Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por LM em Hoje às 12:35:09 pm »
Tenho o mesmo receio - pela situação actual, pelo investimento "pífio" e, também, porque parece-me que o Exército também não planeia (e comunica) bem o que deveria ter...

Ter um sistema (V)SHORAD, simples e barato que fosse... começar por comprar um sistema MANPADS em numero decente - eu sou favorável que seja verdadeiramente portátil, como o Piorun-NG polaco; usando o mesmo míssil copiar o MADIS dos US Marines:

Citar
The KONGSBERG RS6 RWS for MADIS RWS includes the XM914E1 30mmx113mm percussion-primed cannon with a co-axial M240C (7.62mm) machine gun, an integration kit for the STINGER Air-To-Air Launcher (ATAL) and provisions for future C-UAS defeat systems. MADIS is part of the U.S. Marine Corps’ plan to upgrade their two active Low Altitude Air Defense (LAAD) battalions. The first 30mm remote weapon system to be qualified on the Joint Light Tactical Vehicle platform (JLTV), MADIS RWS mounts on JLTVs and fights as a complimentary pair, designated as Mk1 and Mk2. The MADIS Mk1 features STINGER missiles, and neutralizes fixed and rotary-wing aircraft. Mk2 fulfills the Counter-Unmanned Aircraft System (C-UAS) mission requirement, while also providing radar and command-and-control for the pair. 

Como comprar Pandur adicionais não será nada fácil (e se o Vamtac ST5 não poder ser utilizado ou o seja mais limitado) que se comprem alguns JLTV; seriam orgânicos da BrigRR e BrigInt.

Paralelamente investimos em uma "bateria" de um sistema como o Sky Sabre (ie com Land Ceptor) britânico... e depois poderíamos ir reforçando em quantidade e, mais tarde, em sistema de alcance superior. 

   
2
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 12:14:23 pm »
Não querendo alimentar isto muito

Quais contrapartidas?
3
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Fmfg em Hoje às 12:11:08 pm »
Sempre defendi o Gripen como aquele que nos poderia proporcionar as maiores contrapartidas, num negócio que incluísse o Brasil  (produzir os nossos Gripens lá).
Ganhavamos contrapartidas dos dois lados.
A Suécia está a estudar se concebe e desenha um caça para substituir o Gripen.
A decisão certamente que é influenciada pelas vendas que possam assegurar antes.
Adicionais do Brasil e uma encomenda de Portugal poderia fazer a diferença.

É constituir uma boa equipa de negociadores - e uma segunda equipa para manter o CEMFA calado.

Isto poderia contornar o facto de o projecto não constar da LPM.
Seria do interessa económico nacional.

Os nossos F-16 vendem-se á Argentina.

Temos empresas para colaborar com a SAAB:

TEKEVER
CEIIA
Critical Software
OGMA

Eu não acredito que isto não esteja já a ser equacionado.
Mas quem é que no seu perfeito juízo tem F-16MLU podendo modernizar para Viper vai gastar dinheiro inutilmente no Gripen, é preciso ser muito burro ou ser corrupto.
4
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por tenente em Hoje às 12:05:40 pm »
https://expresso.pt/internacional/brasil/2024-04-24-brasil-pede-acoes-concretas-apos-declaracao-de-marcelo-sobre-reparacoes-por-crimes-da-era-colonial-41e06859

Com as afirmações anteontem à noite do louco desbocado do infelizmente nosso Comandante Supremo, vamos agora ter mesmo de engolir os Super Tucano e o 6º KC-390, não vamos? ::)

Claro que vamos engolir, e acrescento, com todo o equipamento que os de Além Mar nos quiserem impingir .

Os pseudo dirigentes da nossa Nação,  não passam de uma Gentalha Crápula, Corrupta, Subserviente e vendida !!!

Essa escumalha, e os seu amigalhaços,  tem-se servido e bem do Erário Público em proveito próprio, os exemplos nestes cinquenta anos de vida de uma suposta democracia, feita à medida das necessidades financeiras e não só dessa ESCÓRIA, abundam !!


5
Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 12:04:37 pm »
Sim, o M113 aparece pelos projetos de robotização

Também chamou ao M113 obsoleto
6
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 11:56:25 am »
Agora o sonho dos zucas é vendermos os F16 à Argentina para irmos comprar gripas  :mrgreen:

Isso. É o consórcio dos vassalos de cá com os manos de lá.
A seguir a Jajan vem para ministra das FA em comissão de serviço.
Já tivemos uma metida a jeito na Justiça para abafar processos bilaterais, agora é a vez das FA
7
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 11:52:46 am »
Orçamento de 180.5M de euros

Número de aeronaves classificado e não pode ser divulgado, idem para o calendário de aquisição

Sobre o programa foi dito "antevê-se potencial contributo para a economia nacional"

Pensem o que quiserem  :mrgreen: :mrgreen:


                                                                            YES!!!

Já vai untar as mãos de alguns afilhados e justificar a sua existência patética ao serviço vassalo dos manos
8
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 11:49:45 am »
O custo de 1 contrato de aquisição de caças depende do pacote contratualizado que para além dos próprios aviões (inclui armas, peças, simuladores, treino e até manuais), e varia de país para país conforme as opções tomadas. Da ultima vez que verifiquei em média o Gripen na versão E vem por 60M€ enquanto o F-35A quase 90 Milenas. Mas o que custa mais ao longo do tempo é precisamente o custo de manutenção.

