Substituição dos Alpha-jet

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Red Baron

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1110 em: Abril 11, 2021, 05:45:56 pm »
E para ST COIN, entre investimento em doutrina, treino e armazenamento/ equipamento, irá provocar redução de recursos em outras areas das Força Aérea e/ou Forças Armadas..
Não concordo, se a ideia for introduzir o F-35 na 301 com a correspondente corte de meios.

Ter na 103 uma pull de pilotos prontos para servir a 301 não é uma má ideia.
 

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typhonman

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1111 em: Abril 11, 2021, 06:32:08 pm »
O que se falava há uns 22 anos, era 201 Defesa Aérea, reativar a 304 (2º Esquadra de F-16) e a 301 operar helis de ataque.
Este era o COIN que precisavamos:
[/youtube]
« Última modificação: Abril 11, 2021, 07:32:37 pm por typhonman »
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1112 em: Abril 11, 2021, 08:44:36 pm »
O que se falava há uns 22 anos, era 201 Defesa Aérea, reativar a 304 (2º Esquadra de F-16) e a 301 operar helis de ataque.

Isso não têm lógica do ponto de vista da numeração das esquadras.

As esquadras de aviões de asa fixa têm todas um "0" no meio e as esquadras de helicópteros têm todas "5" no meio, uma esquadra de helicópteros de ataque teria que ser 351.
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1113 em: Abril 11, 2021, 10:37:51 pm »
COIN, vocês é que sonham.
É que para isso é preciso comprar mísseis, foguetes laser Hydra, GBU-12 adicionais etc etc, treino, doutrina. etc.

Não de todo. Para as missões actuais, metralhadoras e no máximo foguetes já era bom. Não estou a ver utilizarem mísseis para nada, e mesmo bombas guiadas, se Exército nem sequer enviou as Pandur IFV para lá (porque aleijam muito  ::)), íamos lá largar bombas? Mas mesmo que fosse necessário isso tudo, o custo do armamento é apenas uma fracção, dos 200 ou mais milhões que nos custariam/custarão os ST, e aqui sim resido o problema.

Naquele TO o meio mais adequado é sem dúvida hélis de ataque. Infelizmente não temos, e aparentemente as preferências são outras.

E para ST COIN, entre investimento em doutrina, treino e armazenamento/ equipamento, irá provocar redução de recursos em outras areas das Força Aérea e/ou Forças Armadas..
Não concordo, se a ideia for introduzir o F-35 na 301 com a correspondente corte de meios.

Ter na 103 uma pull de pilotos prontos para servir a 301 não é uma má ideia.

Como assim? O que o LM constatou foi que, ST para COIN, terá custos maiores (do que uma aeronave somente de treino), custos esses que se o orçamento não aumentar, vai obrigar a que se corte noutro lado. Ou isso, ou o orçamento aumenta.

Nem percebo como é que o F-35 tem influência no assunto.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1114 em: Abril 12, 2021, 01:01:30 pm »
COIN, vocês é que sonham.
É que para isso é preciso comprar mísseis, foguetes laser Hydra, GBU-12 adicionais etc etc, treino, doutrina. etc.

Achas mesmo? Os ST vão levar com tanques, ninhos de CRV-7 e Mk.82HD/LD (deve ter sobrado muita coisa dos Alpha-Jet que não pode ser utilizada no F-16), hipoteticamente uma vez ou outra uma GBU-12, e está a andar. Então a Marinha parece que voltou aos anos 70/80, só com canhões e torpedos, dispara um míssil quando o rei faz anos, e agora querias os Super Tucano anti-guerrilha com Hydra ou APKWS? Sonhador... ::)


O que se falava há uns 22 anos, era 201 Defesa Aérea, reativar a 304 (2º Esquadra de F-16) e a 301 operar helis de ataque.

