Em Portugal produzem-se três camiões ligeiros de origem japonesa: a Toyota Dyna na Salvador Caetano (em Ovar); a Isuzu série N na VN Automóveis (Vendas Novas) e a Mitsubishi-Fuso Canter no Tramagal.
Recentemente, a fábrica da Mitsubishi-Fuso começou a produzir a versão 4x4 da Canter (foto acima). Não sendo um veículo militar poderá ter a sua utilidade e é actualmente o único veículo 4x4 com produção estabelecida em Portugal (duvido que seja produzido em série, deve ser por encomenda). Em versões anteriores, a Canter 4x4 foi usada pelo Exército Australiano, modelos equivalentes da Toyota e da Isuzu são usados por outros exércitos (caso da Isuzu, na Tailândia). Também os GIPS da GNR têm algumas Canter 4x4 da geração anterior. Desde há uns anos, a Salvador Caetano também tem disponível para encomenda a sua própria versão da Dyna S 4x4, de cabina dupla (no ano passado, custava 48.000€ o que me parece francamente exagerado).
Naturalmente que não subbtitui uma Unimog, mas a Canter 4x4 poderá ser muito útil sobretudo pela disponibilidade imediata e pelo preço, que imagino que seja acessível. E é produzida cá, com 50% de incorporação nacional (isto na geração anterior mas a actual não deverá ser muito diferente). Penso que também poderia ser considerada para possíveis fornecimentos a outros países.
20-02-2012
Para mercado europeu
Tramagal produz Fuso Canter 4x4
A fábrica do Tramagal da Mitsubishi Fuso Trucks Europe vai iniciar a produção do Fuso Canter 4x4, no final de fevereiro, para o mercado europeu. A versão de tração integral do chassis-cabina da marca japonesa, detida pelo grupo alemão Daimler, estará disponível com peso bruto de 6,5 toneladas, cabina Comfort e motorização diesel de 175 cv. A traçao às quatro rodas pode ser ativada e desativada em andamento para otimizar o consumo de combustível. O bloqueio do diferencial traseiro é de série assim como a caixa manual de cinco velocidades.
O Fuso Canter 4x4 será proposto em variantes de cabina simples e dupla, com três e sete lugares, respetivamente, oferecendo distancias entre-eixos de 3.415 mm e 3.865 mm. A capacidade de carga do chassis situa-se entre os 3.500 e os 3.735 kg. Graças à geometria do sistema de tração integral, o ângulo de ataque é de 35º em vez dos 18º do Canter 4x2, enquanto o ângulo de saída é de 24º em 11º. A altura ao solo aumenta de 219 mm para 320 mm.
A capacidade para circular em fora de estrada vocacionam o Fuso Canter 4x4 para aplicações com construção e obras públicas, empresas de fornecimento de energia ou serviço de bombeiros. Para serviços municipais pode ser utilizado no inverno como limpa-neve e espalhador de sal. A largura da cabina de dois metros permite aceder a centros urbanos históricos.
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