Não é de todo seguro que o caça escolhido será o F-35 até porque não seria legal uma compra sem concursos, e anunciar o vencedor antes de acontecer  :o O CEMFA a tomar a decisão final não será este e ainda vai correr muita agua debaixo do moínho. E mesmo depois de ser escolhido até aterrar em Portugal não há garantias, veja-se o caso do NH90 e do EC635, se recuarmos mais no tempo vemos outros exemplos como o Mirage III e o F-5. Li algures que até o F-20 Tigershark esteve na calha até ser cancelado pelo fabricante (numero de potenciais clientes insuficiente para abrir uma linha de produção).

Se fosse eu a decidir, já estaria feito upgrade para F-16V e só abrir concurso com F-35, BAE tempest, AIRBUS FCAS e o NGAD naval (o da USAF será mais pesado) em 2030. Não sei se a SAAB vai desenvolver projecto próprio ou juntar-se a um dos 2 projecto europeus, porque seria interessante outro caça monomotor.

Onde é que foi visto esse valor para o Gripen? Leasing ou em segunda-mão não contam. O que se tem visto, são preços em tudo equivalentes aos do F-35, não havendo vantagem alguma em optar pelo modelo sueco.
O custo de operação é obviamente mais baixo, já o de manutenção e peças, poderá variar, considerando o número de F-35 que serão operados por esse mundo fora, e o consequente volume de peças produzidos. Fazendo parte de um largo grupo de operadores europeus, é possível que dê para obter preços mais baixos ao beneficiar da compra em larga escala de tudo o que é peças (em teoria pelo menos).

Que a vinda do F-35 não é liquida, já se sabe. Agora se não vier F-35, não virá mais caça nenhum novo, porque os preços rondam todos o mesmo, mais coisa menos coisa.

Abrir um concurso com esses candidatos, obriga a que seja feito apenas em 2040/45. Isto implicava que todos os F-16 tivessem sido modernizados, e que os que temos em segunda-mão, consigam aguentar tanto tempo como os PA I. De resto, em 2035, nem FCAS, nem GCAP, nem um hipotético caça sueco estarão disponíveis. Também não é um dado adquirido que o NGAD, seja o da USAF seja o da USN, venham a ser disponibilizados no mercado (a minha aposta é que não o sejam, à semelhança do F-22). E desses todos, o mais barato será sem dúvida o F-35!

Eu se tivesse que apostar, os suecos vão tentar juntar-se a outro programa. Seja o GCAP, seja o FCAS. Isto de desenvolver um caça sozinho, que é suposto ser de uma geração completamente nova, e que para isso precisará de tecnologia de topo que dificilmente estará disponível "off the shelf" como fizeram com o Gripen, vai ser complicado e dispendioso. Talvez tenham a esperança de desenvolver com o Brasil, mas já andam à rasca de dinheiro para comprar mais Gripens além dos 36 originais, quanto mais investir num avião novo...

A Holanda a encomendar 265 HARM ER.

Portugal em contraponto é o gajo que olha para o preço de um míssil e começa: "desculpe têm meias doses?".

HARM ER ou AARGM-ER?

E se fossem só esses... vão JASSM-ER, Tomahawks, possivelmente JSM e tantas outras coisas...

Por cá, toma lá 18 AIM-9X e já vais com sorte.  ::)

Brazil considera comprar 30 caças adicionais por $2 mil milhões, isso dá cerca de 60 milhões por caça, uma vez que já não são os primeiros JAS-39-E e beneficiam de economia de escala (o pacote original incluía transferência de tecnologia e infra estrutura para montar no Brazil). Se fossemos a reboque disto era o preço que pagávamos, provavelmente menos. As munições teriam de ser incluídas em cima mas essas até nos F-16 faltam de qualquer maneira...

Fonte: https://www.defensenews.com/air/2022/04/29/brazil-orders-more-gripen-jets-mulls-another-large-buy/


"A reboque desses".
Isso é que é preocupante.
Para mais como é aqui dito, para ter um caça até depois de 2060.
Ou seja andar sempre na cauda
Aquilo lá na América do sul é outro planeta, não confundir. Até são BRIC e, daqui a  nada estão a comprar aos chineses para fazerem sob licença.
Além do F35 nada mais agora vale a pena pensar para substituir F16 que vão durar mais 10 a15 anos, mesmo a substituir por fases. Salvaguarda-se o caso de algum projecto entretanto a sair esta década, mas isso leva tempo e em principio mais caro por ser um desenvolvimento recente.

Já o disse, temos poucos aviões e até pilotos e, por isso ter esses "submarinos aéreos" traz a vantagem da discrição que outros modelos não tem. Carregar muitas armas nunca será o caso nem que tivéssemos F15E. pois teríamos no máximo carga para meter nuns dois ou três. Os exemplos não faltam, na FAP, Marinha e Exército
Por isso resta a vantagem da discrição e capacidade de operar em rede com outros meios menor valor como os drones
9
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por P44 em Hoje às 11:47:34 am »
Agora o sonho dos zucas é vendermos os F16 à Argentina para irmos comprar gripas  :mrgreen:
10
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 11:42:27 am »
https://expresso.pt/internacional/brasil/2024-04-24-brasil-pede-acoes-concretas-apos-declaracao-de-marcelo-sobre-reparacoes-por-crimes-da-era-colonial-41e06859

Com as afirmações anteontem à noite do louco desbocado do infelizmente nosso Comandante Supremo, vamos agora ter mesmo de engolir os Super Tucano e o 6º KC-390, não vamos? ::)
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10