UH-60A Black Hawk na FAP

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #300 em: Setembro 30, 2024, 12:47:38 pm »
Citar
Também estarão equipados com um radar meteorológico e provisão para um guincho externo.
Com base nisto, devemos supor que afinal os três guinchos são apenas para os três "novos" UH-60L, como o Cabeça de Martelo tinha questionado, ou os seis UH-60A já também trazem a provisão para o guincho externo ou vão ser equipados para tal?

Fica-se cada vez mais com a sensação que os guinchos poderão ser de facto para utilizar exclusivamente nos 3 UH-60L. A presença do radar meteorológico a cores (muito provavelmente da Honeywell), entre outros equipamentos, denota que estes 3 em particular possam vir a ter um leque mais alargado de missões como o MEDEVAC e SAR costeiro, por exemplo.

Mas os 6 originais não têm weather radar? Na verdade, segundo a documentação sobre o ACE Deck VL-60, o gancho e o weather radar são opicionais...

Se não tem radar meteorológico algo vai mesmo muito mal, é outra argolada, aliás,  ainda maior e mais grave, que a ausência do FLIR, nos Lynx !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #301 em: Setembro 30, 2024, 01:14:39 pm »
A maioria dos UH-60 que vemos do US Army não tem radar, só alguns mais especializados (Operações Especiais, SAR, etc) tem radar. Depende da missão.

E os helicópteros civis de combate a incêndios também nenhum tem radar.

Sem radar


Com radar
« Última modificação: Setembro 30, 2024, 01:15:59 pm por Lightning »
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #302 em: Setembro 30, 2024, 02:03:37 pm »
A maioria dos UH-60 que vemos do US Army não tem radar, só alguns mais especializados (Operações Especiais, SAR, etc) tem radar. Depende da missão.

E os helicópteros civis de combate a incêndios também nenhum tem radar.

Sem radar


Com radar


É isso mesmo Lightning.

E não, os 6 Alpha não trazem radar meteorológico embora sejam capazes de ser dotados de um. Essas mesmas diferenças entre as duas versões são referidas na entrevista do Bryan Ferreira que o PF publicou:

Citar
"Os helicópteros anteriores eram aeronaves UH-60A, que possuem motores T700-GE-700 e uma caixa de transmissão padrão, o que lhes dá um limite de carga de gancho externo de 8000 libras [cerca de 3600 kg]. As novas aeronaves serão UH-60L, que passaram por uma remodelação completa no Depósito do Exército [dos EUA] em Corpus Christi, possuem motores T700-GE-701C/D e uma caixa de transmissão com durabilidade melhorada, que aumenta o peso bruto total da aeronave e o limite de carga do gancho para 9000 libras [cerca de 4000 kg]. Também estarão equipados com um radar meteorológico e provisão para um guincho externo."
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #303 em: Setembro 30, 2024, 02:25:33 pm »
Exemplo de um UH-60L da FAB com radar meteorológico e guincho:




O FLIR é que coiso, como diria o outro...  ::)

https://verticalmag.com/ace-aeronautics-build-your-own-black-hawk/
Saudações Aeronáuticas,
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #304 em: Setembro 30, 2024, 03:47:08 pm »
A maioria dos UH-60 que vemos do US Army não tem radar, só alguns mais especializados (Operações Especiais, SAR, etc) tem radar. Depende da missão.

E os helicópteros civis de combate a incêndios também nenhum tem radar.

Sem radar


Com radar


Lightning

Não devemos comparar os helis militares, que vem  para a FAP, vem para o combate aos incêndios, aos helis civis empenhados na mesma missão.

Sabemos muito bem, que as unidades militares, poderão ser utilizadas para outras missões que não o combate aos Incendios Florestais, tais como, entre outras as, SAR e MEDEVAC, podendo até ser necesário recorrer a esta frota para outro tipo de missões.

Se tal acontecer, a aeronave em questão estaria muito melhor equipada para a execucão dessas missões, até porque estaria capacitada para voar em condicões atmosféricas adversas.

Sem querer entrar em detalhes profundos quanto a caracteristicas e despesas adicionais em equipamentos para equipar os seis UH-60A, com WX radar, seria de aproveitar e adquirir meia dúzia de,  GWX 75H, o novo GWX 75 dopple wx radar, cujo custo unitário de cerca de 25.000€, não rebentaria com nenhuma bolsa apta a adquirir meia duzia destes helis.

https://www.aviationtoday.com/2018/07/17/garmin-debuts-new-weather-radar-planes-helicopters/

Abraços
« Última modificação: Setembro 30, 2024, 05:41:51 pm por tenente »
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #305 em: Setembro 30, 2024, 07:41:21 pm »

Antes do anúncio dos 3 UH-60L, eu vi anunciado no portal www.acingov.pt um concurso da FAP para Equipamentos Electrónicos para o Sistema de Armas UH-60.
Abri o Caderno de Encargos e estava lá Weather Radars.
Dei a notícia aqui mas ninguém ligou.

