Não sou das Operações Especiais, mas a minha opinião é esta.
1- Nas operações especiais os QP são mais operativos e têm mais oportunidades que os de RC?
Julgo que sim, pois em situações de missões só para uma ou duas pessoas, missões em Estados-Maiores, etc, os QP devem ter preferência sobre os RC.
2- Sendo oficiais mais posições de chefia, entram para o terreno também ou é mais trabalho logístico e de planeamento?
Ambas, os oficiais em início de carreira andam muito "lado a lado" com os restantes postos no terreno, chefe de equipa, chefe de destacamento, mas à medida que for subindo (se for QP), vai passando para essas funções mais de planeamento na retaguarda.
Estando então vocês na minha situação que caminho optariam tendo em conta em conta também a diferença salarial das duas posições?
Tendo em conta a diferença salarial, aponta-se sempre à função que se ganha mais, mas para mim há duas condições que podem fazer a diferença.
1 - Quanto mais alto a categoria que se aponta, menos vagas há (oficiais RC tem menos vagas que sargentos RC, e sargentos RC tem menos vagas que praças).
2 - Os Oficiais RC não podem concorrer a Sargentos QP.
Conclusão: Na minha opinião pessoal, se existir o objectivo de ficar no QP preferia concorrer a sargento RC, mas se não quer passar a vida toda na tropa e apenas ficar lá o máximo dos 6 anos (quer fazer outras coisas na vida), então tentava oficial RC.