Portugal fáz parte de NATO, mas algo nos proíbe de estabelecer uma aliança com o Brasil, Angola e Moçambique?
Não me refiro à CPLP, mas sim a uma aliança que especificamente cria uma estrutura militar permanente, que permita aos quatro países atuarem em conjunto em caso que um deles sejá atacado, ou que possa atuar no espaço geográfico, nomeadamente Atlántico Sul, e oceano Índico, para defender os interesses estratégicos dos quatro países.
Seria tb uma aliança onde não só se poderia cooperar em ações militares, mas tb para o desenvolvimento das indústrias militares dos respetivos países. O Brasil, Angola e Moçambique têm muitos recursos naturais que podem vender a Portugal. Portugal e Brasil têm pessoal qualificado para desenvolver material bélico. Em África pode-se montar fábricas que produzam material bélico a um preço mais barato do que se fabrica em Portugal, tendo que a mão-de-obra é barata.
Portugal sendo membro da E.U., tem acesso a parcerias estratégicas com empresas europeias que fabricam material militar, e que podem passar esse "know-how" para os Portuguêses, e consequentemente para o Brasil, Angola e Moçambique.
Existem muitas possibilidades a serem exploradas. Com certeza uma aliança Angola-Brasil-Portugal-Moçambique traria a todos os países uma maior independência em relação a países terceiros. Porque andamos nós, e os Brasileiros, e os Angolanos, e Moçambicanos, a comprar barcos, aviões, tanques, etc, aos Americanos, Austríacos, Francêses, Russos, e sei lá mais quem, quando se poderia comprar produtos uns aos outros? Pessoalmente, eu preferia dar o meu dinheiro aos Brasileiros, que falam a minha língua, do que tar a dar dinheiro aos Alemães.
Gostaria de saber as vossas opiniões, inclusive as dos Brasileiros frequentadores do forum.