Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: Notícias da FAP
« Última mensagem por tenente em Hoje às 06:06:28 am »
patético

A defesa do Interesse Nacional, como o sr mdN advoga, se calhar, nesta situação, para não se continuar com esta PALHAÇADA, do é que não  é, e do que diz que disse ou não disse, impunha o afastamento do cargo do dito sr mdN, pois como responsável da pasta, deveria ter alertado para as limitações, falta de recursos humanos e materiais que a FAP, tem para desempenhar, Cabalmente, esta nova missão.

Como tenho, já há mais de cinco anos vindo a dizer,  a transformação da FAP, primeiro numa entidade de transporte aéreo, depois com a Valência de combate aos FF e, agora com a responsabilidade de evacuações aeromedicas em todo o território Nacional, essa transformação dizia, está a decorrer calmamente e sem ruido de fundo.

As já poucas capacidades de combate da FAP, essas, continuam, calmamente, em sentido inverso, a regredir, ajudando assim à transformação da FAP, numa entidade de transporte aéreo relegada para a área da protecção civil.

Operações Normais.

Abraços
2
Mundo / Re: Rússia
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 02:43:25 am »
É um mistério... ou será coincidência?
Tanker carrying million barrels of oil suffers explosion after calling at Russian port – Bloomberg

https://www.yahoo.com/news/tanker-carrying-million-barrels-oil-164558213.html
3
Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por Bubas em Hoje às 02:28:32 am »
Então quando comprarmos F-35 que chegam dentro de 5, 6 anos, e que passado outros 5 ficam tão obsoletos como os de 4gen ficam para os de 5gen. Ficamos com aviões obsoletos que custaram 5MM€, e em 10 anos voltamos a gastar 7MM€ para não passarmos à irrelevância?

Olha uma ideia. Eu que preferia saltar para os de 6 geração, se andarmos na Maionese, entravamos num consorcio Europeu de 6 geração, saltavamos os F35 e compravamos jatos de treino xpto como o que aqui referem em baixo.

E quando elaboraste essa ideia, pensaste em todas as variáveis associadas a essa ideia?

Sabendo que um programa 6G europeu só trará resultados daqui a 15 anos, como é que resolves a questão dos F-16 até lá? Modernizas, substituis, ou arrastam-se até 2040?
Fiquei mesmo com a impressão que tinha sido isto que disse. "entravamos num consorcio Europeu de 6 geração, saltavamos os F35 e compravamos jatos de treino xpto como o que aqui referem em baixo. "

Pensaste nos custos de tudo isso? É que o caça 6G será forçosamente mais caro que o F-35, portanto se no F-35 se fala em 5000-5500M, no caso 6G pode chegar aos 7000M para o mesmo número de aeronaves. E antes disso terias que gastar pelo menos 1500-2000M para modernizar ou substituir os F-16.
Então já estamos a assumir que nunca vamos comprar aviões de 6gen, porque são muito caros, mas vamos andar 7 ou 8 anos no topo e depois mais 20 na completa irrelevância porque os de 6gen custam mais 2MM€ e como é óbvio não vamos gastar agora 5MM€ e depois mais 7MM€.
Estúpido mesmo é manter os F-16, comprar um grupo de caças M-346 que também servem para  treino a jato (que algumas pessoas por aqui dizem ser extremamente importante) e depois de entrar num consorcio de 6gen, comprar 7MM€ de aviões que manteriam a FAP no topo por muitos e bons anos.
Se alguém encontrar por aqui um racional para isto avise.

A ideia de saltar logo para a 6ª geração não é má, mas tem que ter por base um racional, não é só para ser diferente.
4
Armadas/Sistemas de Armas / Re: Marinha Turca
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 02:23:15 am »
TCG Muratreis is the third in a series of six Reis-class (Type 214) submarines.

https://www.navaltoday.com/2025/05/30/turkish-navys-third-reis-class-submarine-hits-the-water/
5
Exército Português / Re: Notícias do Exército Português
« Última mensagem por Duarte em Julho 05, 2025, 11:34:37 pm »
6
Força Aérea Portuguesa / Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Última mensagem por JohnM em Julho 05, 2025, 11:33:49 pm »
Mas queres CAS para quê? E mesmo que sim resolvias isso com um meio mais barato.
Eu não quero CAS para nada… acho que não é necessário, mas isso sou eu… aparentemente a FA quer, e os “bichos” estão quase a chegar, é uma facto consumado. A minha questão, no outro tópico, era qual outra plataforma pode fazer as duas coisas e incorporar a indústria nacional, melhor que o ST. Tenho todo o prazer em saber qual a tua opinião, no tópico do ST, não aqui… este é para o MRTT… e quando responderes, por favor não evites responder dizendo pela 3492a vez aqui no fórum que erro foi a aquisição e como estão todos de compadrio com a Embraer…  estou genuinamente interessado em saber que outra plataforma faria CAS e treino simultaneamente, ao mesmo tempo que incorpora tecnologia e a indústria nacionais. Nem mais, nem menos…
7
« Última mensagem por Lightning em Julho 05, 2025, 11:28:00 pm »
MDN e General CEMFA falaram do assunto.
Força Aérea em emergência médica. Nuno Melo garante meios dia e noite https://share.google/vU7Czt4OOsnhXLwJa

Parece que afinal também há 2 C295 em prontidão.

E os C395 em emergência pré-hospitalar no continente servem mesmo para quê?

Para o mesmo que nos Açores e na Madeira.
8
Força Aérea Portuguesa / Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Última mensagem por Pneucareca em Julho 05, 2025, 11:05:24 pm »
Mas queres CAS para quê? E mesmo que sim resolvias isso com um meio mais barato.
9
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Duarte em Julho 05, 2025, 10:58:42 pm »
10
« Última mensagem por yuwanko em Julho 05, 2025, 10:40:41 pm »
MDN e General CEMFA falaram do assunto.
Força Aérea em emergência médica. Nuno Melo garante meios dia e noite https://share.google/vU7Czt4OOsnhXLwJa

Parece que afinal também há 2 C295 em prontidão.

E os C395 em emergência pré-hospitalar no continente servem mesmo para quê?
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10