KC-390 na FAP

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1395 em: Junho 10, 2021, 10:48:25 pm »
Cresce a apreensão e um certo descontentamento no seio da Força Aérea com todo este volte-face em relação ao projecto (K)C-390. As chefias, tal como o MDN, continuam a apostar no aparelho, no entanto os operacionais começam a levantar sérias dúvidas que o desfecho venha a ser positivo, temendo poder estar perante um potencial elefante branco.

Qual volte face? Não continua tudo em andamento?

Mas, independentemente da qualidade do aparelho, da quantidade produzidos, etc, vai haver sempre "nos operacionais" uns mais saudosistas, que resistem a mudanças bruscas, vi muito isso na passagem do Puma para o EH101, pessoal que preferia o Cougar por ser mais parecido com o que já operavam, só que moderno.

E o KC ainda têm a desvantagem de não vir de nenhum dos pólos tradicionais, EUA (pessoal que prefere o C130J) ou Europa (pessoal que prefere avião da Airbus).

Nos F-16 também há preferências, como aqui, ir para o Viper, ir para o F-35, ir para algo europeu, já foi o Eurofigher, mas essa já não é novidade, terá que ser algo que ainda venha a ser criado.
« Última modificação: Junho 10, 2021, 10:51:11 pm por Lightning »
 
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oi661114

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1396 em: Junho 10, 2021, 11:31:07 pm »


Pois é CG, o que andamos aqui a dizer a meses, está a acontecer, o elefante branco vai ficar na sala, bem no meio dela...
Ao menos que se reduzissem para 3 aviões (como fizeram os Brasileiros com a sua encomenda) e partir já para 2 A-400M.

Claro e até o preço de hora de voo do A400 e a necessidade de manutenção constante dos motores e caixas de transmissão é 100% compatível com o orçamento da FAP... (deve ser por isso que muitas F.A. estão a reduzir o numero de unidades...) ::)
 

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typhonman

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1397 em: Junho 10, 2021, 11:45:31 pm »


Pois é CG, o que andamos aqui a dizer a meses, está a acontecer, o elefante branco vai ficar na sala, bem no meio dela...
Ao menos que se reduzissem para 3 aviões (como fizeram os Brasileiros com a sua encomenda) e partir já para 2 A-400M.

Claro e até o preço de hora de voo do A400 e a necessidade de manutenção constante dos motores e caixas de transmissão é 100% compatível com o orçamento da FAP... (deve ser por isso que muitas F.A. estão a reduzir o numero de unidades...) ::)
Será, no entanto, os nossos aliados, com quem trabalhamos todos operam ou vão operar C-130J e H e A-400M.
Não me lembro de operarmos com Húngaros...
Enfim.....
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1398 em: Junho 11, 2021, 01:10:55 am »
Vocês me fazem lembrar a história do FX2 aqui do Brasil, onde diziam que Rafale (meu preferido) era a jaca voadora que nunca ia ter clientes fora a França... Escolhemos o Gripen, e olha que coisa! Rafale vendeu para 6 países. Hoje teriamos um esquadrão formado e operando. Mas não adianta chorar pelo leite derramado!
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1399 em: Junho 11, 2021, 09:53:11 am »
Qual volte face? Não continua tudo em andamento?

Mas, independentemente da qualidade do aparelho, da quantidade produzidos, etc, vai haver sempre "nos operacionais" uns mais saudosistas, que resistem a mudanças bruscas, vi muito isso na passagem do Puma para o EH101, pessoal que preferia o Cougar por ser mais parecido com o que já operavam, só que moderno.

E o KC ainda têm a desvantagem de não vir de nenhum dos pólos tradicionais, EUA (pessoal que prefere o C130J) ou Europa (pessoal que prefere avião da Airbus).

Nos F-16 também há preferências, como aqui, ir para o Viper, ir para o F-35, ir para algo europeu, já foi o Eurofigher, mas essa já não é novidade, terá que ser algo que ainda venha a ser criado.

Porquê?
Nada no KC-390 é original.

Bom, para quem tem 3 dedos de testa, penso que a resposta é óbvia. Se há apreensão dentro da própria FAB, que possui uma frota de transporte táctico e estratégico como nós não temos, por ir receber apenas 14 aparelhos, por cá com 5 não há razões para ficar preocupado com a eventualidade deste sistema de armas poder vir a ser potencialmente um elefante branco? A sério que é mesmo preciso explicar as razões todas por A+B? É que entre aquilo que a Embraer diz e faz vai uma grande diferença, e mais não digo.

