1ª Companhia da TVI

  • 66 Respostas
  • 18389 Visualizações
*

NBSVieiraPT

  • Perito
  • **
  • 348
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Outubro 14, 2005, 12:23:47 pm »
;)

:Amigos:
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
Re: Páras
« Responder #46 em: Outubro 14, 2005, 02:52:11 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A primeira unidade da Nato a incluir treino de Guerra Urbana como forma integrante do seu treino militar foi o CTP e o curso de sargentos mais duro da Nato ao nível das unidades de elite até ao ingresso do CTP no exército era…adivinhem! Isto foi dito pela própria Nato.

E o cioe não conta? Estamos a Falar de dureza de treinos? Então sugiro um prova para acabar com as duvidas, de seu nome Dureza 11, os que sabem do que estou a falar já perceberam onde quero chegar.

Citação de: "Cabeça de Martelo"
No exército Português desde o Camuflado às botas e muito do equipamento individual do militar de infantaria foi introduzido entre nós pelos… Pára-quedistas de Portugal!

As botas?! As normais botas de couro e borracha usadas pela maioria dos exercitos de todo à uns 50 anos?

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Nada mal para uns anormais que mal sabem disparar a G-3, à é verdade, a BAI utiliza a Galil à uns 20 anos (ou seja já à mais de 2 décadas que fez a transição do calibre 7.62 nato para o 5.56 mm, que só agora o exército Português vai fazer…)

O que no meu entender é um erro! 7,62nato 4 ever!

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se esse rapaz é um agarrado e está nos Páras, então representa um perigo para si e para os seus camaradas. Como tal devias informar as entidades competentes, neste caso o comando da unidade onde ele serve. Se ele ainda está em formação provavelmente vai desistir ou então vai ser eliminado. Os que só são apanhados quando já são prontos, simplesmente não lhes é permitido renovar contracto. Faz-me confusão como um tipo que anda na “dura” consegue despistar os testes que se vão fazer ao longo da formação e à posteriori. Eu fiz 2 testes, no primeiro foi a palhaçada que eu já vos contei, agora no segundo correu tudo bem. Foi engraçado foi ver o pessoal a chupar limões porque se dizia que isso fazia com que não acusassem no teste!

O referiodo agarrado era agarrado, antes, durante e depois de ter prestado o SMO nos paras.

Citação de: "Cabeça de Martelo"
O meu caro Notepad devia ter mais cuidado quando se refere uma unidade com 50 anos de existência. Esta unidade que tanto deu a Portugal, em 15 anos de guerra colonial provocou 2679 baixas ao inimigo e sofreu 160 baixas. Como se pode ver uma proporção brutal, que só se consegue com um bom treino e com um elevado espírito de sacrifício perante a missão! Foi a primeira unidade a ir para a Bósnia, Kosovo e Timor-leste.

Como eu disse, a unidade que actualmante se chama de paras nada tem a ver com os paraquedistas da guerra colonial, tirando o facto de todos usarem paraquedas. Já que falamos de baixas só numa operação os fuzileiros sofreram cerca de 100 baixas e causaram mais de 1000 ao inimigo. Os rangers apenas sofreram 61 baixas em toda a guerra colonial, em 13 anos (1961-1974). Nada de especial... Todas as unidades que combateram na guerra colinial têm o seu merito inclusive os Paraquedistas da Força Aerea, essa unidade já não existe.

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Vocês não sabem nem missa a metade do que se tem feito em nome de Portugal e dos Portugueses nessa grande unidade que são os Boinas Verdes de Portugal (Pára-quedistas são os originais Boinas verdes). Uma coisa é dizer os Páras são uns frouxos outra coisa é aguentar 21 dias seguidos na unidade durante a instrução, ou fazer marchas de 30 km com todo o equipamento de guerra (uma das quais cronometrada), alertas vermelhos todas as noites, completas de 50 para cima, etc.

Como disse estamos a falar de dureza? entao proponho uma Dureza 11, e que tal ir às famosas 3 tendas?


Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu respeito TODAS as unidades de elite deste nosso Portugal, que por norma de inferior em relação às suas congéneres internacionais só têm o equipamento, mas de resto, o treino é por norma mais brutal, mais puxado e os nossos militares QP, têm imensos cursos tanto cá como no estrangeiro. Até o “#$%%&& do “Comandante” da 1ª Companhia têm não sei quantos cursos feitos no estrangeiro. Acham que um oficial Norte-Americano do 85º Airborne Division tem sequer metade desses cursos? Nem pensar!!! Por isso é que temos uma das melhores escolas de Pára-quedismo Militar do mundo. É uma mistura de toda uma série de outras escolas de Pára-quedismo e é por isso é que a qualidade do nosso treino é elevada, e só assim se compreende termos ganho o tal concurso internacional de Escolas de Pára-quedismo que o Yosy falou anteriormente.


