Gripen

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Vitor Santos

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Re: Gripen
« Responder #406 em: Junho 11, 2019, 01:11:23 pm »
Voa o terceiro caça Saab Gripen E; o quarto será o da FAB


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O Programa do caça Gripen NG (Gripen E/F) alcançou mais marco hoje, com o primeiro voo do terceiro Gripen E (39-10), realizado na fábrica da Saab em Linköping, na Suécia. O avião fez um voo de 57 minutos pilotado por Jakob Hogberg.

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.

O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, e também testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8. A 39-7 era o demonstrador do Gripen NG, um Gripen D modificado.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.


Falando no mês passado, Eddy de la Motte, chefe de unidade de negócios da Saab do Gripen E/F, disse que a empresa pretende ter oito aeronaves da nova geração voando antes do final deste ano, incluindo quatro exemplares de produção que estão em fase final de montagem em Linköping.

A Força Aérea Sueca receberá 60 caças Gripen E, e o Brasil – primeiro cliente de exportação –, terá uma frota de 36 unidades, com 28 monopostos e oito Gripen F bipostos.

Assista abaixo ao vídeo da decolagem do Gripen E 39-10.


FONTE: https://www.aereo.jor.br/2019/06/10/voa-o-terceiro-caca-saab-gripen-e-o-quarto-sera-o-da-fab/
 

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Lusitano89

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Re: Gripen
« Responder #408 em: Setembro 26, 2019, 11:01:37 pm »
Saab JAS 39C Gripen HOT Show in Cold Weather @ AIRPOWER ZELTWEG 2019
 

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Re: Gripen
« Responder #409 em: Setembro 27, 2019, 06:42:20 pm »
 
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Re: Gripen
« Responder #410 em: Fevereiro 13, 2020, 12:46:39 pm »
Programa de ensaios do Gripen E entra na fase tática


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Radar AESA e demais componentes do sistema de Guerra Eletrônica começam a ser ensaiados

Em recente palestra proferida durante a apresentação do Gripen para a Força Aérea Finlandesa (Programa HX) no final de janeiro o Senior VP e head de Aeronáutica da Saab, Jonas Hjelm, forneceu mais alguns detalhes sobre o programa do caça sueco.

Em relação aos ensaios em voo e verificação de sistemas o programa agora está deixando as questões mais básicas referentes às funções de voo e começa a entrar definitivamente na exploração dos sistemas táticos do Gripen E.

Embora Hjelm não tenha dado maiores detalhes, a Saab a partir de agora começará a testar a ampla gama de opções que o radar de varredura eletrônica AESA Raven ES-05 pode fornecer. Este equipamento conta com um mecanismo rotatório do tipo “swashplate”, que aumenta a área de cobertura lateral do radar para além dos 90º.

Outro pacote de sistemas citado por Hjelm que deverá ser avaliado a partir deste ano é o conjunto de sistemas EW (Guerra Eletrônica). Este é um sistema bastante completo e complexo. Além do próprio radar AESA integram o sistema EW o sistema de alerta de aproximação de mísseis (Missile Approach Warning System – MAWS), cujas antenas têm tecnologia de nitreto de gálio, as iscas (decoys) dispensáveis ativas BriteCloud (da SELEX), o “jammer” (ECM) Arexis e outros.

Mesmo não sendo nominalmente citado por Hjelm o IRST Skyward-G da Selex para detecção passiva de alvos aéreos também deverá ser minuciosamente avaliado.

Outros sistemas táticos como o visor montado no capacete (Helmet Mounted Display – HMD) e o sistema de alerta de aproximação de mísseis (Missile Approach Warning System – MAWS) provavelmente serão ensaiados em breve também. Deve-se lembrar que a prioridade de ambos os clientes é a missão de superioridade aérea.

Na parte industrial o programa começa a se mover definitivamente da parte de desenvolvimento para o setor de produção e entrega de aeronaves. Sendo assim, a partir deste ano ocorrerão as entregas para os atuais clientes do programa, começando pela e Força Aérea Sueca.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/02/12/programa-de-ensaios-do-gripen-e-entra-na-fase-tatica/
 

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Re: Gripen
« Responder #411 em: Fevereiro 17, 2020, 03:58:42 pm »
 
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Re: Gripen
« Responder #412 em: Março 27, 2020, 02:12:22 am »
Gripen E/F shifts focus from flight to sensor tests


Citar
Gareth Jennings, London - Jane's Defence Weekly

Saab has shifted the focus of its Gripen E/F testing away from basic flight trials towards the aircraft's tactical and sensor suites as the programme ramps up ahead of the first upcoming deliveries to Sweden and Brazil.

