Penso cá que se confunde e/ou se desinforma com essa tal de 'moeda única R^5', o que se está para implementar é somente o tal de sistema de pagamento comum. Mas acredito que um pouco dessa confusão venha das falas pomposas do Lula (que em seu momento também disse algo a respeito de uma moeda Mercosul).
BRICS confirma que 159 participantes adotarão novo sistema de pagamentoshttps://www.forte.jor.br/2024/09/11/brics-confirma-que-159-participantes-adotarao-novo-sistema-de-pagamentos/ E não, o NDB não é o Banco Central dos BRICS, é tão somente um banco de fomento.
NDB supports infrastructure and sustainable development projects in alignment with the development objectives of our members and their commitments under the SDGs and the Paris Agreement. We prioritise high-impact operations that are climate-smart, disaster-resilient, technology-integrated and socially-inclusive.
https://www.ndb.int/
E não, o BRICS não é uma 'cópia da UE', nem percebo de que lugar alguém pode sacar uma ideia maluca dessas, nunca nem tinha-a lido ou escutado algures.
O Mercosul até tem, finalisticamente e a muito largo prazo, objetivos semelhantes aos da Europa e até segue indo bem, dentro se suas limitações. Quem não é da região não percebe o que representa em nível de integração entre os seus países sócios.
Não existiu nem existe nada nem remotamente parecido em termos de América Latina, um bom indício foi a recente mobilização de francos, alemães e italianos atuaram em conjunto para tirar a obrigatoriedade do ensino de espanhol no currículo brasileiro. Por algo foi...
https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/larissa-rodrigues/politica/pressao-das-embaixadas-franca-italia-e-alemanha-atuaram-para-barrar-espanhol-obrigatorio-no-ensino-medio/Enfim, a hipótese de uma moeda R^5 representaria um PIB de quase 26 bilhões (ou trilhões em PT-BR) de dólares, menor que o do G7 mas bem maior que o da UE por exemplo.
Sds