ERRADO!!!!! GRRRRR.....
É preciso ter estofo para aguentar tanta crítica...
...Quanto a eu não conheçer a nossa história muito bem, talvez sim, talvez não. A minha média escolar na disciplina de história, sempre foi entre 95% a 98% até ao 5o ano, e a partir daí 19. Nunca recebi 100, ou 20 porque dava erros ortográficos nos testes, e os professores descontavam. É claro agora já estou esquecido de muitos factos, mas ainda me lembro de alguma coisa.
E sim, infelizmente estamos unidos fisicamente com Espanha. Lamentavelmente tb não podemos fazer nada para nos separar-mos, porque se fosse possível eu seria o primeiro voluntário para escavar o fosso que nos iria separar permanentemente da península ibérica, e da espanha.
E sim conheço as leis de mercado, e não sou contra elas, só sou contra o governo não fazer nada para diminuir, ou controlar a capacidade dos castelhanos/espanhoís de se aproveitarem das leis do mercado para se infiltrarem na vida económica, e social de Portugal. Essa é a função do governo, agir de acordo com os interesses da nação, e não os interesses dos negociantes, porque esses só se interessam de lucros.
-------------------------------------------------------------------------------------
1. A InquisiçãoClaro que eu sei que esta foi imposta em Portugal pelo rei Portugês, mas quem é que influenciou o rei Português para que esta fosse imposta? De onde veio os ventos do xenofobismo e intolerância senão de Espanha! Não foi uma invenção Portuguêsa. Os Espanhoís são conhecidos por serem intolerantes para com o outro, para com o desconhecido,a prova esta na forma como eles entraram na América Latina e destruiram a cultura dos Maias, Incas, e Azetecas.
Aqui se cometeu um dos, senão o maior, erros de Portugal, ao IMPORTAR da Espanha a Inquisição. A partir desse momento Portugal deixou de ser um país inovador, e passou a ser um país seguidor. Eu culpo Espanha, e não Portugal, porque fomos forçados a fazer a mesma coisa que eles, ou com certeza corriamos o risco de uma guerra entre Portugal e Castela, por causa dos infieís(judeus), que eram tão Portuguêses quanto o resto dos cristãos Portuguêses, a viver no nosso país.
2. A invencível ArmadaFizemos parte de uma empreitada contra um dos nossos aliados, para onde tivemos de mandar os recursos marítimos que podiam ser usados noutro lado qualquer, a defender o nosso território ultramarino. Sendo que tinhamos os mesmos reis, não tivemos outra opção senão participar em algo que não tinha nada a ver com os nossos interesses nacionais.
3. O domínio Espanhol durante os FelipesFomos espoliados através de impostos, acelerou-se a explosão dos Judeus Portuguêses, e fomos obrigados a participar em guerras contra a Inglaterra, e a Holanda, onde a ultima consequentemente atacou os territórios ultramarinos. O que salvou Portugal de perder tudo por completo, inclusive a joia da croa, o Brasil, foi as populações fieís Lusas que lutaram contra os invasores.
4. A Guerra da restauraçãoFoi guerra, e mais nada, 28 anos a lutar...Por um lado é bom porque reafirmou o nosso desejo como povo de sermos independentes, e derrotamos os Castelhanos, por outro lado foi mau, porque sofreu-se bastante.
Se Castela na altura respeitá-se o desejo dos Portuguêses de serem soberanos no seu território, escusavam de ter feito guerra contra nós, e puderiamos ter utilizado as tropas que usamos no nosso território para reconquistar aquilo que perdemos, na India, para os Holandêses e Inglêses. Mais uma vez mostraram a qualidade de vizinhos que eles são.
5. As invasões FrancêsasNão foi só uma invasão Françesa! Foi o resultado de um acordo secreto entre a França e a Espanha para a partição de Portugal em dois reinos. Logo aqui se vê a qualidade traiçoeira e pérfida dos Castelhanos. Eles aproveitaram-se do facto de França estar em guerra com Inglaterra, e de Portugal não aceitar fazer parte do bloqueio aos Inglêses, para autorizar a que tropas Françesas passasem por Espanha a caminho da conquista de Portugal, para depois que os Françeses tivessem feito o trabalho que eles nunca tinham sido capazes de fazer sózinhos, então se instalarem no nosso país, e adicionar o território à Espanha.
Mais uma vez mostra a falta de fiabilidade dos Espanhoís em relação a Portugal, porque não se importaram de deixar entrar um poder não Ibérico para conquistar o unico vizinho deles, e supostamente o povo "hermano". É claro que pagaram um alto preço porque os Françêses eram uns FDP mais interessados em destruir tanto Portugal, quanto a Espanha. Só que quando descobriram esta realidade já era tarde demais.
