Modernização dos Lynx Mk95A

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #60 em: Fevereiro 19, 2021, 01:24:32 pm »
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)

Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1

"Brilharete" com mastro oco e helicóptero sem FLIR. Só mesmo cá.  ::)
 

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tenente

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #61 em: Fevereiro 19, 2021, 02:20:12 pm »
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)

Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1


Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am

Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm

ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?

Freeman

às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.

Abraços

Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.

Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 19, 2021, 02:21:07 pm por tenente »
 

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mafets

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #62 em: Fevereiro 19, 2021, 02:44:56 pm »
Das 5? Se entregarem um ou dois em 2021 já é bom, agora os 5... :mrgreen: :mrgreen:



Outra que os génios cá do sítio esqueceram-se. Com toda a gente na NATO a aposentar os Lynx, não aumentarem e reforçaram o deck das M. Quero ver o que nos vão emprestar da próxima, por exemplo os alemães...  :o :o



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #63 em: Fevereiro 19, 2021, 03:35:27 pm »
Metem para lá um UAV VTOL, algo como o Camcopter S100, e está bom. Estrangeiro claro, porque nós não temos cá disso!
 

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Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #64 em: Fevereiro 19, 2021, 05:42:42 pm »
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)

Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1


Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am

Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm

ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?

Freeman

às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.

Abraços

Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.

Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!

Abraços

Há uma outra questão ainda, mas desta feita mais secundária e que foi rapidamente resolvida no 04: sem o sistema FLIR no nariz do aparelho, o centro de gravidade ficou um pouco mais desequilibrado face ao maior peso dos novos motores, no entanto isso era algo já antecipado pela Leonardo dado o facto de não estar prevista a instalação de um dispositivo IR na nossa modernização, e não houve problemas de maior. Desnecessariamente, claro está.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #65 em: Fevereiro 19, 2021, 08:23:53 pm »
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)

Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1


Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am

Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm

ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?

Freeman

às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.

Abraços

Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.

Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!

Abraços

Há uma outra questão ainda, mas desta feita mais secundária e que foi rapidamente resolvida no 04: sem o sistema FLIR no nariz do aparelho, o centro de gravidade ficou um pouco mais desequilibrado face ao maior peso dos novos motores, no entanto isso era algo já antecipado pela Leonardo dado o facto de não estar prevista a instalação de um dispositivo IR na nossa modernização, e não houve problemas de maior. Desnecessariamente, claro está.

Não há palavras!!!!!!

Metam lastro, não metem sensores e armas, metam pedragulhos.
Nos "Tejo" fizeram, embora uma cave de vinhos fizesse mais sentido.

Tudo preso era pouco

« Última modificação: Fevereiro 19, 2021, 08:29:33 pm por Pescador »
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #66 em: Fevereiro 19, 2021, 09:48:36 pm »
Não há palavras!!!!!!

Metam lastro, não metem sensores e armas, metam pedragulhos.
Nos "Tejo" fizeram, embora uma cave de vinhos fizesse mais sentido.

Sim, foi isso mesmo. A Leonardo foi buscar experiência e conhecimento ao caso dos Super Lynx 300 da Marinha Real Tailandesa que, tal como os nossos aparelhos, não usam sistema FLIR. A diferença está em que o modelo 300 já vinha de fábrica com reforço estrutural integrado.



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #67 em: Fevereiro 19, 2021, 10:28:40 pm »
Se fossemos uma nação decente, tinhamos já ao serviço SH-60 ou NH-90N, e fragatas novas.


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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #68 em: Fevereiro 20, 2021, 02:42:19 pm »
Hey Charlie tens andado desaparecido

Pois é, em Maio vão finalmente mostrar o mastro oco ao mundo! Não está mal pensado

Enquanto Isso:

https://defencebelgium.com/2021/02/20/une-derniere-mission-de-prestige-pour-lalouette-iii-avant-son-retrait/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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tenente

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #69 em: Março 18, 2021, 01:27:16 pm »
Enquanto isso por terras de Sua majestade, em Yeovil, o nosso 19204 voou mais uma vez.

Flying this morning:
AW101 ZJ995 WHE05
Lynx ZH583 WHE03

Abraços
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #70 em: Março 18, 2021, 02:14:19 pm »
Enquanto isso por terras de Sua majestade, em Yeovil, o nosso 19204 voou mais uma vez.

Flying this morning:
AW101 ZJ995 WHE05
Lynx ZH583 WHE03

Abraços

O 05 (ZH584) é que não há maneira de fazer o primeiro voo...
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #71 em: Março 18, 2021, 02:23:22 pm »
Estão na dúvida se instalam o FLIR.  :mrgreen:
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #72 em: Março 27, 2021, 10:40:16 am »
Yeovilton Thursday 25th March

Lynx or wildcat departed by road at midday

To confirm first flights
ZJ992/AB Merlin mk4a Friday 19th March
ZZ112 AW101 MK612 Tuesday 23rd March
Delivery
ZH843 Merlin HMA 2 we understand was delivered back to Culdrose this week possibly late Tuesday
G-RBHF AW139 back to Owners on Tuesday

Estou a tentar saber que heli saiu de Yeovil por estrada !