Agora não está no www.acingov.pt, mas o CharlieJaguar publicou aqui o link para outro portal (que não encontro agora) que dava acesso a um historial grande de concursos.

É irem lá e fazer uma pesquisa por UH-60.
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #306 em: Setembro 30, 2024, 07:50:51 pm »
DMSA 5024010044
- AQUISIÇÃO DE MATERIAL ELÉTRICO PARA O SISTEMA DE ARMAS UH-60   
Anúncio de procedimento   Concurso público   
Estado Maior da Força Aérea
142.950,00 €   
30-07-2024

https://www.base.gov.pt/Base4/pt
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #307 em: Setembro 30, 2024, 07:57:44 pm »

Nº: LOT-0001
Descrição do Lote: 5985015620815ELT ANTENNA 110-340
Preço base s/IVA: 2.900,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0002
Descrição do Lote: 5985015585780GTX 3000 TRANSPONDER ANTENNA700 00008 00
Preço base s/IVA: 2.400,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0003
Descrição do Lote: 5985017159161GDL88 ADS-B ANTENNA013-00219-00
Preço base s/IVA: 2.400,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0004
Descrição do Lote: 5985015696671GA-36 GPS ANTENNA013 00244 00
Preço base s/IVA: 550,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0005
Descrição do Lote: 5985015970007GA-37 GPS/XM ANTENNA013 00245 00
Preço base s/IVA: 850,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0006
Descrição do Lote: 5985017176414IRIDIUM ANTENNACI-401 490
Preço base s/IVA: 780,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0007
Descrição do Lote: 5985219207243VHF ANTENNA #1CI-121
Preço base s/IVA: 320,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0008
Descrição do Lote: 5985218858031VHF ANTENNA #2CI-122
Preço base s/IVA: 740,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0009
Descrição do Lote: 5985015341328WX-500 STORMSCOPE ANTENNA805-10930-001
Preço base s/IVA: 4.200,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal




 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #308 em: Setembro 30, 2024, 07:58:11 pm »

Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0010
Descrição do Lote: 5985011340110VOR/LOC/GS CIVIL NAVIGATION ANTENNAVT11-333A
Preço base s/IVA: 500,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0011
Descrição do Lote: 5985012408668RADAR ALTIMETER ANTENNASM-D-967308
Preço base s/IVA: 500,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0012
Descrição do Lote: 5985GN0000001FLIGHTCELL IRIDIUM/GPSCI 490-490
Preço base s/IVA: 850,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0013
Descrição do Lote: 5985016915141FLIGHTCELL IRIDIUMCI 490-500
Preço base s/IVA: 850,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0014
Descrição do Lote: 5985016846128FLIGHTCELL CELLULARAV-289
Preço base s/IVA: 1.700,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0015
Descrição do Lote: 6150011139665LEAD, ELECTRICAL SS7039-2CC09
Preço base s/IVA: 50,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0016
Descrição do Lote: 6150016606298LEAD, ELECTRICAL M83413/8-C006PP
Preço base s/IVA: 50,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0017
Descrição do Lote: 6150004917686LEAD, ELECTRICALSS7039-2CC06
Preço base s/IVA: 50,00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34730000
Nº: LOT-0018
Descrição do Lote: 6150010042030LEAD, ELECTRICALM83413/8-C008PQ
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #309 em: Setembro 30, 2024, 08:07:38 pm »

Também posso ter confundido um WX-500 STORMSCOPE ANTENNA com um radar...  ::)
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #310 em: Setembro 30, 2024, 09:35:45 pm »
Citar
As soluções meteorológicas de datalink mundial permitem a exibição de gráficos meteorológicos, incluindo os modos (NEXRAD-NEXt-generation RADar), (METAR-METeorologic Aerodrome Report), (TAF-Terminal Area Forecasts), ventos em altitude e muito mais. O modo (TCAS II-Traffic Collision Avoidance System II) combina dados aprimorados de vigilância activa e passiva do (ADS-B) para identificar ameaças de possíveis colisões em voo no tráfego aéreo, emitindo inclusive um “aviso de resolução” (RA-Resolution Advisory) se a ameaça de colisão contra o helicóptero for pré-detectada. Já o modo do radar meteorológico Garmin GWX (TDGCS-Turbulence Detection and Ground Clutter Suppression) oferece recursos de exibição de neblinas, nuvens, tempestades, localização de ciclones, ventos em altitude etc, tudo é mostrado em gráficos de 4 cores com detecção das turbulências aéreas em antecipação.

https://neloolen-modelismo.no.comunidades.net/black-hawk-o-novo-helicoptero-da-fap2