E senão fosse, como sempre, as nossas tropas Lusas, e os Inglêses, eramos capazes de estarmos todos a falar Francês neste momento.
Além das consequências, que eu já enumerei, que resultaram neste periodo histório para Portugal, possivelmente a mais grave que nos aconteceu foi a caida do nosso país na dependência da Inglaterra. Eu não sou anti-Inglês por eles se terem aproveitado da nossa situação débil para ganhar vantagens, eles viram uma oportunidade e tomaram-na. E mesmo assim não foi completamente mau. Mas se não se tivesse dado a invasão Françêsa, com certeza POrtugal tinha passado pela revolução indústrial porque até esse momento o nosso país era próspero. Claro que com uma guerra que arruinou o país, seguido por dependência económica, instabilidade política, etc, a situação foi ultra grave. Aliás é desde as invasões Françêsas que o nosso país definitivamente ficou na cauda da Europa.
-------------------------------------------------------------------------------------
Então, nestes momentos que foram pivotais para a nossa nação sempre vemos a presença nefasta do mesmo protagonista, Espanha. Não é Alemanhã, ou Itália, ou França, ou India, é sempre a mesma, Espanha. Se alguém me puder apontar um momento em que os Espanhoís fizeram algo de postivo para os Portuguêses, eu gostava de saber.
PT vc faz referência à dinastia dos Felipes, e ao Brasil, acredito que sei ao que vc se está a referir, mas gostaria de 1o ler o que vc tem a dizer.
Tendências no comportamento histórico de Espanha em relação a Portugal:- Falta de reconhecimento, ou respeito, pelo direito de os Portuguêses se quererem manter independentes e soberanos no nosso território.
- Desejo continuo de nos subjugar através de meios violentos, ou não violentos, e de influênciar a vida do nosso país de acordo com os padrões Castelhanos, sem respeitar os nossos.
- Facilmente nos vende a interesses não ibéricos, desde que os seus interesses sejam atendidos.
- Força Portugal a procurar criar alianças estratégicas que nos permitem aumentar o nosso poder para contra-balançar o poder de Castela, mesmo sendo estas alianças, por vezes, desvantajosas para nós a vários niveís. Indiretamente, é tb uma forma de nos enfraquecer, e impossibilitar que Portugal ultrapasse Castela(Não Espanha), em poder militar e económico, dentro da peninsúla ibérica.
- Não respeita a cultura Portugêsa, odeia o facto que os Portuguêses querem ser diferentes, não respeita a nossa língua, nem a nossa cultura, sempre desejou nos destruir, porque somos uma afronta à "España Una".
- Na história de Portugal com Espanha, vê-se guerra, saque, espoliação, destruição, ruína, roubo, desgraça, fome, decadência, atraso técnologico, atraso social, atraso económico, tirania, morte, tudo do pior, nada de bom. Em nunhum momento da nossa história, nunca a Espanha agiu em boa fé, sempre em má fé.
Agora há que decidir se o que está a se passar em Portugal, não é de novo uma versão moderna das mesmas tendências históricas.
Os 1.300 anos que se passaram entre a morte do Viriato e o (re)nascimento de Portugal(Lusitania)
, sim têm muita história...Colonização e processo civilizacional Romano, durante o qual, e até ao sec IV, sempre fomos uma provincia administrada independentemente das provincias onde se encontram, Castela, Catalunha, Basque, etc...Depois da queda do império romano vieram os Suevos para a região da Lusitania, para Castela foram os visigodos. Os Visigodos acabaram por dominar politicamente toda a península. Um dos reis Visigodos, dando continuação, ou inicio ao costume Castelhano de involver poderes externos à península pediu ajuda a um rei qualquer mouro para derrotar um rival, a consequência foi o reino de AL-Andaluz. Sorte que eles não gostaram da nossa terra por ser frio, chuvoso, e montanhoso, e preferiram ficar lá no sul de Espanha.
Vejo sempre diferenças entre a história da lusitania/Portugal, e Castela/Espanha, não somos, nunca fomos, e nunca seremos o mesmo país. Podemos estar temporariamente dominados pelo mesmo poder, mas inevitávelmente seguimos caminhos independentes.
Eu acredito piamente no dito:"De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos!"
Creio que até hoje a unica coisa de bom que veio para Lusitania/Portugal foi a invasão Romana que trouxe essa grande civilização aos nossos antepassados, porque de resto não vejo mais nada de bom. Não há nada que os Espanhoís fazem, ou fizeram, e que nós copiamos que tenha sido, ou sejá bom para este país.
Por isso eu sou firme naquilo que acredito, FORA COM ESPANHA!!! Tomara que venha logo o dia...
A coroação de D.João IV "O Restaurador" em 1640....