Do site dos ENVC:
Lanchas de Patrulha Costeira
Tarefas principais a desempenhar :
Patrulhar, vigiar e fiscalizar, no exercício da autoridade do Estado, o espaço marítimo sob jurisdição nacional, na área normal de operação, bem como de apoiar, proteger e controlar actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, ao leito do mar e ao subsolo marinho;
Executar operações de assistência a pessoas e embarcações em perigo, no âmbito da Busca e Salvamento no Mar (SAR), de colaborar na defesa do ambiente, nomeadamente na prevenção e combate à poluição marítima, e de cooperar nas acções decorrentes da promulgação do estado de sítio e de emergência, devendo ainda executar acções de colaboração no socorro e na assistência em situação de catástrofe, calamidade ou acidente;
Colaborar na patrulha das águas territoriais e áreas críticas, incluindo acções que visem a manutenção da liberdade de utilização das águas e dos portos nacionais, bem como efectuar transporte e projecção de forças de operações especiais, com a capacidade de projectar uma Lancha de Assalto Rápida (LAR).
ENVC - LFC
Classificação - Regras High Speed Light Craft (HSLC) da DNV - 1A1 LC PATROL RPOR E0 NV HMON ICS
Dimensões Principais
Comprimento Total . . . . . . . . . . . . . .59,9m
Comprimento entre Perpendiculares. . 55,8m
Boca Máxima . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9,9m
Boca na imersão de projecto . . . . . . .9,3m
Imersão de projecto . . . . . . . . . . . . .2,7m
Pontal AR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,0m
Pontal MN/AV . . . . . . . . . . . . . . . . . .7,65m
Deslocamento Leve . . . . . . . . . . . . . 640 ton
Deslocamento Projecto . . . . . . . . . . .690 ton
Outras Características:
- Casco disporá de uma Tolda corrida e livre de bordo a bordo com um comprimento de 13 m
por 5,0 m acima da linha base;
- Castelo com um comprimento de 14 m e com 7 m de altura acima da linha base;
- Superestrutura constituída por 2 níveis: 1.º Nível com um comprimento de 34 m e com 9,5 m de largura,
2.º Nível com um comprimento de 13 m e 9 m de largura.
Alojamentos:
5 Oficiais – 3 alojamentos
6 Sargentos – 2 alojamentos
16 Praças – 4 alojamentos
Propulsão:
4 Motores Diesel de 9400 KW;
2 Linha de Veios de hélices de passo variável e reversível;
2 Hélices de passo variável com diâmetros de 2 m;
2 Caixas redutoras.
Instalação Eléctrica:
2 Grupos electrogéneos de 400 KW cada;
1 Grupo electrogéneo de emergência de 200 KW;
1 Quadro eléctrico principal;
1 Quadro eléctrico de emergência.
Perfil de Operação:
Velocidade inferior a 14 nós 30%
Velocidade entre 14 e 15 nós . 50%
Velocidade entre 15 e 20 nós . 10%
Velocidade máxima mantida 10%
Velocidade:
Velocidade máxima mantida . . . . . . . 25 nós
Velocidade de cruzeiro / operação . . 14 – 15 nós
Velocidade mínima mantida . . . . . . . .<2 nós
Velocidade máxima a ré . . . . . . . . . .>6 nós
Autonomia:
Combustível . . . . . (3360 milhas). . .10 dias / 14 nós
Cap. Víveres . . . . . . . . . . . . . . . . . .10 dias para 27 pessoas
Tempo de Missão:
Podem permanecer em missão no mar por períodos até 10 dias.
Sistemas e Serviços de Informação instalados:
Principais:
Sistema Integrado de Gestão da Plataforma (SIGP);
Sistema Integrado de Navegação (SIN);
Sistema Integrado de Controlo de Comunicações (SICC).
Sistemas e Serviços de Informação:
Serviços básicos de rede, incluindo correio electrónico, serviços Web, serviços de directoria e de escritório electrónico;
Serviços de segurança da informação;
Sistema de Fiscalização e Controlo das Actividades de Pesca (SIFICAP);
Sistema de Informação da Configuração e Apoio Logístico aos Navios (SICALN);
Electronic Chart Display and Information System (ECDIS);
Web Information Services Environment (WISE);
Radiodifusão da RMP (Recognized Maritime Picture Broadcast)
Acesso à Intranet da Marinha (WAN_Marinha).
Armamento:
uma peça de 20 mm, a vante da Ponte, com possibilidade de associação a uma direcção de tiro.