Os americanos não são exemplo para ninguem, já agora o comandante da 1ª companhia ainda é do tempo da força aerea... Concuros internacional de escolas de paraquedismo... pelo que vi sobre as provas é em tudo igual a uma corrida de aventura (challenger) dos escuteiros... :twisted:
 

*

Yosy

  • Especialista
  • ****
  • 1079
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Outubro 14, 2005, 08:24:37 pm »
Para quem não sabe a Dureza 11 que o Notepad fala é em relação aos OEs - eles gostam de dizer que o diamante (a coisa mais resistente do mundo - até corta vidro) tem uma dureza de grau 10. O curso do CIOE é de grau 11.

Agora essa das 3 tendas é que já não tou a apanhar. :?

Falam tanto de dureza, atão que é dos Comandos? De todas as forças da Guerra Colonial são eles que ganharam uma aura quase mística. O que não é para admirar já que, ao contrário dos OEs (uma tropa mais especializada) os Comandos são uma tropa mesmo para guerra, a unidade que SABEMOS de antemão que luta até ao último homem.


Mas aqui não há melhores nem piores - desde o soldado Comando super-condecorado até ao cozinheiro que está na messe, são todos importantes.
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Outubro 14, 2005, 09:37:15 pm »
Muitos cursos de comando foram dados no cioe. Já agora isso das tendas é mais ou menos assim ha 3 tendas onde basicamente se treina os interrogatorios numa os interrogadores sao muito amigos dao chocolates falam bem com o pessoal e depois "entao diz la o que andas aqui a fazer. assina este documento onde diz que bla bla bla", se um gaju não assinar, nem mandam pra outra tenda e logo ali bikeiro e soco. Se assinar, sai da tenda ta la o sargento "entao assinaste? o meu filhu da puta traidor de merda..." pimba porrada na mesma...lol depois ha outra tenda onde o interrogatorio é a base da chapada e pontape, e na 3ª tenda já e mais puxada, ate choques electricos há.
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Outubro 14, 2005, 09:40:15 pm »
Os OE's tb podem desempenhar a mesma missao que os comandos, viceversa ja nao e possivel isto simplesmente nao acontece porque e gasto demasido $$ no treino de um OE que mandalo como carne para canhão, e desperdiçar esse $$. Isto claro vendo as coisa de forma mais animalesca. Como um amigo meu dizia "comando manda morteirada na porta pra a abrir,  ranger roda a maçaneta. lol
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Páras
« Responder #50 em: Outubro 15, 2005, 01:49:27 pm »
Citação de: "NotePad[/quote

E o cioe não conta? Estamos a Falar de dureza de treinos? Então sugiro um prova para acabar com as duvidas, de seu nome Dureza 11, os que sabem do que estou a falar já perceberam onde quero chegar.


Se eu estou a falar da Nato acho que isso engloba o CIOE, Comandos, Fuzileiros,etc; não só de Portugal mas de toda a NATO!
Que eu saiba (e acho que isso ainda não mudou), os cursos de formação de Praças, Sargentos e Oficiais, é o período a que chamamos de recruta, dúvidas há?

Citação de: "NotePad[/quote

As botas?! As normais botas de couro e borracha usadas pela maioria dos exercitos de todo à uns 50 anos?


Sim, essas mesmas e as actuais tb! As antigas chamavam-se de botas PQ, as actuais chama-se de AT, espero que me esteja a fazer compreender, ou tb precisa de explicar as siglas? É que antes dos Pára-quedistas, não se usavam este tipo de botas, mas sim uma espécie de grande sapato em que na parte superior se usava umas faixas de tecido. Tb os capacetes de Kevlar, os casacos e calças de Gore-Tex, etc.

Citação de: "NotePad[/quote

O que no meu entender é um erro! 7,62nato 4 ever!


Ok, é a sua opinião e eu aceito-a, mas já disparou com uma Galil, já viu o que ela faz? Pessoalmente acho que nem é a 7.62, nem a 5.56 a munição que devemos utilizar. Uma É muito potente e a outra se calhar é fraca demais em alguns cenários de guerra. Eu digo isso porque, se tu fores a disparar em rajada a primeira munição atinge na muche, a segunda já está mais a cima, e a terceira já pode estar fora do alvo. Na Galil as rajadas são muito mais controláveis e disparas à vontade e com muito maior controlo. Eu digo isto com experiência própria. As SF Americanas estão a começar um calibre intermédia (6mm e qualquer coisa), se eles podem porque é que nós não?

Citação de: "NotePad[/quote

O referiodo agarrado era agarrado, antes, durante e depois de ter prestado o SMO nos paras.


