Substituição dos Alpha-jet

  • 1881 Respostas
  • 337127 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #990 em: Abril 05, 2021, 07:48:00 pm »
mais outra entrada sobre a aquisição dos ST's para a FAP.

https://www.airway1.com/portugal-may-purchase-10-embraer-super-tucano-report/

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #991 em: Abril 05, 2021, 08:12:12 pm »
A fonte próxima ė o CG. Está visto
Isso veio aqui do fórum, vierem cá buscar.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #992 em: Abril 05, 2021, 08:32:11 pm »
A fonte próxima ė o CG. Está visto
Isso veio aqui do fórum, vierem cá buscar.

Olhe que não, olhe que não.

Abraços

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5516
  • Recebeu: 5482 vez(es)
  • Enviou: 3609 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #993 em: Abril 05, 2021, 09:33:18 pm »
És a fonte da FAP?

Não, não sou. E mesmo que fosse achas que alguma vez o confirmaria num fórum aberto? Foi uma pergunta colocada de um modo um tanto ou quanto leviano, não achas? ???


Desde que este assunto foi anunciado que nao para de surgir noticias de diferentes canais ate ja saiu numa determinada revista francesa que aborda mensalmente estes e outros temas da aviacao militar o mesmo interesse demonstrado por Portugal na compra dos dez ST ....

Está enganado. De facto, desde a presença do Super Tucano em Monte Real em Novembro passado, que se fala de forma mais veemente da sua possível aquisição para a Força Aérea, um assunto com muitos anos mas que nunca havia saído da cêpa torta. Porém, e face a todas as notícias que já saíram entretanto na AirForces Monthly, Air & Cosmos, etc, só no InfoDefensa é que é apontado o número de 10 aparelhos, exactamente a quantidade que referi a 30 de Março como estando a ser falado dentro da FAP, classificando-o na altura como um rumor.

O interesse no ST existe, as motivações politico-económicas existem, aparentemente o acordo tácito também, portanto por aí nada de novo. Só quanto ao número de células avançado é que achei curioso bater com aquilo que havia dito dias antes, são daquelas coincidências da vida...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Cabeça de Martelo, tenente, Stalker79, Red Baron

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3849 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #994 em: Abril 05, 2021, 09:43:34 pm »
Até agora esta notícia ainda não chegou aos jornais nacionais. Talvez só haja respostas por parte do MDN/FAP, depois desta notícia aparecer numa publicação nacional.

Neste momento, são mais as perguntas que as respostas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #995 em: Abril 05, 2021, 10:17:35 pm »
És a fonte da FAP?

Não, não sou. E mesmo que fosse achas que alguma vez o confirmaria num fórum aberto? Foi uma pergunta colocada de um modo um tanto ou quanto leviano, não achas? ???


Desde que este assunto foi anunciado que nao para de surgir noticias de diferentes canais ate ja saiu numa determinada revista francesa que aborda mensalmente estes e outros temas da aviacao militar o mesmo interesse demonstrado por Portugal na compra dos dez ST ....

Está enganado. De facto, desde a presença do Super Tucano em Monte Real em Novembro passado, que se fala de forma mais veemente da sua possível aquisição para a Força Aérea, um assunto com muitos anos mas que nunca havia saído da cêpa torta. Porém, e face a todas as notícias que já saíram entretanto na AirForces Monthly, Air & Cosmos, etc, só no InfoDefensa é que é apontado o número de 10 aparelhos, exactamente a quantidade que referi a 30 de Março como estando a ser falado dentro da FAP, classificando-o na altura como um rumor.

O interesse no ST existe, as motivações politico-económicas existem, aparentemente o acordo tácito também, portanto por aí nada de novo. Só quanto ao número de células avançado é que achei curioso bater com aquilo que havia dito dias antes, são daquelas coincidências da vida...