Abraços
 

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PereiraMarques

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #73 em: Abril 01, 2021, 10:54:47 pm »
Citar
------- Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 17/21, de 31
de março:
EQUIPA DE ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO
DO SIMULADOR LYNX MK95 PARA A VERSÃO MK95A (EAF-SIMLYNX).
Considerando que, com a modernização dos helicópteros Lynx Mk95, foi identificada a
necessidade de modernizar o simulador1
instalado em Nordholz, Alemanha, adequando-o à
formação, treino e certificação das tripulações para o Lynk MK95A.
Considerando que o treino dos pilotos da Marinha Portuguesa em simulador do
helicóptero Lynx MK95A é fundamental, a partir de 2024, para a segurança na operação e
no emprego tático destas aeronaves, assim como para a gestão das qualificações das
tripulações de voo e dos níveis de proficiência necessários.
Considerando os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho para a Negociação
da Solução de Treino em Simulador Lynx MK95A (GT-SIMLYNX), criado através do despacho
do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 23/18, de 4 de junho.
Considerando, ainda, a necessidade de garantir os interesses da Marinha na
prestação de serviços para modernizar a atual configuração do simulador do Joint Lynx
Simulator Training Establishment para a configuração MK95A, bem como o
acompanhamento dos aspetos técnicos, administrativos e financeiros junto das diferentes
entidades envolvidas, nacionais e internacionais.
Assim, ao abrigo do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 17.º da Lei Orgânica de
Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA), aprovada pela Lei Orgânica n.º
1-A/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 6/2014, de 1 de
setembro, determino:
1. É criada, na dependência do contra-almirante Diretor de Navios, a Equipa de
Acompanhamento e Fiscalização do Projeto de Modernização do Simulador Lynx Mk95
para a versão Mk95A (EAF-SIMLYNX).
2. A EAF-SIMLYNX é chefiada por um capitão-de-mar-e-guerra da Direção de Navios e
tem a seguinte constituição:
a. Núcleo:
i. Comandante da Esquadrilha de Helicópteros;
ii. Chefe do Departamento Jurídico Económico e Contratual, da Direção
Jurídica;
iii. Chefe da Divisão de Helicópteros, da Direção de Navios;
iv. Chefe da Divisão Administrativa e Financeira, da Direção de Navios.
b. Peritos:
i. Segundo Comandante da Esquadrilha de Helicópteros;
ii. Chefe do Serviço de Simulador, da Esquadrilha de Helicópteros;
iii. Diretor Técnico-Pedagógico do Centro de Instrução de Helicópteros;
iv. Qualified Helicopter Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros;
v. Helicopter Warfare Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros;
vi. Sonar Operator Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros.
c. Representantes de outras entidades ou outros elementos, quando tal for
considerado necessário.
3. Compete ao chefe da EAF-SIMLYNX:
a. Chefiar e dirigir os recursos humanos atribuídos ou agregados à equipa;
b. Propor superiormente a inclusão de outros elementos que venham a ser
necessários ao projeto, bem como as ações a desenvolver no âmbito do
planeamento, da execução e do controlo do projeto;
c. Coordenar a atividade da equipa e o relacionamento com as diferentes entidades
envolvidas no projeto, nacionais e internacionais;
d. Identificar e propor as medidas complementares ou alternativas que considere
necessárias e adequadas à execução do projeto;
e. Assegurar que a coordenação e o controlo sejam efetuados em conformidade
com as boas práticas e a doutrina para a gestão de projetos em vigor na
Marinha;
f. Manter o contra-almirante Diretor de Navios informado sobre a evolução da
execução do projeto, de acordo com o plano de comunicação que for aprovado.
4. Compete à EAF-SIMLYNX:
a. Definir, planear, executar e controlar o projeto de modernização, concretizando
as ações tendentes à criação e desenvolvimento, no âmbito do material, tendo
em vista o acompanhamento e fiscalização do desenvolvimento do projeto e o
apoio à North Atlantic Treaty Organization Support and Procurement Agency
(NSPA) no processo de contratação;
b. Promover a obtenção de eventuais bens e serviços não contratados e que se
revelem indispensáveis à concretização do programa, nos limites financeiros
aprovados;
5. A EAF-SIMLYNX é apoiada administrativamente pela Direção de Navios.
6. Os encargos associados às atividades da EAF-SIMLYNX são suportados pela Lei de
Programação Militar e/ou por outra fonte de financiamento que venha a ser
determinada.
7. Com a criação da EAF-SIMLYNX é extinto o GT-SIMLYNX, à data do presente
despacho.
8. A EAF-SIMLYNX extingue-se automaticamente um mês após a aceitação definitiva dos
trabalhos de modernização do Simulador Lynx Mk95 para a versão Mk95A.
9. O presente despacho produz efeitos na data da sua assinatura.

1 O simulador é operado pela Marinha Portuguesa, enquanto participante do consórcio Joint Lynx Simulator
Training Establishment (JLSTE), juntamente com a Marinha Alemã, e é gerido pelo Joint Executive Committee
(JEC)
 

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #74 em: Maio 11, 2021, 07:52:15 pm »
Enquanto por cá, a marinheca, continua em Mar chão com ventos de feição, em terras de Sua Majestade, ontem, o nosso 19204, lá fez mais um voo de certificação de pessoal de voo, digo eu ::).

MONDAY 10TH May

ZZ415 WILDCAT HMA
ZZ517 WILDCAT HMA
ZZ102 AW101 MK612
ZH864/70 Merlin HMA AEW
ZH584/04 Lynx MK95A
I-RAIU AW189
G-SKNG Sea King XZ597/M
G-WSEX Wessex

Abraços
« Última modificação: Maio 11, 2021, 07:57:21 pm por tenente »