Agora estava aqui a imaginar numa realidade alternativa, se a Revolução Francesa não descambasse no caos que foi, e em vez de andar a invadir toda a Europa fosse realmente um exemplo de República (anti sistema monárquico), defensora do povo, o Napoleão em vez de conquistador, podia ter sido o "Pai Fundador" da Europa unida, à imagem do que aconteceu nos EUA...
As revoluções tendem sempre a descambar no caos, mas a Revolução Francesa, não foi exactamente feita para defender o povo contra a monarquia.
No final do século XVIII, todas as monarquias absolutas estão a enfrentar problemas. O poder do Rei, leva a que os nobres percam poder, a partir daí, o povo tende a ganhar mais poder e prestigio.
O problema, é que o povo está dividido em dois grandes blocos. Por um lado o povo tradicional, pobre, rural e sem grande capacidade para fazer o que quer que seja, e por outro lado, uma parte do povo, muito menos numerosa, mas que começa a dominar as cidades. Essa parte do povo, mais rica e com um poder crescente, conhecemo-la hoje como Burguesia.
A Burguesia, é o povo, mas com dinheiro...
É a Burguesia que vai apoiar os ideais da revolução francesa !
Já o povo que não tem dinheiro, continua semi-analfabeto, pobre, rural, que na sua maioria não tem qualquer posse de terra, será em grande medida controlado pela ou pelas igrejas.
Esse povo pobre, não quer saber de revoluções, desde que tenha alguma coisa para comer...
Na américa, o povo, normalmente tem alguma capacidade economica, são migrantes, colonos, gente que se vai apropriando das terras dos nativos. Como resultado não há assalariados rurais e o país desenvolve-se com base em pequenos e médios camponeses, que têm um bocado de terra.
Esta diferença entre o "povo" na Europa e o "povo" no continente norte-americano, vai marcar as diferenças entre a América e a Europa até hoje...
Assim, a ideia de Europa Unida tem que vir debaixo para cima, nunca poderá vir de cima para baixo...
Da mesma forma que, os colonos da américa do norte, perceberam que ou se juntavam, ou nunca conseguiriam ser independentes...
A necessidade de união, vem da necessidade do povo, e não das ideias de homens supostamente iluminados...