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Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por dc em Hoje às 12:33:58 am »
Quanto a vocês não sei, mas a mim parece-me que ou começam a pagar bem melhor às tripulações, ou vão ter que arranjar pessoal originário das respectivas regiões para os Merlin.

Em situações destas, e com os meios actuais, se calhar até era preferível ter um Lynx da Marinha ocasionalmente destacado (pelo menos na Madeira), para tentar solucionar minimamente situações como esta. Pelo menos deixavam de ser apenas táxis aéreos durante 90% do tempo, e permitiam uma melhor agilização da rotação dos Merlin. Aproveitavam e certificavam o convés de voo dos NPOs, permitindo-lhes estender o seu alcance se necessário, quando houvesse um navio destes na zona. Faltava-lhes era o FLIR, para ajudar.

Se aumentos de salários e recrutar tripulações locais não resultarem, era de pensar seriamente num novo modelo de rotação, menos prolongado, e eventualmente a contar com o esforço combinado de mais do que uma frota de helis (passando a incluir, quando necessário, os Lynx e/ou os UH-60 na rotação).
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Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por raphael em Abril 25, 2024, 11:55:37 pm »
Lembrai-vos dos diálogos sobre a sangria dos pilotos-comandante da Esquadra 751, por causa da criação/edificação da 752 e colocação em permanência de tripulações nas Lajes sem a rotação?...bom pois é...parece que o Arquipélago da Madeira, nos próximos tempos só vai contar com o C-295...

Na ausência de tripulação completa...ao que li nas redes sociais, o EH-101 do AM3 Porto Santo retraiu para o Montijo...até termos melhores dias.

Confirma-se?

Ainda vamos chegar ao cúmulo de termos aeronaves e não termos tripulações/pilotos...noutras esquadras de voo...
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Abril 25, 2024, 11:28:54 pm »
Não creio que a razão seja essa. Até porque o interesse no ST já vem de trás, e, tal como o 6º KC, querem forçar a que a FAP os compre.

O que não é de todo descabido, é um BE vir propor algo estapafúrdio, do género de pagar tal indemnização, com a subida de 2% do PIB para a Defesa.
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Drecas em Abril 25, 2024, 11:21:40 pm »
Calma, acho que entrar aqui numa de que a compra dos ST é por reparações históricas é ir um bocadinho longe demais

O tópico de reparações nunca se centra neste estilo de compras
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por Get_It em Abril 25, 2024, 11:15:00 pm »
Alguém que faça as contas às dívidas que foram perdoadas aos PALOPs e a quantidade de outros apoios que receberam.

Cumprimentos,
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Get_It em Abril 25, 2024, 11:12:23 pm »
Haverá dúvidas a esta altura do campeonato das ligações do Marcelo ao Brasil e de todas as negociatas que têm ocorrido? Os últimos comentários por parte dele não têm nada a ver com estar a ficar cheché, são apenas uma tentativa de justificar um negócio que para alguns/muitos tem de acontecer para levarem a sua parte.

Cumprimentos,
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Tecnologia Militar / Re: Veículos não tripulados/controlados remotamente
« Última mensagem por CruzSilva em Abril 25, 2024, 10:26:10 pm »
POSSÍVEL NOVO TRUNFO PARA A MARINHA ESTADO-UNIDENSE

(Northrop Grumman Manta Ray)

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Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por dc em Abril 25, 2024, 10:23:20 pm »
O dinheiro é da parte de nenhum dos dois, da mesma forma que o EP e a MGP não pagaram um cêntimo pelo KC, nem pela aeronave CAS. É apenas fingimento poético. O NAVPOL será tão ou mais usado pela Protecção Civil do que pelo Exército, e a PC (ou o MAI) também não vai pagar um cêntimo.

Mesmo compartimentando as verbas, cerca de 100 milhões (que eram 150) já dava para alguma coisa. 30 milhões no EP duplicava a verba do programa SHORAD por exemplo, 60 milhões na MGP permitiam reforçar stocks de munições, ou aumentar ligeiramente a verba para os dois AORs, ou canalizar a verba para substituir as VdG.

Para a Marinha, é mais um navio a mamar recursos e guarnição. Uma Marinha que já se vê à rasca para manter o pouco que tem. Mantendo-se o interesse no NAVPOL + o PNM, não se entende para quê os 2 AORs. Com a opção feita por 2 AORs e o PNM, não se entende o porquê de um NAVPOL. Certamente não na conjuntura actual, onde a capacidade de combate continua a ser relegada para 3º plano.

O CAS é uma invenção para comprar o ST. Com os 180 milhões do CAS + os 110 do 6º KC, conseguias substituir os Alpha Jet por um turboprop mais barato (que até podia ser o ST não combatente e em menor número, já que não seria usado para destacamentos), conseguias duplicar ou triplicar a verba dos helis de evacuação, que permitia adquirir mais helis e mais bem equipados (e com capacidade CAS incluída), e ainda sobrava verba, fosse para contribuir para o MLU dos Merlin ou C-295, fosse para armamento para os F-16.

Ter pouco dinheiro já é lixado, agora ter pouco e geri-lo mal, é ainda pior!
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Exército Português / Re: Paradas e Desfiles Militares
« Última mensagem por Lusitano89 em Abril 25, 2024, 10:05:54 pm »
Desfile do 25 de Abril 2024


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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Abril 25, 2024, 10:05:27 pm »
"Compensações" do colonialismo, escravatura, etc. Com base no comentário de ontem do Marcelo.

STs e 6º KC são 300M€, montante que já ajudaria bastante na modernização de várias frotas como o Merlin, por exemplo.

É pena de facto a Helibras ser subsidiária da Airbus Helicopters, e não da Leonardo Helicopters... ::)

300 milhões não é brincadeira nenhuma!

Com 100 milhões quase que triplicavas a verba dos helicópteros de evacuação, Já os restantes 200 pagavam um substituto a hélice do Alpha Jet, que no mínimo servia de stop gap até uma decisão mais definitiva com um modelo a jacto (e se no futuro se optasse por um a jacto, este a hélice transitava para o lugar dos TB-30), e provavelmente ainda sobrava algum dinheiro.
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