P3: Defesa gasta 309 milhões

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NVF

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #345 em: Junho 18, 2020, 10:23:45 am »
Lobo? Mas achas que vai surgir algum MPA europeu nos próximos 05 anos? Mais um cliente para o P-8 é o que é.
Talent de ne rien faire
 
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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #346 em: Junho 18, 2020, 10:50:29 am »
Lobo? Mas achas que vai surgir algum MPA europeu nos próximos 05 anos? Mais um cliente para o P-8 é o que é.



Só falta clientes.

 

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dc

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #347 em: Junho 18, 2020, 11:04:19 am »
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.
 

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LM

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #348 em: Junho 18, 2020, 11:44:11 am »
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Que a Alemanha e a França vai ter o A320neo MPA ou algo parecido parece certo:
Citar
The project, known as MAWS (Maritime Airborne Warfare System), aims to ensure, from 2030 onwards, the succession of the French Navy’s Atlantique 2 and the German Navy’s P-3C Orion. Unveiled at Euronaval 2018, Airbus’ A320M3A in its MPA variant appeared to be a natural candidate for the MAWS program.

O problema é até 2030, visto a França estar a modernizar os ATL2 mas a Alemanha  - agora - não poder esperar... mas duvido que usem o P-8A Poseidon como "stop-gap", salvo se abandonarem o MAWS para dar graxa ao Trump.  :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #349 em: Junho 18, 2020, 12:04:36 pm »
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Que a Alemanha e a França vai ter o A320neo MPA ou algo parecido parece certo:
Citar
The project, known as MAWS (Maritime Airborne Warfare System), aims to ensure, from 2030 onwards, the succession of the French Navy’s Atlantique 2 and the German Navy’s P-3C Orion. Unveiled at Euronaval 2018, Airbus’ A320M3A in its MPA variant appeared to be a natural candidate for the MAWS program.

O problema é até 2030, visto a França estar a modernizar os ATL2 mas a Alemanha  - agora - não poder esperar... mas duvido que usem o P-8A Poseidon como "stop-gap", salvo se abandonarem o MAWS para dar graxa ao Trump.  :mrgreen:

Os P-3 não vão deixar de voar.

A ideia da Airbus era não retirar os NEO do mercado civil para o mercado militar nesta altura, mas com a crise que temos agora dificilmente vão ter vendas no mercado civil. Por isso já existe mais vontade para avançar com este projecto.
 

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dc

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #350 em: Junho 18, 2020, 03:24:28 pm »
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Que a Alemanha e a França vai ter o A320neo MPA ou algo parecido parece certo:
Citar
The project, known as MAWS (Maritime Airborne Warfare System), aims to ensure, from 2030 onwards, the succession of the French Navy’s Atlantique 2 and the German Navy’s P-3C Orion. Unveiled at Euronaval 2018, Airbus’ A320M3A in its MPA variant appeared to be a natural candidate for the MAWS program.

O problema é até 2030, visto a França estar a modernizar os ATL2 mas a Alemanha  - agora - não poder esperar... mas duvido que usem o P-8A Poseidon como "stop-gap", salvo se abandonarem o MAWS para dar graxa ao Trump.  :mrgreen:

Os Super Hornet são da Boeing, os P-8 idem, logo acaba por haver a possibilidade de um negócio nesta ordem. Apesar de obviamente a preferência alemã ir para a Airbus.

Ainda vão ser o primeiro cliente do futuro MPA da Embraer, o P-390 Patrol Millenium.  :mrgreen:
« Última modificação: Junho 18, 2020, 03:26:10 pm por dc »
 

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dc

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #351 em: Junho 18, 2020, 09:43:55 pm »
Passou há menos de 1 hora um P-3 da FAP aqui na Margem Sul, sentido Norte-Sul em direcção à Arrábida. Ao aproximar-se da serra, fez um desvio abrupto, mais em de sudeste.

O avião vinha a baixa altitude. É a primeira vez que vejo um P-3C por estes lados, desde a sua ida para Beja.
 