Expliquem-me como se eu fosse muito burro!  :P
 

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tenente

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #311 em: Outubro 01, 2024, 05:30:31 am »
Afinal, pelo que já li, os UH-60A sempre estão equipados com um, modelo, de WX radar,

https://upgrades.txtav.com/products/GWX75-Gnd-Clutter-Suppression-Turbulence

e, pelo que parece, é uma versão do modelo que referi no meu post anterior.

https://www.aviationtoday.com/2018/07/17/garmin-debuts-new-weather-radar-planes-helicopters/

Abraços
« Última modificação: Outubro 01, 2024, 05:36:17 am por tenente »
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #312 em: Outubro 01, 2024, 10:26:32 am »
Afinal, pelo que já li, os UH-60A sempre estão equipados com um, modelo, de WX radar,

https://upgrades.txtav.com/products/GWX75-Gnd-Clutter-Suppression-Turbulence

e, pelo que parece, é uma versão do modelo que referi no meu post anterior.

https://www.aviationtoday.com/2018/07/17/garmin-debuts-new-weather-radar-planes-helicopters/

Abraços

A dúvida que tenho neste momento é esta: a família Black Hawk e Seahawk por norma carrega sempre o radar externamente, daí as várias redomas que é possível observar na parte frontal das versões terrestres, por assim dizer, e sob a fuselagem nas versões navais (menos no MH-60S). Se assim for, os nossos Alpha não trazem radar (pelo menos para já), pese embora o Ace Deck VL-60 permita a sua integração a qualquer momento se assim o desejarmos.

Ou será que os upgrades lançados por firmas como a Ace Aeronautics possibilitam agora a montagem interna do radar? É que vejo o caso austríaco, cujos S-70A e UH-60L estão a ser modernizados pela Ace Aeronautics precisamente com o Deck VL-60, e o radar continua a estar colocado externamente.


https://scramble.nl/military-news/austrian-air-force-receives-its-first-upgraded-s-70a-black-hawk
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #313 em: Outubro 01, 2024, 11:19:01 am »
Afinal, pelo que já li, os UH-60A sempre estão equipados com um, modelo, de WX radar,

https://upgrades.txtav.com/products/GWX75-Gnd-Clutter-Suppression-Turbulence

e, pelo que parece, é uma versão do modelo que referi no meu post anterior.

https://www.aviationtoday.com/2018/07/17/garmin-debuts-new-weather-radar-planes-helicopters/

Abraços

A dúvida que tenho neste momento é esta: a família Black Hawk e Seahawk por norma carrega sempre o radar externamente, daí as várias redomas que é possível observar na parte frontal das versões terrestres, por assim dizer, e sob a fuselagem nas versões navais (menos no MH-60S). Se assim for, os nossos Alpha não trazem radar (pelo menos para já), pese embora o Ace Deck VL-60 permita a sua integração a qualquer momento se assim o desejarmos.

Ou será que os upgrades lançados por firmas como a Ace Aeronautics possibilitam agora a montagem interna do radar? É que vejo o caso austríaco, cujos S-70A e UH-60L estão a ser modernizados pela Ace Aeronautics precisamente com o Deck VL-60, e o radar continua a estar colocado externamente.


https://scramble.nl/military-news/austrian-air-force-receives-its-first-upgraded-s-70a-black-hawk

É o que estou a tentar descobrir, a colocação dos novos cockpits, tem a capacidade de integrar mais e melhores que a grande maioria da frota blackhawk possui.

Na ACE Aeronautics localizei dois documentos que vou partilhar com as diversas possibilidades de integração de mais sensores, pois os equipamentos a bordo estão desenhados e foram desenvolvidos para possiblitar que, muito facilmente seja adicionado o WR, agora se é no radome exterior, ou no nariz do heli propriamente dito, isso não consigo descobrir.

https://aerospace.honeywell.com/content/dam/aerobt/en/documents/learn/platforms/brochures/N61-2135-000-001_UH60_Platform_Support-br.pdf

https://unitedaerogroup.com/wp-content/uploads/2021/04/UH-60-Cockpit-Modernization.pdf

Abraços




« Última modificação: Outubro 01, 2024, 11:20:47 am por tenente »
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #314 em: Outubro 01, 2024, 01:25:46 pm »
A radome do nariz já está ocupada com outros equipamentos.

Não estou a dizer que não seja possível lá colocar um radar, mas isso obrigaria a grandes alterações para colocar esses equipamentos noutros locais.

O mais fácil é ser como os helis austríacos que também possuem a modernização ACE DECK, o nariz fica como está e o radar é colocado externamente.

PS: Mas não me parece que exista alguma versão Black Hawk com radar dentro do nariz, só encontro com radar externo (SAR, OE), ou por baixo em Seahawks...
« Última modificação: Outubro 01, 2024, 01:37:43 pm por Lightning »