na vanguarda, no chamado estado de arte!
De assinalar por exemplo a utilização de tecnologia de controlo dinâmico não linear, uma área de investigação em aerodinâmica na qual Portugal, por intermédio de algumas Universidades em conjunto com a FAP, tem tido grande relevancia.
É claro que as mentes conservadoras deste forum vão dizer que é apenas um aviãozinho minusculo. Para eles é muto difícil conceber que o que distingue este "aviãozinho" de um UCAV é mesmo a escala. E algum $$$ que este governo parece pouco disposto a gastar!!
Ja agora vejam o projecto que a minha Universidade está a desenvolver.
http://aiva.dei.uminho.pt/aiva_ing/index.htm
A FAP tem um projecto em conjunto com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho no ambito de plataformas não tripuladas o ANTEX e o AIVA são dois dos exemplos
Eu apesar de não trabalhar no seu desenvolvimento apareco numa das fotos como "mirone"