papatango, de que forma é que portugal estará metido na dita "bagunça"?
uma vez que portugal não tem nada a ver com a soberania do estado espanhol
Há alguma alteração de fundo na estrutura da Espanha-Estado, ou das várias "Espanhas" em que Portugal não tenha metido o bedelho e vice-versa?
Os colegas Espanhois estarão decerto mais habilitados a opinar sobre este tema, já que em Portugal dado vivermos num Estado/Nação, aos Portugueses falta alguma sensibilidade para apreciar esta questão sob o prisma correcto.
Eu acho, que os espanhóis, que viveram e foram educados segundo o sistema Castelhano-centrico têm muito mais dificuldades em entender o que lhes está a passar por cima que nós.
Para lhe dar uma ideia, nós temos muito mais facilidade em entender a exigência da Catalunha em querer que a lingua catalã, tenha preferência que a lingua castelhana.
Troquemos de posições:
Em vez de ser Portugal a separar-se dos Habsburgos em 1640, se tivesse sido a Catalunha.
Éramos nós que eramos obrigados a falar castelhano, a utilizar o castelhano como nossa lingua, sob o pretexto de nos entendermos melhor, e isto, mesmo sabendo que a nossa lingua e culturas ocntinuavam a existir.
Não faríamos todos os possiveis para garantir ao português o estatudo de lingua oficial e não de lingua co-oficial?
Tanto quanto sei, com o novo estatuto é a lingua catalã que será obrigatória, e a lingua castelhana terá um tratamento de subalternidade.
Será que isso não faz mais sentido?
Por tudo isto acho que provavelmente temos mais capacidade para entender o que se passa que os próprios espanhóis, habituados e criados com a ideia de uma Espanha-Nação, que na realidade nunca existiu.
O sentimento "Hispanico" não é necessáriamente castelhano, embora nos últimos três séculos, Castela tenha feito tudo para se transformar na Espanha. Falhou com Portugal e isso já todos sabemos. Agora, é também óbvio que também falhou na Catalunha.
Nem estou a ver as tradicionais regiões seguidoras do poder instituido actualmente em Espanha, a deixarem o seu Rei diminuido à simples figura de protócolo, sem poder nunhum.
Creio que você se refere a Castela.
E esse é realmente o problema. Ou seja, depois de séculos a criar a ideia de que a Espanha era Castela e que Castela era Espanha, é agora extremamente complicado voltar atrás.
Do ponto de vista dos ibéristas, há que dar alguma coisa a Castela, e ao sentimento castelhano, para não lhes dar a entender que tudo está perdido e que tudo foi em vão.
Alguma coisa tem que ser feita, para mostrar aos castelhanos que não há um processo de desagregação, e que um novo ordenamento juridico-constitucional não passa necessáriamente pela desagregação, mas por um processo que pode mesmo ser de agregação.
Ora, o que é que vamos agregar?
Cumprimentos