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tenente

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #352 em: Junho 20, 2020, 07:28:26 am »
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Sem clientes, então e NÓS ???
Seria muito mais lógico e acertado, avançarmos para um projecto destes com um aeronave já mais que testada,  do que o que estamos a fazer com a compra dos 390, mas esquecia-me que os Ka-Ce, são os tais suprasumos polivalentes multiusos. :nice: :nice: :)) :nice:

Abraços
« Última modificação: Junho 20, 2020, 07:33:16 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #353 em: Junho 20, 2020, 12:59:31 pm »
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Sem clientes, então e NÓS ???
Seria muito mais lógico e acertado, avançarmos para um projecto destes com um aeronave já mais que testada,  do que o que estamos a fazer com a compra dos 390, mas esquecia-me que os Ka-Ce, são os tais suprasumos polivalentes multiusos. :nice: :nice: :)) :nice:

Abraços

Vamos ver é se não vais levar é com mais C295 MPA. :mrgreen:
 
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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #354 em: Junho 20, 2020, 01:04:33 pm »
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Sem clientes, então e NÓS ???
Seria muito mais lógico e acertado, avançarmos para um projecto destes com um aeronave já mais que testada,  do que o que estamos a fazer com a compra dos 390, mas esquecia-me que os Ka-Ce, são os tais suprasumos polivalentes multiusos. :nice: :nice: :)) :nice:

Abraços

Vamos ver é se não vais levar é com mais C295 MPA. :mrgreen:

Vá lá não disseste 390 mpa. :mrgreen:

Olha, se recebessemos uns quatro/cinco 295 mpa eu ficava mesmo muito chateado. ;)

Abraços
« Última modificação: Junho 20, 2020, 01:07:30 pm por tenente »
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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #355 em: Junho 20, 2020, 06:42:50 pm »
O MPA é um excelente avião, mas não substitui os P-3. Mas mais uns quantos MPAs não faziam mal nenhum, dadas as suas valências. Difícil é arranjar tripulações para tanto avião.  :mrgreen:
 

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #356 em: Junho 20, 2020, 07:22:48 pm »
O MPA é um excelente avião, mas não substitui os P-3. Mas mais uns quantos MPAs não faziam mal nenhum, dadas as suas valências. Difícil é arranjar tripulações para tanto avião.  :mrgreen:

Claro que te estás a referir ao 390 millennium/BCP MPA, correcto ? :mrgreen:

Abraços
« Última modificação: Junho 20, 2020, 07:24:39 pm por tenente »
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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #357 em: Junho 21, 2020, 11:17:54 am »
Claro que me refiro ao avião que ainda não existe.  :mrgreen:

E BCP vai ser o nome da versão de combate "Battle Cruiser Plane". Faz o AC-130 parecer um menino!!!  :mrgreen:
 

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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #358 em: Junho 18, 2023, 10:29:06 pm »
Será que vamos em frente com este avião?



"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
« Responder #359 em: Junho 19, 2023, 04:50:47 am »
Será que vamos em frente com este avião?



Claro que sim.......

Espero que não V. tenha passado despercebido o artigo (aliás, são dois) sobre o P3P no Suplemento Negócios do DN de 29 de Março.

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Defesa gasta 309 milhões com aviões em risco de reforma
JOAQUIM BRITO CAMACHO
Portugal vai gastar 309 milhões de euros na modernização de seis aviões P-3 Orion, quando uma avaliação sobre fadiga de materiais, encomendada em 2002 pela marinha norte-americana, revelou uma inesperada e «significativa» deterioração nos 227 Orions da Lockheed Martin de que a US Navy dispõe. A descoberta, que apanhou a marinha americana de surpresa, foi feita no princípio de 2003 e veio acelerar o processo de substituição destes aparelhos por um novo avião, com início anteriormente previsto para 2013.

As deficiências estiveram à beira de incapacitar a maioria dos P-3 ao serviço, revelou o capitão Steven Eastburg, do Comando de Sistemas Aeronavais, e levaram o almirante Vern Clark, chefe de operações navais da marinha americana, a emitir uma directiva no sentido de a US Navy reduzir drasticamente a sua frota de P-3 Orion em um terço nos próximos 18/24 meses - de 227 para 150 aparelhos. Estes 150 serão sujeitos a trabalhos de renovação rigorosos, para prolongar ao máximo a sua vida útil, mas os problemas são tão graves que põem em risco a própria possibilidade de manter operacional a maioria até à entrada ao serviço do modelo substituto. Um dos principais motivos do desgaste agora descoberto tem a ver com as condições em que o P-3 Orion habitualmente opera, em ambiente marítimo e frequentemente a baixa altitude, sujeito ao poder corrosivo do ar carregado de sal. Portugal dispõe de seis P-3 Orion - fabricados em 1968 e adquiridos em 1986 à Lockheed Martin, na sequência de uma retoma desta empresa à força aérea da Austrália - e a Lei de Programação Militar (LPM) tem inscrita uma verba de 309 milhões de euros para a sua actualização.

