« em: Março 05, 2006, 01:35:47 pm »
Empresa chinesa vai comprar fábrica da BMW/Chrysler no Brasil
O Grupo Chongqing Lifan, líder chinês na produção de motos, é o único interessado na compra da fábrica brasileira de motores da Daimler-Crysler e da BMW, diz hoje o jornal oficial Shanghai Daily, citando responsáveis da companhia chinesa.
A Chongqing Lifan, empresa privada que recebeu em Dezembro uma autorização governamental para produzir automóveis, será a única a concorrer à alienação da fábrica de motores Tritec, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, capital do Estado do Paraná, no sul do Brasil.
«Depois da compra, vamos tomar conta de toda a linha de produção, desmontar a fábrica e trazê-la às peças, para montá-la na cidade de Chongqing, sudoeste da China», disse ao jornal de Xangai um responsável de marketing da empresa, que não adiantou mais pormenores sobre a oferta.
Resultado de um investimento de 500 milhões de dólares, em 1996, a fabrica utiliza moderna tecnologia norte-americana e alemã no fabrico de motores Tritec 1.6, 16 válvulas, que equipam os Mini Cooper, os Daimler Chrysler's PT Cruiser e os Dodge Neon.
O mesmo responsável disse ao Shanghai Daily que o objectivo da compra é adquirir tecnologia avançada e de consumo eficiente de combustível, para que o processo de desenvolvimento de motores próprios seja mais rápido.
A empresa chinesa investiu mais de 9,3 milhões de euros (90 milhões de reminbi) no estabelecimento de quatro linhas de produção com capacidade para 20.000 unidades por ano.
O Lifan Group planeia realizar todo o transporte da fábrica brasileira nos próximos anos, de forma a iniciar a produção de motores na China em 2008.
Actualmente, a fábrica brasileira produz cerca de 250 mil motores por ano.
Entretanto, a próxima geração de motores para os veículos desse modelo da BMW será fabricada pela francesa PSA Peugeot CitroÙn, o que poderá levar à desactivação da unidade brasileira.
No ano passado, a Tritec exportou 274 milhões de dólares, uma diminuição de 11 por cento em relação ao resultado de 2004.
Desde 2005, a unidade brasileira fornece motores para as fabricantes chinesas Lifan, Faw-Hainan (FHAC) e Chery.
A unidade brasileira funciona numa área de 40.000 metros quadrados e emprega 430 trabalhadores.
Em 2001, a montadora norte-americana Chrysler fechou uma unidade que mantinha também na cidade brasileira de Campo Largo.
Diário Digital / Lusa
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