Estava a brincar :mrgreen:
« Última modificação: Abril 05, 2021, 11:28:33 pm por Red Baron »
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 846
  • Recebeu: 977 vez(es)
  • Enviou: 610 vez(es)
  • +10721/-201
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #996 em: Abril 06, 2021, 12:36:02 am »
 Se isto for realmente verdade é a prova provada que isto é mesmo uma choldra. O argumento de a Embraer ter cá uma fábrica de paineis e ser accionista maioritária da Ogma para justificar a opção do ST é uma desculpa para meninos engolirem. E prova então que não é uma opção técnica, mas política. E provará também inequivocamente outra coisa ainda mais grave.

 Considero que a opção pelo ST ainda é mais grave que a aquisição do C-390. Então se for a versão COIN ou CAS, então esta merda é mesmo uma república das bananas.

 Vou aguardar pela confirmação da notícia e caso se confirme, direi então o resto. Que não será pouco.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, NVF, Charlie Jaguar, tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3849 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #997 em: Abril 06, 2021, 01:02:46 am »
Para mim a questão não é a aeronave em si, é a forma e a altura em que o negócio é feito, caso se concretize. Sem concurso, sem qualquer análise crítica a esta e a outras aeronaves concorrentes, nem ao que mais se adequa à realidade portuguesa, e aos TOs em que participa. Nada.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5375
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9949 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #998 em: Abril 06, 2021, 01:28:50 am »
Porque é que a aquisição de uns milhares de pistolas, ou de uns helicópteros civis, tem que ser efectuada via NSPA, mas quando se trata de aquisições na ordem das centenas de milhões é tudo tratado directamente com o fabricante? Houve concursos para submarinos, VBR, Merlin, C295, mas para os substitutos dos C-130 e dos Alpha Jet tais procedimentos são magicamente dispensados. Cheira mal, muito mal!
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, Charlie Jaguar, tenente, dc

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 846
  • Recebeu: 977 vez(es)
  • Enviou: 610 vez(es)
  • +10721/-201
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #999 em: Abril 06, 2021, 03:04:36 am »
Porque é que a aquisição de uns milhares de pistolas, ou de uns helicópteros civis, tem que ser efectuada via NSPA, mas quando se trata de aquisições na ordem das centenas de milhões é tudo tratado directamente com o fabricante? Houve concursos para submarinos, VBR, Merlin, C295, mas para os substitutos dos C-130 e dos Alpha Jet tais procedimentos são magicamente dispensados. Cheira mal, muito mal!

Vou começar já a dar pistas:

https://www.justice.gov/opa/pr/former-embraer-sales-executive-pleads-guilty-foreign-bribery-and-related-charges

https://www.forbes.com/sites/dominicdudley/2016/10/24/embraer-pays-205m-fine-to-settle-international-bribery-cases/

https://sites.tufts.edu/corruptarmsdeals/embraer-dominican-indian-schemes/

https://allafrica.com/stories/202002280903.html

And so one, and so one...

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1000 em: Abril 06, 2021, 07:13:24 am »
Porque é que a aquisição de uns milhares de pistolas, ou de uns helicópteros civis, tem que ser efectuada via NSPA, mas quando se trata de aquisições na ordem das centenas de milhões é tudo tratado directamente com o fabricante? Houve concursos para submarinos, VBR, Merlin, C295, mas para os substitutos dos C-130 e dos Alpha Jet tais procedimentos são magicamente dispensados. Cheira mal, muito mal!

Vou começar já a dar pistas:

https://www.justice.gov/opa/pr/former-embraer-sales-executive-pleads-guilty-foreign-bribery-and-related-charges

https://www.forbes.com/sites/dominicdudley/2016/10/24/embraer-pays-205m-fine-to-settle-international-bribery-cases/

https://sites.tufts.edu/corruptarmsdeals/embraer-dominican-indian-schemes/

https://allafrica.com/stories/202002280903.html

And so one, and so one...