Esse devaneio do Aleixo Corbal ou do Mendes Dias - não me recordo ao certo qual deles é que era o CEMFA da altura - passou-lhes depressa. Nessa altura queria-se Apache, C-17, A400M, NH90, EC635 com Hot 2 para missões anti-tanque, foram os tempos loucos. A dúvida na segunda Esquadra de F-16 sempre esteve entre a reactivação, digamos assim, da 202 "Galos" ou passar a ser a 301, o que foi o passo correcto pois com o MLU a aeronave passava a ser verdadeiramente multirole e não fazia sentido usar outra esquadra de ataque que não fossem os Jaguares. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1115 em: Abril 12, 2021, 09:15:39 pm »
E porque não um Hawk T1 em segunda mão para substituir os Alpha Jet em vez do M-346?

Só me refiro a isto pelo facto de tanto quanto me lembro a FAP nos ultimos 30/40 anos para o treino de pilotos só uma vez é que comprou aviões novos (os Epsilon), enquanto que no próximo par de anos estarão potencialmente disponiveis 76 Hawk T1.
Isto deve-se à publicação da "Integrated Defence Review" no Reino Unido e das consequências que irão ter nos diversos serviços.

https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/974661/CP411_-Defence_Command_Plan.pdf

Claro que raramente as coisas serão assim tão claras, a  actual guerra civil nas forças armadas britânicas curso deve bater a operação Herrick  aos pontos, mas isso é outra história.

Cumprimentos,

https://theaviationist.com/2021/03/27/raf-set-to-retire-older-typhoons-chinooks-and-other-types-following-the-defence-review-heres-our-analysis/

Alem de ser um avião em fim de vida.
 
Tem 3 gerações de desenvolvimento de formação pela frente.

Mesmo o ST é o pior que podíamos escolher a nível de formação, mas tem a vantagem do COIN que pode manter pilotos na 103 como operacionais.

COIN, vocês é que sonham.
É que para isso é preciso comprar mísseis, foguetes laser Hydra, GBU-12 adicionais etc etc, treino, doutrina. etc.

Armamento é o menos, desenvolver doutrinas é que é complicado.

Não estou a dizer que a ideia seja boa, apenas me estou a basear na história recente da FAP. Tivemos os T-33, T-37, T-38 e por fim os Alpha Jet, e a história foi sempre mais ou menos a mesma:

-Vêm x aviões mais sobressalentes, mantêm-se à volta de x-y (6 ou 7) a voar com o resto a servir de repositório de peças e assim se vai voando durante uma década até se acabarem as peças e ter que se voltar a começar tudo de novo.

Pelo menos para os pilotos do quadro a FAP parece que prefere mandá--los fazer os cursos lá fora e só quando descobre que está sem pessoal navegante, e precisa de arranjar rápidamente militares em regime de contrato, é que se preocupa com fazer tudo em Portugal.

Cumprimentos,
 
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typhonman

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1116 em: Abril 12, 2021, 09:25:52 pm »
COIN, vocês é que sonham.
É que para isso é preciso comprar mísseis, foguetes laser Hydra, GBU-12 adicionais etc etc, treino, doutrina. etc.

Achas mesmo? Os ST vão levar com tanques, ninhos de CRV-7 e Mk.82HD/LD (deve ter sobrado muita coisa dos Alpha-Jet que não pode ser utilizada no F-16), hipoteticamente uma vez ou outra uma GBU-12, e está a andar. Então a Marinha parece que voltou aos anos 70/80, só com canhões e torpedos, dispara um míssil quando o rei faz anos, e agora querias os Super Tucano anti-guerrilha com Hydra ou APKWS? Sonhador... ::)


O que se falava há uns 22 anos, era 201 Defesa Aérea, reativar a 304 (2º Esquadra de F-16) e a 301 operar helis de ataque.

Esse devaneio do Aleixo Corbal ou do Mendes Dias - não me recordo ao certo qual deles é que era o CEMFA da altura - passou-lhes depressa. Nessa altura queria-se Apache, C-17, A400M, NH90, EC635 com Hot 2 para missões anti-tanque, foram os tempos loucos. A dúvida na segunda Esquadra de F-16 sempre esteve entre a reactivação, digamos assim, da 202 "Galos" ou passar a ser a 301, o que foi o passo correcto pois com o MLU a aeronave passava a ser verdadeiramente multirole e não fazia sentido usar outra esquadra de ataque que não fossem os Jaguares. ;)

Sonhador...Sem dúvida ! Já me via a comprar o patch do "A-29"....