Se fez o SMO, então ou foi eliminado ou desistiu. Porque uma coisa em comum que une TODOS os Pára-quedistas é que é tudo voluntário! Por isso não há rapazinhos a servirem apenas 9 ou 6 meses, mas sim militares voluntários prontos para o combate seja ele onde for e com quem for!

Citação de: "NotePad[/quote

Como eu disse, a unidade que actualmante se chama de paras nada tem a ver com os paraquedistas da guerra colonial, tirando o facto de todos usarem paraquedas. Já que falamos de baixas só numa operação os fuzileiros sofreram cerca de 100 baixas e causaram mais de 1000 ao inimigo. Os rangers apenas sofreram 61 baixas em toda a guerra colonial, em 13 anos (1961-1974). Nada de especial... Todas as unidades que combateram na guerra colinial têm o seu merito inclusive os Paraquedistas da Força Aerea, essa unidade já não existe.



Os Fuzileiros, que é uma unidade que todos os Pára-quedistas respeitam, infelizmente eram e continuam a ser uma unidade muito pequena. Na verdade acho que houve mais unidades e militares “Comando”, do que Fuzileiros. Os Fuzos actuavam em destacamentos e companhias, nunca em batalhões (como acontecia com os Pára-quedistas e com os Comandos). Como tal não se pode comparar os números de baixas. O modo de operar tb era completamente diferente. Os Pára-quedistas eram uma unidade de Reacção Rápida/Imediata, assim que havia noticia de infiltrações ou de emboscadas eles eram chamados para o terreno. Eram missões de pequena duração mas com grande intensidade. O modo de operar dos Fuzos…acho que o nosso colega TOMKAT diga pelas suas próprias palavras, porque não quero ofendê-lo (nem sem querer).
Os Rangers não tinham uma unidade operacional. O CIOE era uma escola para graduados e uns poucos cabos, que se destinavam às companhias de Caçadores. Desta forma conseguiam ter graduados milicianos com conhecimentos acima da média no teatro de operações. Sendo assim como é que se consegue comparar as baixas? Tive o prazer de conhecer o pai de um amigo meu, Oficial Miliciano, que tirou o curso de operações especiais durante a guerra colonial. Fez uma comissão no ultramar, voltou a Portugal e voltou de novo. O mais engraçado é que desta feita foi para os Comandos, o tipo devia ser um alucinado quando era jovem, agora é um velhote pacato mas cheio de vida! Respeito muito esse indivíduo, considero-o superior a muitos oficiais do quadro permanente que neste momento são generais e outras coisas mais!
Isto das baixas não é como os miúdos fazem, a medir as pilas para verem quem a tem maior, é uma coisa séria e como tal deve ser respeitada. Eu mencionei como demonstração do sacrifício feito pelos Pára-quedistas durante a guerra colonial.

Citação de: "NotePad[/quote

Como disse estamos a falar de dureza? entao proponho uma Dureza 11, e que tal ir às famosas 3 tendas?


Se está a falar dessas coisas então eu devo concluir que esteve no CIOE?!

Eu devo-lhe dizer que quem me deu a recruta foi o Alferes Sousa, o homem era o estereótipo de Oficial Pára-quedista que eu tinha na minha mente. Era um tipo pujante como poucos, exigia sempre 210% aos seus homens e tb de si mesmo. Ele foi dos últimos cursos de graduados milicianos que aconteceram em Tancos. Era tudo o que qq um de nós queria ser, um BOINA VERDE. Depois tinha o meu furriel, baixinho, com cara de puto primeiro que conseguisse ganhar o nosso respeito (pelo menos de verdade), foi umas semanas. Eu pessoalmente nem conseguia perceber como é que ele tinha aguentado os 9 meses de formação que teve antes de vir dar recrutas. Ele já era da nova geração, formado na EPI e só depois enviado para São Jacinto para fazer o curso de Combate e posteriormente para a ETAT para o curso de Pára-quedismo e outros relacionados com as actividades aero-terrestres e de ensino. Este tipo que não era por aí além, no entanto no meu último dia de ETAT andou à pancada com uma Ranger…e partiu-lhe a tromba toda! Será que eu devo concluir que os Rangers são uns frouxos? Não apenas que nunca se deve subestimar um Pára-quedista e isso foi uma grande lição que esse Ranger teve e que eu e os meus camaradas tivemos! Afinal ele sempre tinha algo para nos ensinar!
Furriel Vieira esteja onde estive, sempre terá aqui um amigo!

