Segundo a comunicação social hoje de manhã, o avião australiano com um primeiro contingente acabou por não aterrar em Dili, dada a a falta de segurança no aeroporto.
Relativamente às fragatas que estarão a posicionar-se ao largo de Dili, para apoiar a eventual e esperada força de mais de 1.000 militares australianos é um facto que Austrália, logo ali perto tem essa capacidade para fazer transportar um grande contingente para lá em pouco tempo.
Portugal, quase nos antípodas, teria mais dificuldade.
Mas mais uma vez, e independentemente de seguir para lá brevemente a Companhia de militares da GNR (cerca de 125 homens), poderia, e quanto a mim, deveria ter feito deslocar para lá uma fragata a tempo de lá chegar dentro de poucos dias, como forma de dar um poio de rectaguarda nacional e autónoma, e dar apoio aéreo com os helis Linx a qualquer eventualidade, sobre as nossa força da GNR.
Portugal não pode continuar a estar, perante um pequeno país amigo, numa situação se subserviência total, chegando sempre em último lugar.
Uma presença naval portuguesa, a par da da Austráliaa permitiria que a imagem de Portugal junto do timorensdes fosse mais efectiva.
Por isso, a votação que aqui coloquei.