O problema é que não devem ter forma de demonstrar as qualidades dos seus projectos, se não houver uma encomenda da Marinha ou outra entidade nacional. Não possui liquidez para fazer protótipos/demonstradores de tecnologia, nem liquidez para contratar pessoal para se dedicar à construção naval, e ao mesmo tempo ter pessoal para a manutenção de navios existentes.
Quem é que vai comprar algo ao Alfeite, que apenas tem projectos no papel, quando pelo mesmo preço ou até inferior, podem encomendar à Damen um navio do mesmo género e já com provas dadas? É preciso primeiro a MP encomendar navios ao AA, e demonstrar as suas capacidades lá fora. A Marinha não tem falta de navios por substituir, desde draga-minas e lanchas de desembarque que não os tem, a patrulhas, lanchas e navios hidrográficos.
Acho que a culpa disto é de todas as partes envolvidas. O AA quer cobrar o dobro à Marinha, mas e se com esses preços, tornar os seus serviços mais caros que, por exemplo, os espanhóis aqui ao lado? Certamente não vão ganhar mais clientes com isso, pelo contrário.