Existe uma natural preocupação dentro da FAP no que concerne a este assunto sim, e nada tem a ver com saudosismos, antes com planeamento; a situação já é demasiado complicada com os C-130 e a sua modernização, por isso mais problemas não são de todo desejados como é óbvio. Mas se anda tudo por aqui a ficar parvo por causa da nova coqueluche do FD, por aqui me fico.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1400 em: Junho 11, 2021, 10:55:07 am »
Vocês me fazem lembrar a história do FX2 aqui do Brasil, onde diziam que Rafale (meu preferido) era a jaca voadora que nunca ia ter clientes fora a França... Escolhemos o Gripen, e olha que coisa! Rafale vendeu para 6 países. Hoje teriamos um esquadrão formado e operando. Mas não adianta chorar pelo leite derramado!

Para Tudo. Um compatriota a afirmar que preferia o Rafale ao Gripen!!! :mrgreen: Então mas o Gripen não é o melhor caça do mundo e arredores desde que a fab o escolheu?  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/f-39-gripen-fab4100-conheca-em-detalhe-o-moderno-caca-brasileiro



Cumprimentos.  :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Não acho o Gripen uma má escolha mas de facto o Rafale ou F18 para o Brasil eram melhores. No entanto o Gripen tem muito mais margem de desenvolvimento que os restantes já amplamente desenvolvidos,  ;) O resto, tem sobretudo a ver com o acesso ao crédito não com a qualidade dos aparelhos.  :P

« Última modificação: Junho 11, 2021, 02:34:44 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1401 em: Junho 11, 2021, 10:59:02 am »
Qual volte face? Não continua tudo em andamento?

Mas, independentemente da qualidade do aparelho, da quantidade produzidos, etc, vai haver sempre "nos operacionais" uns mais saudosistas, que resistem a mudanças bruscas, vi muito isso na passagem do Puma para o EH101, pessoal que preferia o Cougar por ser mais parecido com o que já operavam, só que moderno.

E o KC ainda têm a desvantagem de não vir de nenhum dos pólos tradicionais, EUA (pessoal que prefere o C130J) ou Europa (pessoal que prefere avião da Airbus).

Nos F-16 também há preferências, como aqui, ir para o Viper, ir para o F-35, ir para algo europeu, já foi o Eurofigher, mas essa já não é novidade, terá que ser algo que ainda venha a ser criado.

Porquê?
Nada no KC-390 é original.

Bom, para quem tem 3 dedos de testa, penso que a resposta é óbvia. Se há apreensão dentro da própria FAB, que possui uma frota de transporte táctico e estratégico como nós não temos, por ir receber apenas 14 aparelhos, por cá com 5 não há razões para ficar preocupado com a eventualidade deste sistema de armas poder vir a ser potencialmente um elefante branco? A sério que é mesmo preciso explicar as razões todas por A+B? É que entre aquilo que a Embraer diz e faz vai uma grande diferença, e mais não digo.

Existe uma natural preocupação dentro da FAP no que concerne a este assunto sim, e nada tem a ver com saudosismos, antes com planeamento; a situação já é demasiado complicada com os C-130 e a sua modernização, por isso mais problemas não são de todo desejados como é óbvio. Mas se anda tudo por aqui a ficar parvo por causa da nova coqueluche do FD, por aqui me fico.

CG e no fim vamos ficar com 5 KC-390 e 4 C-130HM, qual é a lógica por detrás disto ?
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1402 em: Junho 11, 2021, 12:02:46 pm »
Qual volte face? Não continua tudo em andamento?

Mas, independentemente da qualidade do aparelho, da quantidade produzidos, etc, vai haver sempre "nos operacionais" uns mais saudosistas, que resistem a mudanças bruscas, vi muito isso na passagem do Puma para o EH101, pessoal que preferia o Cougar por ser mais parecido com o que já operavam, só que moderno.

E o KC ainda têm a desvantagem de não vir de nenhum dos pólos tradicionais, EUA (pessoal que prefere o C130J) ou Europa (pessoal que prefere avião da Airbus).

Nos F-16 também há preferências, como aqui, ir para o Viper, ir para o F-35, ir para algo europeu, já foi o Eurofigher, mas essa já não é novidade, terá que ser algo que ainda venha a ser criado.

