Quando o CEMA foi à Comissão de Defesa Parlamentar, a LPM até 2030 referia um LPD, e pelos prints que até aqui colocaram, seria contrato em 2021 e entrega em 2026. Agora falta aparecer o dinheiro.
Então mas não estavam os 300 milhões alocados para tal aquisição
Os tais 300, de onde saem os 120 para as VdG???
pelo que li ficam 150 milhões que são suficientes para adquirir um MRV, e novo, agora se querem comprar um Rolls, quando só tem dinheiro para ter um Volvo……
Conhecendo o modus operandi das altas chefias Militares e os seus amigalhaços Politicos, como conhecemos, estamos mesmo a ver é que nem Rolls, nem Volvo, e lá vamos ficar mais uma década sem LPD/MRV, depois venham apregoar que é uma prioridade e Bla bla bla bla bla, conversa para boi dormir !
Se ao menos os 150 milhões pudessem ser canalizados, para outra aquisição como o foram os 120 milhões para Fragatas, ainda vá, mas já estou a ver que no final, quem se vai ficar a rir é o Centelho, pois vai arrecadar os 150 milhões !!
Quanto a mim o que se devia adquirir, para anteontem era um Reabastecedor, na pior das hipóteses, um dos Ruler:
https://en.wikipedia.org/wiki/RFA_Wave_Ruler_(A390)
Mas, de preferência, um Navio Novo como o Maud Norueguês, pois já tem alguma, bastante capacidade de transporte de material e viaturas, um hangar para um 101, e, consegue alojar cerca de 120 elementos além da sua pequena guarnição cerca de 50 almas !!
Pelo que li nas características, parece feito á medida para a nossa Marinha.
http://www.sms1835.no/arkiv/2014-08-27%20Logistic%20Support%20Vessel%20by%20Director%20Lee%20Sung%20Jin.pdfGeneral characteristics:
• Length: 183 m
• Beam: 25.9 m
• Design draft: 8.62 m
• Maximum displacement: ~ 27,500 tonnes
• Speed:> 18 knots
. Autonomia 10.000 milhas
• Two main engines at 7500kW (Wärtsilä)
• Two diesel generators at 3170kW (Wärtsilä)
• Two bow thrusters at 1000kW (Wärtsilä)
• Propulsion Type: Diesel Hybrid (CODLOD)
• Two "dual abeam" RAS Rigs for Transfer of Fuel into the Sea (Rexroth)
• 25-tonne lift-compensated deck crane (Pellegrini)
• Fire Sea Protector remote controlled weapon platforms (Kongsberg)
•
Core crew: 43 people
• Additional capacity for 116 people
Load Capacity:
• Diesel (F76): > 7000 tonnes
• Helicopter fuel (F44): > 300 tonnes
• Provisions:> 30 tonnes
• Can carry over 40 20-foot containers
• Smaller vessels
• Vehicles
• More than 200 tons of ammunition
•
Capacity for two NH-90 helicopters (on helicopter deck and hangar)
• Medical facility for up to 48 patients
• Treatment room for divers
Milestones:
• Contract Award: June 28, 2013
• Preliminary Design Review (PDR): May 2014
• Critical Design Review (CDR): April 2015
• Steel Cut: May 22, 2015
• Keel laying: December 15, 2015
• Launch: Completed 4 June 2016
• Delivery: November 16, 2018
Contractor:
• Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME)
• British Maritime Technology (BMT)
Abraços