Speaking at Saab's annual Gripen Seminar on 26 March, the company's head of the programme, Eddy de la Motte, said that, with flight-characteristic tests having proceeded to plan, the focus is now on validating the aircraft's mission systems.

"We have six aircraft currently in flight testing and we passed 300 hours a couple of weeks ago. Flight testing is proceeding to plan and now the tactical suite and sensor systems are the testing focus - the radar, the infrared search and track [IRST], the electronic warfare [EW], and other mission systems," de la Motte said.

The Gripen E/F is fitted with the Selex ES-05 Raven active electronically scanned array (AESA) radar and the Selex ES 60 Skyward G-IRST. The internal EW suite comprises a very low-band antenna; an EW central unit; a quadrant receiver and transmitter on each wingtip; a receiver and power supply unit on each wingtip; and a forward and aft transmitter on the vertical stabiliser. Externally, the aircraft will be provisioned to carry a podded EW system to afford the Gripen E/F (or any other modern combat aircraft) an electronic attack (EA) capability analogous to the Boeing EA-18G Growler aircraft. The Arexis EA Jammer Pod provides forward and aft coverage to support the ingress, strike, and egress of a package of strike aircraft. It utilises a VHF/UHF surveillance and acquisition radar in the L and S bands that incorporates gallium nitride (GaN) AESA technology.

As de la Motte noted, the early results so far received have shown the systems to be performing "much better than expected".

 :arrow:  https://www.janes.com/article/95118/gripen-e-f-shifts-focus-from-flight-to-sensor-tests
 

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Re: Gripen
« Responder #413 em: Março 27, 2020, 10:48:21 am »
Gripen E/F shifts focus from flight to sensor tests


Citar
Gareth Jennings, London - Jane's Defence Weekly

Saab has shifted the focus of its Gripen E/F testing away from basic flight trials towards the aircraft's tactical and sensor suites as the programme ramps up ahead of the first upcoming deliveries to Sweden and Brazil.

Speaking at Saab's annual Gripen Seminar on 26 March, the company's head of the programme, Eddy de la Motte, said that, with flight-characteristic tests having proceeded to plan, the focus is now on validating the aircraft's mission systems.

"We have six aircraft currently in flight testing and we passed 300 hours a couple of weeks ago. Flight testing is proceeding to plan and now the tactical suite and sensor systems are the testing focus - the radar, the infrared search and track [IRST], the electronic warfare [EW], and other mission systems," de la Motte said.

The Gripen E/F is fitted with the Selex ES-05 Raven active electronically scanned array (AESA) radar and the Selex ES 60 Skyward G-IRST. The internal EW suite comprises a very low-band antenna; an EW central unit; a quadrant receiver and transmitter on each wingtip; a receiver and power supply unit on each wingtip; and a forward and aft transmitter on the vertical stabiliser. Externally, the aircraft will be provisioned to carry a podded EW system to afford the Gripen E/F (or any other modern combat aircraft) an electronic attack (EA) capability analogous to the Boeing EA-18G Growler aircraft. The Arexis EA Jammer Pod provides forward and aft coverage to support the ingress, strike, and egress of a package of strike aircraft. It utilises a VHF/UHF surveillance and acquisition radar in the L and S bands that incorporates gallium nitride (GaN) AESA technology.

As de la Motte noted, the early results so far received have shown the systems to be performing "much better than expected".

 :arrow:  https://www.janes.com/article/95118/gripen-e-f-shifts-focus-from-flight-to-sensor-tests

Engraçada a mudança da comunicação do Grippen E/F, agora já não é o Radar Raven da Saab mas o Raven da Selex.

Vitor o Brasil vai comprar os pods ou vai procurar no mercado outros pods?
 

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Re: Gripen
« Responder #414 em: Março 27, 2020, 02:37:52 pm »
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Engraçada a mudança da comunicação do Grippen E/F, agora já não é o Radar Raven da Saab mas o Raven da Selex.

Vitor o Brasil vai comprar os pods ou vai procurar no mercado outros pods?

Não disponho de exata informação. No entanto, por meio de pesquisas que fiz posso dizer que há indícios que a FAB vai de Arexis EA Jammer Pod.
 

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Re: Gripen
« Responder #415 em: Março 28, 2020, 03:41:20 pm »
 

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Re: Gripen
« Responder #416 em: Março 29, 2020, 12:47:42 pm »

A grande noticia é que vão a jogo no programa canadiano, ao contrario das outras empresas europeias.

Curioso para ver como corre a integração dos sistemas específicos do programa.
 
