Sector Automóvel

  • 197 Respostas
  • 40638 Visualizações
*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2513
  • Recebeu: 662 vez(es)
  • Enviou: 494 vez(es)
  • +864/-833
Re: Sector Automóvel
« Responder #195 em: Setembro 11, 2024, 11:29:34 am »
Fábricas "fantasma" dos construtores automóveis na Europa revelam momento complicado para o sector
(11 de Setembro de 2024)
Citação de: O Jornal Económico
Quase um terço das maiores fábricas europeias automóveis dos cinco maiores produtores europeus – BMW, Mercedes-Benz, Stellantis, Renault e VW – estão a produzir (muito) abaixo da sua capacidade, menos de 50%.

A indústria automóvel europeia está numa encruzilhada: o carro eléctrico vai ou não ser o futuro? Vai haver procura suficiente para o investimento que vai ser necessário? As vendas dos eléctricos vão aguentar sem subsídios? Os térmicos vão continuar a ser o futuro? Mas e a data de 2035 que prevê o fim de vendas de térmicos na União Europeia?

Curiosamente, nenhuma destas fábricas situa-se nem em Portugal nem em Espanha, estando concentradas em Itália, França, Bélgica, Alemanha e Polónia. A Autoeuropa, a jóia da coroa da indústria automóvel portuguesa, surge bem colocada.

Os dados foram revelados pela Bloomberg a partir de informação da Just Auto. A agência destaca que a utilização de uma fábrica abaixo de 50% deverá estar a provocar perdas.

O tema não é fácil de lidar pelas autoridades europeias, pois implica muitos postos de trabalho: quase 14 milhões entre postos directos e indirectos, mais de 6% do emprego total na UE, e mais de 8% do emprego na indústria.

As vendas demonstram o problema: um total de 3 milhões de veículos vendidos por ano na Europa, ainda abaixo de níveis pré-pandémicos, menos dois milhões face ao seu pico.

Esta semana, a Volkswagen anunciou que os trabalhadores das suas fábricas alemãs iriam deixar de gozar de protecção a que tiveram direito nas últimas três décadas: quando a empresa precisava de reduzir custos, os despedimentos de trabalhadores tinham sempre lugar fora da Alemanha. A protecção deveria terminar em 2029, mas a garantia vai agora expirar a meio de 2025. A marca de Wolfsburgo perdeu vendas anuais de 500 mil veículos, o equivalente a duas fábricas.

Também a alemã BMW avisou na terça-feira que os seus lucros este ano vão ser afectados, face à previsão, devido a problemas com componentes, que vai levar a um recall, e uma procura mais fraca na Europa.

[continua]
Fonte: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fabricas-fantasma-dos-construtores-automoveis-na-europa-revelam-momento-complicado-para-o-sector/

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 19931
  • Recebeu: 6289 vez(es)
  • Enviou: 7066 vez(es)
  • +7603/-10772
Re: Sector Automóvel
« Responder #196 em: Setembro 11, 2024, 12:28:34 pm »
Só vos digo...a Europa está na 💩

Quiseram mergulhar de cabeça nos EV e agora vão lixar-se à grande

A VW está com a corda ao pescoço...depende do estado alemão injetar milhões
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 19931
  • Recebeu: 6289 vez(es)
  • Enviou: 7066 vez(es)
  • +7603/-10772
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas