Paisano, embora eu até conheça um pouco da realidade politica brasileira, confesso que muitas vezes escapam-me os equilibrios politico-partidarios regionais.
No entanto, refiro-me especialmente à imagem internacional do Brasil que o Henrique Cardoso transmite.
Não me refiro às tricas e Máfias dentro do PSDB, ou do PT. Porque elas também existem nos outros partidos.
= = = =
Leonidas:
Relativamente a Marrocos, veja que Marrocos pede a adesão à CPLP, não a Portugal. Acho que se os Mmarroquinos quiserem mostrar aos espanhóis que têm melhores relações connosco que com eles, não precisam de pedir a adesão à CPLP. Basta invadirem mais uma ilhota espanhola
A CPLP, não é Portugal, é isso sim, uma realidade de que Portugal faz parte.
Se a proximidade com um país da CPLP é razão para adesão, então teremos que esperar também a adesão da Espanha (lagarto, lagarto, lagarto), da Namibia, Africa do Sul, Zimbabwe, Zambia, Suazilandia, Malawi, Tanzania, Zaire, Gabão, Guiné-Konacri, Indonésia, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolivia, Peru, Colombia, Venezuela, e as Guianas.
Logo, as relações com Portugal, não explicam a presença de MArrocos na CPLP.
No entanto, já ouvi falar em "outras dimensões" da CPLP, nomeadamente no campo económico, em que aí sim, poderia haver interesse de outros países, porque ao entrar numa associação de países com realidades tão dispares, acaba por se entrar em contacto com eventuais mercados potênciais que de outra maneira não se poderiam abrir.
No entanto, não sei se não seria melhor criar outro organismo qualquer.
O que sei é que para acabar com uma organização de países, a melhor formula é meter toda a gente ao barulho, garantindo a total inoperacionalidade da organização.
Cumprimentos