Marinha alia-se ao inovador Jogo de Mesa “Almirante”
3261-01A Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, foi palco no dia 3 de dezembro do lançamento oficial do “Almirante”, um jogo de estratégia criado por três jovens estudantes universitários portugueses, Pedro Assunção, Manuel Barroso e David Pinheiro. O evento marcou o muito especial apoio da Marinha Portuguesa pela iniciativa destes seus compatriotas, que se propõem a levar ao mundo inteiro o seu original jogo, e que não puderam deixar de colocar o mar bem no centro do seu imaginário.
O jogo do domínio dos mares, que desde logo exibe o emblema da Marinha na embalagem, foi celebrado na fragata com a presençs de muitas dezenas de convidados. A apresentação foi feita pelos autores, a que se seguiram palavras de alguns dos Oficiais de Marinha presentes, e teve como ponto alto a ronda de jogos que se seguiu.
Trata-se de um jogo em que cada jogador se põe no papel de um Almirante de há uns séculos atrás, competindo com outros pelo domínio dos mares. Às suas ordens dispõe tanto de uma marinha mercante como de uma de guerra – barcas de pesca, naus de transporte e galeões que adquire com as suas moedas de ouro e desloca com os seus3261 03 ventos. Dispõe ainda de oportunidades contadas de invocar uma ajuda divina – como uma onda gigante de Poseidon, ou rajadas fortes de Éolo – o que lembra a superstição e o medo do desconhecido dos nossos marinheiros de outros tempos, inseparavelmente ligados à mitologia grega nos versos de Camões. Contudo, os jogadores não dispõem do factor sorte, ou azar, para dominar o centro deste oceano fictício.
Dissemos desde o primeiro dia que queríamos um jogo em que os jogadores negociassem, falassem e se rissem em conjunto, mas sem dados nem nada de aleatório...afirma um dos seus criadores. O que nem dissemos porque demos logo como adquirido foi que ia ter um tema marítimo... acrescenta, lembrando o quão obviamente uma casca de amendoim se parecia com um navio a flutuar sobre as ondas. Cinco anos de perfecionismo depois, a brincadeira que ainda na escola já levavam a sério chegou finalmente ao mercado nacional, e tem como voto de Ano Novo rumar a mares longínquos.
Este jogo de estratégia, concebido e manufaturado na sua maior parte entre nós é recomendado para idades acima dos doze anos, tem um preço de 34,9€ e está já à venda nas lojas da FNAC e Pollux.
O próximo grande clássico entre os jogos de mesa poderá vir a ser português !
Saiba mais em facebook.com/AlmirantePT