O DESIGN DO INTERIOR DOS JATOS VERY LIGHT E LIGHT
BMW Group Projetará Interiores dos Jatos VLJ e LJ Embraer vislumbrou um interior espaçoso com o máximo
de conforto e acabamento refinado
São José dos Campos, 6 de outubro de 2005 – A Embraer anunciou hoje que escolheu a BMW Group DesignworksUSA para conceber o design interior dos recém lançados jatos Very Light e Light. Inspirada por pesquisas feitas junto a pilotos, donos de aeronaves, operadores e executivos, a Embraer vislumbrou um interior espaçoso com o máximo de conforto e acabamento refinado. Sempre com o proprietário / operador em mente, a Embraer concebeu uma cabine de comando harmoniosamente integrada ao interior da aeronave.
A BMW Group DesignworksUSA forneceu a solução de design interior que cria serenidade no momento do embarque, através de uma atmosfera de simplicidade e elegância conferidas na primeira impressão. Iluminação e poltronas relaxantes aumentam a sensação de conforto e funcionalidade. Outros itens a bordo incluem o lavabo privativo, copa, mesa executiva, além de entretenimento e aparato de comunicação ao alcance dos dedos do passageiro.
“Em estreita colaboração com o cliente e com a BMW Group DesignworksUSA, o projeto final de interior reflete os requisitos dos clientes, combinando estilo e funcionalidade”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente para o Mercado de Aviação Executiva da Embraer. “Por meio do desenvolvimento integrado em parceria, a seção transversal da aeronave foi aumentada para oferecer mais espaço para as pernas e conforto pessoal ao ocupante, tornando o melhor avião ainda superior.”
“A BMW Group DesignworksUSA está encantada por ter feito esta parceria com a Embraer para conceber o design interior dos programas VLJ e LJ”, disse Neil Booker, Vice-Presidente da BMW Group DesignworksUSA. “Esses programas de design nos permitem alavancar o conhecimento acumulado na concepção de interiores de meios de transporte, e desta forma ajudar a Embraer a definir o futuro de viagens em jatos leves.”
Modelos em tamanho real dos novos interiores serão mostrados na convenção anual da National Business Aviation Association (NBAA), a ser realizada em Orlando, Estados Unidos, entre 9 e 11 de novembro, no Estande 5559.
Os Jatos Very Light e Light
Os jatos Very Light e Light serão os melhores da sua classe. Conforto superior,
desempenho excepcional e baixo custo de operação constituem requisitos imprescindíveis no projeto desses jatos.
Ambas as aeronaves oferecem aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação relaxante do ambiente é aumentada pelas generosas janelas e a maior cabine de suas respectivas classes. A bordo, há uma copa, lavabo privativo, além de comunicação e entretenimento por satélite.
A funcionalidade da cabine de comando e as qualidades de vôo das duas novas aeronaves permitirão até mesmo a operação por apenas um piloto. Aproveitando a herança do projeto do avião Legacy, os jatos Very Light e Light serão construídos para alta utilização e alta disponibilidade. Essas características tornam o VLJ da Embraer particularmente adequado para operação no mercado de táxi aéreo.
O jato Very Light da Embraer transportará até oito pessoas e será equipado com o motor PW617F da Pratt & Whitney Canada, que tem 1.615 libras de empuxo. Com quatro pessoas a bordo e velocidade máxima de Mach 0,7, o alcance do jato Very Light é de 1.160 milhas náuticas (com reservas NBAA IFR e alternativa de 100 milhas náuticas). O avião é projetado para decolar em distâncias curtas e é capaz de voar a 41.000 pés de altitude.
O jato Very Light deverá entrar em serviço em meados de 2008 e terá preço de US$ 2,75 milhões, nas condições econômicas de 2005. O jato Light será equipado com o motor PW535E da Pratt & Whitney Canada, que tem 3.200 libras de empuxo. Confortavelmente acomodando até nove pessoas, o alcance do jato
Light será de 1.800 milhas náuticas (reservas NBAA IFR e alternativa de 100 milhas náuticas) com seis pessoas a bordo, e sua velocidade máxima será de Mach 0,78. O avião também é projetado para decolar em distâncias curtas e é capaz de voar a 45.000 pés de altitude.
O jato Light deverá entrar em serviço em meados de 2009 e terá preço de US$ 6,65 milhões, nas condições econômicas de 2005.
Para mais informações, visite o site
http://www.embraerexecutivejets.comLight Jet e Very Light Jet
Light Jet
Very Light Jet