NOS ÚLTIMOS dois meses, a EID (Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Electrónica) celebrou contratos para o fornecimento dos sistemas de comunicações dos novos submarinos para a Marinha Portuguesa, de dois navios de combate à poluição, também para a Armada nacional e de um navio de patrulha oceânica para a Marinha Inglesa. Com estes contratos, de valor superior a 11 milhões de euros, os sistemas colocados no mercado pela EID ascendem a mais de meia centena. Desde a década de 80que esta empresa — participada pela Empordef («holdíng» do Estado para as indústrias de Defesa), Efacec e a alemã Rohde und Schwarz — trabalha com as comunicações para navios de guerra.Além da Marinha nacional, a EID já equipou uma série de vasos de guerra estrangeiros — porta-aviões, fragatas, corvetas, caça-minas, navios patrulha, LPD — com destaque para as marinhas espanhola (14 navios), holandesa e inglesa (cada uma com oito navios), representando um volume de exportações de cerca de 50 milhões de euros. Actualmente, a empresa já disponibiliza e tem em pleno funcionamento a quinta geração do seu sistema de comunicações, considerado pêlos especialistas militares como um dos mais evoluídos do mundo, tanto a nível tecnológico como funcional. Para os seus responsáveis, a quota de mercado da EID no mercado europeu, nestes sistemas (cerca de 23%), «atesta a qualidade e o sucesso internacional do produto».
O Estado português vai manter uma posição estratégica de 20% do capital e "direitos especiais" na empresa tecnológica de defesa EID.
@EID_portugal desenvolveu o sistema de intercomunicação digital seguro de voz e dados definido por software ICCS-Lite para instalação em embarcações marítimas militares ligeiras.
Se no meu tempo de tropa tivessem-me dito que uma empresa Portuguesa ia vender material para um navio de guerra Indonésio, eu tinha-lhes dito para deixarem as drogas!O mundo dá muitas voltas...https://twitter.com/Defence360/status/1818566487583420653
Citação de: Cabeça de Martelo em Julho 31, 2024, 10:36:05 amSe no meu tempo de tropa tivessem-me dito que uma empresa Portuguesa ia vender material para um navio de guerra Indonésio, eu tinha-lhes dito para deixarem as drogas!O mundo dá muitas voltas...https://twitter.com/Defence360/status/1818566487583420653Para navios filipinos(Aqueles que tb podiamos e deveriamos ter ao invés de andar a sonhar com joõezinhos e crlinhos das caldas...)
PT PAL stated that the frigate will have a Combined diesel and diesel (CODAD) propulsion with a maximum speed of 28 knots (full load) and an endurance of 9,000 at a speed of 18 knots. Moreover, the ship will be equipped with a 24-cell vertical launching system (VLS) for medium-range surface-to-air missiles (SAMs), 32-cell VLS for long-range SAMs, and 16-cell for surface-to-surface missiles (SSMs).
EID ganha contrato de 30 milhões da NATOEmpresa lusa de tecnologia militar ganhou o concurso internacional da NATO para fornecer um sistema de comunicações ao exército português. E tem em vista oportunidades de 60 a 80 milhões. A EID, empresa portuguesa especializada em tecnologia de comunicações militares, venceu um concurso internacional lançado pela NATO para fornecer um sistema de comunicações ao exército português. O contrato vale 30 milhões de euros e foi lançado por uma agência da Organização do Tratado do Atlântico Norte........https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/eid-ganha-contrato-de-30-milhoes-da-nato