Esta prevê a modernização dos equipamentos e sensores e ainda a extensão de vida da «célula» (o avião propriamente dito), que está perto do limite. Segundo o Ministério da Defesa, o programa LECIP (Life Extension and Capabilities Improvement Program) prolongará a vida dos aviões por «mais 20 anos», tendo Pedro Guerra, assessor de Paulo Portas, afirmado ao DN que em relação à célula «não há grande problema».

Tal horizonte temporal parece, no entanto, optimista face às informações aqui referidas, dado que as deficiências detectadas afectam a plataforma-base dos aparelhos numa escala inesperada.

Sabendo-se que o primeiro P-3 Orion saiu da fábrica em 1962, não é muito animadora a expectativa de longevidade dos P-3 portugueses, fabricados em 1968. Ou seja: se uma grande parte dos P-3 da marinha americana, qualquer deles mais recente que os portugueses, não aguenta até 2013, mesmo com as modernizações que vão sofrer, será arriscado afirmar que os nossos duram até 2024.

Segundo Degenar Drumond, na publicação online brasileira Defesa@Net (21 Novembro 2003), a US Navy deverá emitir brevemente (ou poderá já ter emitido) uma comunicação a todos os operadores de P-3 a recomendar a troca, tão rápida quanto possível, das asas e cauda dos aparelhos, estimando-se só o custo dessa troca em cerca de 25 milhões de euros por avião. A mesma publicação refere ainda a previsão de que «o último P-3C (ver «Saiba Mais) deixará de voar nos EUA em 2017», na sequência da sua substituição por um novo aparelho.

A revista britânica de aeronáutica Flight International menciona o interesse de vários países asiáticos na aquisição de P-3 modernizados, afirmando que os problemas agora detectados, que levarão à aceleração da reforma antecipada dos P-3C (o modelo mais moderno) da marinha dos EUA, implicam que não vai haver falta de oferta de Orions. O mercado de trabalho, chamemos-lhe assim, será invadido, nos próximos 18/24 meses, por pelo menos 75 «jovens reformados por invalidez» da US Navy, que serão entusiasticamente disputados por países menos exigentes.

Com o objectivo da modernização dos P-3, o ministro da Defesa português dirigiu um convite para apresentação de propostas apenas a duas empresas norte-americanas, a L3 Communications e a Lockheed Martin. Mas contratempos vários levaram a primeira a desistir, deixando a Lockheed sozinha em campo. De assinalar que a legislação portuguesa que regulamenta este tipo de negócios estabelece que o convite deve ser dirigido a «pelo menos três fornecedores» (ver página ao lado).

O aparelho que vai substituir o P-3 Orion na marinha norte-americana (genericamente designado como MMA (Multi-mission Maritime Aircraft) será escolhido entre dois concorrentes finais: um novo aparelho da Lockheed Martin, o Orion 21, ainda em projecto e especialmente concebido para o efeito, ou uma adaptação do Boeing 737 civil.

Um outro texto "Aviões portugueses têm 36 anos".
 
O P-3 Orion é um avião projectado principalmente para a luta anti-submarina, patrulhamento marítimo e busca e salvamento, mas pode desempenhar outras missões, como vigilância terrestre ou controlo do tráfico de droga. Entrou ao serviço da marinha norte-americana em 1962 e o último aparelho para esta força foi fabricado em 1990. A linha de montagem dos P-3 Orion na Lockheed fechou de vez em 1995. Foram construídos três modelos principais - P-3A, P-3B e P-3C - e a marinha dos EUA opera presentemente apenas o modelo mais avançado, o P-3C. Os portugueses são do modelo P-3B e saíram da fábrica em 1968. Foram comprados em 1986 e, após algumas modificações, coordenadas pela Lockheed Martin, adquiriram a designação P-3P.     
     JOAQUIM BRITO CAMACHO

JGS
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