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Re: Gripen
« Responder #417 em: Março 29, 2020, 04:26:35 pm »
Destaques do Seminário Anual Gripen, Soluções de Suporte e Apresentação da Força Aérea Sueca


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Dia 26 de março, a Saab apresentou seu seminário anual Gripen para compartilhar com uma audiência global as ideias e insights sobre o programa Gripen.

O seminário Gripen é um evento anual em que a Saab fornece uma visão do renomado caça e os participantes podem fazer perguntas em um evento organizado simultaneamente, presencialmente, em Estocolmo, e online. Este ano, o evento foi acessível apenas online.

Apresentado por Ellen Molin, head da área de negócios de Support and Services, da Saab, o seminário deste ano forneceu uma atualização sobre o programa Gripen, incluindo uma visão de mercado pela perspectiva da Saab, além de uma visão das soluções de suporte da Saab e um resumo do papel do Gripen na Força Aérea Sueca.


As apresentações foram feitas por:

Ellen Molin, head da área de negócios Support and Services
Eddy de la Motte, head da unidade de negócios Gripen E/F, da Saab Aeronautics
Coronel Torgny Fälthammar, head do programa Gripen, Air Staff, da Força Aérea Sueca


DIVULGAÇÃO: Saab / MSLGROUP Publicis Consultants
 

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Re: Gripen
« Responder #418 em: Março 29, 2020, 04:38:44 pm »
Gripen E/F: ‘Sistemas estão funcionando muito melhor que o esperado’


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O programa Gripen E/F muda o foco dos testes de voo para os sensores

A Saab mudou o foco de seus testes do Gripen E/F dos testes básicos de voo para os conjuntos táticos e de sensores da aeronave, à medida que o programa prossegue antes das primeiras entregas para a Suécia e o Brasil.

Falando no Seminário anual Gripen da Saab, em 26 de março, o chefe do programa da empresa, Eddy de la Motte, disse que, com os testes de características de voo tendo planejado, o foco agora está na validação dos sistemas de missão da aeronave.

“Temos seis aeronaves atualmente em testes de voo e passamos das 300 horas algumas semanas atrás. Os testes de voo estão em andamento e agora o conjunto tático e os sistemas de sensores são o foco dos testes – o radar, a busca e rastreamento por infravermelho (IRST), a guerra eletrônica (EW) e outros sistemas de missão”, disse de la Motte.

O Gripen E/F é equipado com o radar AESA (Selex ES-05 Raven) e o Selex ES 60 Skyward G – IRST. A suíte EW interna compreende uma antena de banda muito baixa; uma unidade central de EW; um quadrante receptor e transmissor em cada ponta da asa; um receptor e uma fonte de alimentação em cada ponta da asa; e um transmissor para frente e para trás no estabilizador vertical.

Externamente, a aeronave será provisionada para transportar um sistema EW em casulo para fornecer ao Gripen E/F (ou qualquer outra aeronave de combate moderna) um recurso de ataque eletrônico (EA) análogo ao Boeing EA-18G Growler.

O Arexis EA Jammer Pod fornece cobertura para frente e para trás para apoiar a entrada, ataque e saída de um pacote de aeronaves de ataque. Utiliza um sistema de vigilância e aquisição VHF/UHF de radar nas bandas L e S que incorpora a tecnologia AESA de nitreto de gálio (GaN).

Como de la Motte observou, os primeiros resultados recebidos até agora mostraram que os sistemas estão funcionando “muito melhor do que o esperado”.

Gripen E 39-10

Gripen E 39-9

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/03/28/gripen-e-f-sistemas-estao-funcionando-muito-melhor-que-o-esperado/
 

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Re: Gripen
« Responder #419 em: Abril 15, 2020, 10:15:57 pm »
Gripen E 39-9 com míssil de cruzeiro e pod de guerra eletrônica


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Em foto da Saab, o Gripen E 39-9 com míssil de cruzeiro Taurus KEPD 350, o Saab Electronic Attack Jammer Pod (EAJP) e o míssil ar-ar Diehl IRIS-T.

Segundo a Saab, os testes agora estão focados na validação dos sistemas de missão da aeronave, como o radar, o sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST), guerra eletrônica (EW) e outros sistemas de missão.

A aeronave pode transportar um sistema EW em casulo para fornecer um recurso de ataque eletrônico (EA) análogo ao Boeing EA-18G Growler.

O Saab Electronic Attack Jammer Pod (EAJP) fornece cobertura para frente e para trás para apoiar a entrada, ataque e saída de um pacote de aeronaves de ataque. Utiliza um sistema de vigilância e aquisição VHF/UHF de radar nas bandas L e S que incorpora a tecnologia AESA de nitreto de gálio (GaN).

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/04/15/foto-gripen-e-39-9-com-missil-de-cruzeiro-e-pod-de-guerra-eletronica/