Estás enganado é lá agora possível que os Masters da Aviação sejam corruptos nem pensar, a corrupção só existe mesmo é nas empresas Portuguesas. :mrgreen:
Este negócio dos 390 pela pressa e não só com que foi efectuado cheira a podre e a culpa não é só dos nossos os Brasileiros tem a sua quota parte dela.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1001 em: Abril 06, 2021, 09:37:29 am »
Para mim a questão não é a aeronave em si, é a forma e a altura em que o negócio é feito, caso se concretize. Sem concurso, sem qualquer análise crítica a esta e a outras aeronaves concorrentes, nem ao que mais se adequa à realidade portuguesa, e aos TOs em que participa. Nada.

Mas qual negocio?
Não existe verba na LPM para este meio.
É apenas a FAP a preparar a LPM 2023, tal como a Marinha vai a jogo com a FREMM. O importante é ter projectos.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1002 em: Abril 06, 2021, 09:41:28 am »
Para mim a questão não é a aeronave em si, é a forma e a altura em que o negócio é feito, caso se concretize. Sem concurso, sem qualquer análise crítica a esta e a outras aeronaves concorrentes, nem ao que mais se adequa à realidade portuguesa, e aos TOs em que participa. Nada.

Mas qual negocio?
Não existe verba na LPM para este meio.
É apenas a FAP a preparar a LPM 2023, tal como a Marinha vai a jogo com a FREMM. O importante é ter projectos.

Mais depressa vem um tucano, que uma FREMM, e muito bem!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, mafets

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8644
  • Recebeu: 3241 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6480
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1003 em: Abril 06, 2021, 10:05:42 am »
Independentemente da forma de fazer negócio não ser a melhor prefiro o super-tucano a ter os caracóis mais uma carrada de anos a marinar em secretárias (tipo Uale, que foram só 20 e poucos se importaram com isso).



Quem conheço na RCA, a informação que me transmite e repito, transmite, é que não existe apoio de fogo. Os helis que supostamente o fariam, passam mais tempo no chão do que no ar, e falta doutrina a quem executa essa pilotagem. Resultado, usam os Mi17 versão de carga, com uma arma improvisada na porta. Sem blindagem, um foi atingido por disparos de 7,62 e aterrou de emergência. Ponto: Uma aeronave como o super tucano, versão coin, dá-lhes jeito.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/paras-sem-apoio-de-helicopteros-na-republica-centro-africana



Agora, isto não invalida a outra necessidade, ou seja: Helis de combate. E são os próprios militares a reconhecer isto. Portanto, para mim, mas grave que a aquisição dos ST, mesmo alguns da versão COIN, é existir um CEMGFA a afirmar, em plena AR, que não existem helis disponíveis para venda. Pior, termos os Merlin CSAR como estão. Portanto, não seria a minha escolha,  mas aceito a vinda dos ST, pelas razões que expliquei.


Cumprimentos

P.S. A questão Embraer X Estado Português, interesses e dinheiro á mistura é polémica. Agora, recordo que, mesmo depois de 2 vezes termos falhado negócio com a Airbus para helis (e supostamente existir o tal crédito, até porque só dos Nh90, foram 126 milhões), dos problemas de manutenção dos Merlin (novamente,  temos a guerra fabricante X Fap, mas acredito que o problema é dos dois), andamos a comprar Leonardo. E é só isto.  ;)

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, oi661114

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1004 em: Abril 06, 2021, 11:30:39 am »
Independentemente da forma de fazer negócio não ser a melhor prefiro o super-tucano a ter os caracóis mais uma carrada de anos a marinar em secretárias (tipo Uale, que foram só 20 e poucos se importaram com isso).

É verdade que a esquadra não está operacional, mas os seus pilotos de certeza que não estão à anos em secretárias, primeiro porque são obrigados a cumprir as horas de voo do semestre para se manterem pilotos, segundo porque tento a FAP falta de pilotos em todas as esquadras, não estou a ver a desperdiçar recursos humanos sem fazer nada, de certeza que andam a voar noutras aeronaves da FAP, quase de certeza, em Epsilon e possivelmente noutros.

Se não me engano, os pilotos do exército, chegaram a pagar do próprio bolso para voar em aeroclubes para manterem a qualificação.