Quanto ao CEMFA, de 1999, foi o Mendes Dias, falava num dia da FAP:
"A entrada de Portugal no programa JSF" e a aquisição de helicópteros de ataque ( não especificou quais)...
Quanto aos C-17 foi o Vaz Afonso em 2003 e os NH-90, EC-635 (eram para o Exército)....


Mas. continuo sem saber onde está a verba da LPM para pagar os A-29.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
« Última modificação: Abril 12, 2021, 10:12:48 pm por typhonman »
 

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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1117 em: Abril 12, 2021, 10:37:54 pm »
Vai à zona de  comando e controlo das  fragatas classe M e verás de onde vem o dinheiro!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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redkukulkane

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1118 em: Abril 12, 2021, 11:15:03 pm »
parece haver alguma confusão com LPM 2021

investimento

serviços centrais 144.114 milh
emgfa-                   8.351 milh
marinha                72.934 milh
exercito                 41.330 milh
força aerea           68.271 milh
total                       335 milh   

mais 47.1 milhoes de receita de alienaçao de equipamento,  que da o total de 382 milh

este e o valor real do  investimento para as forças armadas portuguesas  c56x1
« Última modificação: Abril 12, 2021, 11:28:40 pm por redkukulkane »
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1119 em: Abril 12, 2021, 11:39:00 pm »
Para se ver o quão minúsculo é o investimento, era preciso juntar o dinheiro dos 3 ramos para se conseguir comprar os ST.
 
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P44

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1120 em: Abril 15, 2021, 04:42:01 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1121 em: Abril 15, 2021, 05:49:34 pm »

P44 antes de tudo dar os parabens por nos trazer ao forum aquele que seria para muitos um belissimo aparelho.
Tendo como fundo esse padrao esta muito bem conseguido....se puder ja agora tente colocar na versao camuflado....so para ter mos aqui tambem uma ideia....mas parabens muito bem conseguido....
abraxo
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1122 em: Abril 15, 2021, 10:38:59 pm »
Podem tirar o cavalo da chuva, só se houver revisão da LPM em 2022 é que eventualmente virá...
Senão, esqueçam!
 

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P44

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1123 em: Abril 16, 2021, 06:50:11 am »

P44 antes de tudo dar os parabens por nos trazer ao forum aquele que seria para muitos um belissimo aparelho.
Tendo como fundo esse padrao esta muito bem conseguido....se puder ja agora tente colocar na versao camuflado....so para ter mos aqui tambem uma ideia....mas parabens muito bem conseguido....
abraxo

É agradecer ao tipo do Facebook que o partilhou, eu sou apenas o mensageiro :mrgreen:
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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1124 em: Abril 16, 2021, 10:38:43 am »
É o Eduardo Cruz quem faz os perfis, não o P44. Valha-me Deus... ::)

Bom, só por curiosidade: falei com alguém que trabalha relativamente próximo das Relações Públicas da FAP que me disse taxativamente que este assunto dos Super Tucano não passa de fake news. À pergunta então como explicava que quer militares do ramo, quer artigos na imprensa ligada à Defesa, apontassem para um eminente anúncio da aquisição de entre 8 a 12 aparelhos à Embraer, novamente me respondeu que isso era falso, até porque tal verba nem sequer consta na Lei de Programação Militar.

Não seria a primeira vez que as RP induziriam em erro quanto a um negócio, afinal o que de lá parte vincula institucionalmente todo um ramo das Forças Armadas como é natural, e a verdade é que a compra dos ST, oficialmente, ainda não está decidida e muito menos assinada. Resta pois esperar pelos próximos desenvolvimentos, sabendo de antemão que neste caso em particular onde há fumo, há fogo.



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Charlie Jaguar

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