Defesa: S. Tomé vai ter centro operações montado por Portugal
As Forças Armadas são-tomenses vão passar a ter um centro de operações, actualmente a ser instalado por militares portugueses envolvidos na edição deste ano do exercício «Felino».
A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do jornal Diário de Notícias, que assegura que a cedência desse material, por parte de Lisboa, vai permitir a São Tomé e Príncipe (STP) dotar-se de um «elemento estruturante e catalisador da actividade de cooperação militar» com outros países, comentou uma das fontes contactadas pelo diário.
O centro de operações será activado no Comando das Forças Armadas de STP, sendo constituído por um módulo de Comunicações e Sistemas de Informação (CSI) para apoio às actividades do Estado-Maior Conjunto e Combinado.
A implementação dos equipamentos envolve a activação de várias estações de trabalho do Estado-Maior e de um módulo destacável de rede segura, bem como de comunicações via satélite e Internet, explicaram as fontes.
O "Felino2007" (que este ano não envolve forças no terreno) realiza-se entre os dias 22 e 26 deste mês.
O centro de operações destina-se ao quartel-general da força conjunta (com forças dos três ramos militares) e combinada (de vários países) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) criada para o exercício
Copyright Diário Digital 1999/2006