Esta substituição é sem dúvida, a mais urgente a fazer, poderá ou não ser um navio usado.
É uma compra de emergência. O Bérrio está "knock out".
Cps,
Sim, é de momento a mais urgente. Novo, a curto prazo acho dificil, a não ser que o tal negocio dos 80 milhões pelo Patino seja um emprestimo e já uma entrada para um novo construido pela Navantia.
A curto prazo (depende da definição de curto prazo), novo é impossível, já que no mínimo demora 3 anos. O Patiño como leasing, talvez fosse opção, mas não será certamente barato, e adquiri-lo por 80 milhões é muito dinheiro, mais valia ir buscar o Wave e dragar o Tejo, e tínhamos AOR por 20 anos.
Mandar construir na Navantia, então que se mentalizassem logo que os 150 milhões orçamentados, não chegam. É mais na ordem dos 250 a 300 milhões, consoante a "complexidade" do navio. Portanto na presente LPM não há dinheiro, e corre-se o sério risco de ser mais um programa empurra para a década de 30, com a vinda do Patiño.