Porquê?
Nada no KC-390 é original.

Bom, para quem tem 3 dedos de testa, penso que a resposta é óbvia. Se há apreensão dentro da própria FAB, que possui uma frota de transporte táctico e estratégico como nós não temos, por ir receber apenas 14 aparelhos, por cá com 5 não há razões para ficar preocupado com a eventualidade deste sistema de armas poder vir a ser potencialmente um elefante branco? A sério que é mesmo preciso explicar as razões todas por A+B? É que entre aquilo que a Embraer diz e faz vai uma grande diferença, e mais não digo.

Existe uma natural preocupação dentro da FAP no que concerne a este assunto sim, e nada tem a ver com saudosismos, antes com planeamento; a situação já é demasiado complicada com os C-130 e a sua modernização, por isso mais problemas não são de todo desejados como é óbvio. Mas se anda tudo por aqui a ficar parvo por causa da nova coqueluche do FD, por aqui me fico.

Da parte da FAB foi feita uma escolha em qual projecto meter todas as fichas e a escolha foi no Gripen. Até porque os brasileiros pensão que podem vender uns KC-390 a Suécia a quando da negociação do 2º e 3º lote. Algo que eu acho muito difícil.

Quanto ao KC-390 dentro da FAP, podemos criticar a compra e o preço. Mas todos os sistema críticos do KC-390 são comerciais ou com muito uso no mercado militar(não tem nada novo, ou inovador). Para alem da Embraer ser conhecida pelo pós-venda, acrescentando a isso ser dona da OGMA. 
 

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NVF

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1403 em: Junho 11, 2021, 03:26:58 pm »
Era cancelamento imediato! Afinal precedentes não faltam. Depois era falar com a Angela e com a Ursula e arranjar subsídios para 04 A400M e 02 MRTT
Talent de ne rien faire
 
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Cabeça de Martelo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1404 em: Junho 11, 2021, 03:28:53 pm »
Primeiro KC-390 português já ostenta as cores da Força Aérea Portuguesa



Em um vídeo recentemente divulgado pela Embraer, é possível ver a linha de montagem do C-390 Millennium com a primeira aeronave do tipo com a pintura da Força Aérea Portuguesa.

O vídeo divulgado serviu para mostrar os principais marcos do programa, como certificações e capacidades adquiridas pela aeronave multimissão da fabricante brasileira.

A primeira aeronave destinada a Portugal (que pode ser vista no tempo 1:32) tem a cor cinza OTAN, adotada na grande maioria de aeronaves portuguesas, bem como a Cruz de Cristo.


O voo inaugural do primeiro KC-390 Millennium português está previsto para ocorrer ainda este ano. Em 2022 deve passar por uma série de testes e certificações no Brasil, antes de ser entregue no início de 2023, conforme programado.

A Força Aérea Portuguesa encomendou cinco aeronaves KC-390 que substituirão a frota de C-130H Hercules até 2027, ao ritmo de uma por ano.

 :arrow: https://www.cavok.com.br/primeiro-kc-390-portugues-ja-ostenta-as-cores-da-forca-aerea-portuguesa
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1405 em: Junho 11, 2021, 05:31:32 pm »
Se há apreensão dentro da própria FAB, que possui uma frota de transporte táctico e estratégico como nós não temos, por ir receber apenas 14 aparelhos.

Ah ok, só estava a pensar no lado português.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1406 em: Junho 11, 2021, 05:35:35 pm »
CG e no fim vamos ficar com 5 KC-390 e 4 C-130HM, qual é a lógica por detrás disto ?

Não vão ficar 30 anos, o plano deve ser à medida que os KC390 forem sendo entregues, um por ano, vão assumindo missões, e substituindo os C-130 aos poucos, os F-16 e os A-7 também operaram em conjunto vários anos, até 99.
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1407 em: Junho 11, 2021, 05:38:28 pm »
Era cancelamento imediato! Afinal precedentes não faltam. Depois era falar com a Angela e com a Ursula e arranjar subsídios para 04 A400M e 02 MRTT

Já vamos receber a bazooka europeia  :mrgreen:
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1408 em: Junho 11, 2021, 06:51:29 pm »
O costa e os amigos vão, já nós, duvido
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1409 em: Junho 11, 2021, 07:28:33 pm »
O costa e os amigos vão, já nós, duvido

Pois, já vem aí uma, não acredito que mandem uma "segunda" para armamento.