Citação de: "NotePad[/quote

Os americanos não são exemplo para ninguem, já agora o comandante da 1ª companhia ainda é do tempo da força aerea... Concuros internacional de escolas de paraquedismo... pelo que vi sobre as provas é em tudo igual a uma corrida de aventura (challenger) dos escuteiros... :twisted:


Em relacção ao que eu acho da dureza das várias unidades, bem é só ir ao post em que se falava disso. Na verdade esse foi o meu primeiro post aqui no forum. Não fiz as das três tendas pq não estive nos Rangers, no entanto se tivesse tido a possibilidade de ir para os Precs teria de passar pela sessão de interogatórios mais dura no país. Quem diz isso não sou eu mas sim um sargento Pára-quedista com que eu tive a teclar sobre queda livre (o meu desporto por excelência, apesar de infelizmente neste momento estar um pouco fora do meio). Ele é Falcão Negro e por acaso falou que tinha tirado o curso de OEs para militares Q.P. em Lamego. Ele disse-me que o curso era muito completo e bastante duro. Ele informou-me queno curos eles aprendiam sobre temas que no curos de Precs não faziam mas que tb havia comatérias no curso de Precs que eram mais aprofundadas. Um exemplo disso era ao nível do reconhecimento aéreo as topográficas, etc. Tb falou-me que quem faz a parte do SERE do curso de Precs, faz o de qualquer unidade. 3 dias a apanhar cachaporra não é brincadeira!!!

http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... a&start=15
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
Re: Páras
« Responder #51 em: Outubro 15, 2005, 04:27:12 pm »
eu ia escrever uma resposta bastante completa e ao pormenor, e ate ja ia a meio mas sabe 1 coisa? va tirar o curso OE grite RANGER e depois venha compare com as outras tropas. Afinal Paras há muitos mas "QVE OS MVITOS POR SER POVCOS NAM TEMAMOS".

P.S. - Os Rangers sãoa  unica força em Portugal que pode entrar em combate em qualquer parte do planeta, do artico ate ao deserto. E por aqui fico. Pensam que os paras são os melhores do mundo? Mt bem. pensem o que quiserem não me cabe a mim mudar a forma de pensar de ninguem. Dou por terminda a discussao, ate porque nao tenho tempo nem paciencia discutir o obvio.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Diferenças
« Responder #52 em: Outubro 15, 2005, 04:53:02 pm »
Eu nunca disse que os Páras são os melhores no mundo, nem nunca poderia dizer isso! Cada unidade tem o seu valor, porque cada unidade tem a sua missão. Fui isso que eu tenho dito desde o principio do debate. Não é com: Nós somos os MAIORES, os MELHORES e o resto é m#$% que se ganha algo. Eu sei perfeitamente o que acabou de dizer e estou orgulhosos que o meu pais tenha tal unidade, mas se eu tivesse escolhido os Rangers e por ventura tivesse ganho a boina mm assim não diria tal coisa. Pode-se comparar os Páras com as unidades congéneres e não com uma unidade com o caracter totalmente diferente e com missões...em que nada são de semelhantes!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
(sem assunto)
« Responder #53 em: Outubro 15, 2005, 05:49:39 pm »
:shock:

Safa!
Com gente como vocês posso dormir descansado!

Os castelhanos que se cuidem!

Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
Re: Diferenças
« Responder #54 em: Outubro 16, 2005, 10:57:38 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu nunca disse que os Páras são os melhores no mundo, nem nunca poderia dizer isso! Cada unidade tem o seu valor :G-Ok:
 

*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1177
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Outubro 16, 2005, 03:16:50 pm »
E eu pergunto:

Se duas unidades do Exército Português se dão assim tão bem, como é que os três ramos alguma vez se iam entender para pressionar o governo em relação ao OGE?
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Outubro 16, 2005, 06:42:07 pm »
Porque apesar de uma rivalidade, é uma rivalidade saudavel.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Rivalidades
« Responder #57 em: Outubro 18, 2005, 01:52:39 pm »
Emarques, estas rivalidades são perfeitamente normais!
Olha bem como estas coisas são curiosas:
1993 o governo acaba com o CTP e o Regimento de Comandos e "unifica-os" no CTAT;
2003 - Levanta-se na Serra da Carregueira o Batlhão de Comandos
2004 - depois de anos a deteriorar-se a qualidade da formação dos Pára-quedistas o exército volta a deixar que haja de novo cursos de combate para os praças Pára-quedistas (salvo erro os graduados da arma de infantaria sempre tiveram que passar por este curso).

Será que foi coincidência? Eu acho que não e só é pena o Batalhão de Comandos só ter aparecido em 2003!  :twisted:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #58 em: Outubro 18, 2005, 01:58:16 pm »
Pode ser que voltem para a Força Aerea...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Páras
« Responder #59 em: Outubro 18, 2005, 02:06:52 pm »
Isso é o que todo o ppl diz que deve ser feito!  :oops:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.