LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #945 em: Dezembro 27, 2014, 04:46:42 pm »
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/armas_g3_vao_ser_substituidas.html
Citar
Em aberto está ainda a aquisição de um navio logístico – o ‘Siroco’ –, que a marinha francesa pode vender em segunda mão por 80 milhões de euros.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/poli ... uidas.html





O sonho comanda a vida.  :wink: http://www.netmarine.net/bat/tcd/siroco/caracter.htm

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #946 em: Dezembro 28, 2014, 03:41:22 pm »
Não acredito muito nessa noticia do Correio da Manhã, uma vez que os brasileiros estiveram na passada semana em França numa missão de avaliação ao Siroco e o montante indicado na noticia do CM de 80 milhões de euros, é o mesmo montante que está a ser negociado com a Marinha do Brasil.
Agora que era uma boa oportunidade para adquirir um LPD por esse preço era...
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #947 em: Dezembro 28, 2014, 06:52:09 pm »
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Por Cristina Rita



O Governo aprovou ontem a revisão da Lei de Programação Militar (LPM), que não era alterada desde 2009. Na lista de mudanças, apurou o CM, está a substituição da G3, uma arma sobretudo usada pelo Exército, mas que faz parte da história das Forças Armadas e das memórias de muitos portugueses que combateram no Ultramar.

A ideia de substituir esta arma não é nova, arrasta-se há cerca de dez anos, mas não foi concretizada. Segundo o diploma, com prazo de programação para seis anos, a nova LPM dará início à substituição destas armas, não sendo de excluir a venda das G3 existentes antes de se avançar para a compra de novo armamento. Na programação do Governo está também a substituição da frota dos C-130 por aeronaves da Embraer – os K-390. Porém, a mudança não será imediata.

O CM sabe que no plano se inclui a aquisição das viaturas táticas ligeiras 4X4 para o Exército que podem destronar alguns chaimites. Contudo, a lista de compras do Governo ainda não foi, sequer, enviada ao Parlamento, onde estas e outras alterações serão debatidas.

Em aberto está ainda a aquisição de um navio logístico – o ‘Siroco’ –, que a marinha francesa pode vender em segunda mão por 80 milhões de euros.

De acordo com informações recolhidas pelo CM, o ministro da Defesa, Aguiar-Branco, não informou os partidos, da maioria e da oposição, sobre a LPM, uma prática que contraria a tradição de alguns dos seus antecessores, numa lei que tem garantido o consenso político.


O artigo do Correio da Manha, esta cheio de erros...mostra falta de conhecimento sobre estes assuntos:
"prazo de programacao de 6 anos", isso era a LPM ainda em vigor...a nova vai ter 3 periodos de 4 anos.
"viaturas táticas ligeiras 4X4 para o Exército que podem destronar alguns chaimites"...ora as chaimites ja foram subsituidas...

No entanto espero que esta noticia do "Siroco" tenha algum fundamento...o facto de o Brazil estar interessado nao impede Portugal de tambem estar !!!!
80 milhoes de Dolares, foi o preco que o Chile pagou em 2011 pelo Irmao Gemeo, o "Foundre"...com mais 8 anos do que o "Siroco"...por isso 80 milhoes de Euros parece que foi tirado dessa noticia :) mas senao parece-me um bom preco, quando comparado com os provaveis 250 a 300 milhoes para construir o LPD que a Marinha tem em projecto.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #948 em: Dezembro 28, 2014, 07:13:09 pm »
Não so' os brasileiros estão interessados, mas os chilenos, em 2013, estavam a considerar um segundo navio anfíbio, designadamente o Siroco. Ao que parece, o contrato de aquisição do Foudre continha uma opção de compra do Sciroco, ou seja, se os chilenos o quiserem tem preferência sobre qualquer outro comprador.  Vamos ver no que isto dá, mas das varias opções no mercado o Sciroco, apesar de ser um LSD (e não um LPD), parece ser a melhor opção. E' possível que em breve um dos Albion vá para o mercado, mas os navios ingleses, apesar de terem melhor eletrónica e de serem maiores, têm a desvantagem de não ter hangar e de requerem uma tripulação maior.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #949 em: Dezembro 28, 2014, 07:19:12 pm »
Enfim, jornalismo português no seu melhor. Foram atrás da notícia da substituição das G-3 e da LPM e depois adicionaram uns rumores e umas coisas com base nuns press releases.

Quanto ao Sirocoé é um navio que não tem assim tantos anos (1996/98) e com um complemento quase nada superior ao planeado para o NAVPOL (150 vs. 160) mas parece se tratar de uma aquisição de oportunidade, da mesma forma que as fragatas e os patrulhas dinamarqueses foram. No entanto, acho que seria quase incompetência estar a gastar o pouco dinheiro que o governo deixa gastar na defesa (e Marinha) ao adquirir este meio quando temos outras prioridades, mesmo na Marinha. Afinal de contas, a aquisição do NAVPOL seria para dotar a Marinha com uma nova capacidade e não para substituir outros navios mais velhos (caso dos patrulha) e para manter uma escola de combate (caso dos submarinos). Estamos também a falar de um navio que tem menos capacidade que outros mais modernos e que terá custos de operação maiores. Mais ainda, seria muito mais vantajoso gastar este dinheiro para construir/adquirir um LPD dado que temos a tecnologia e a capacidade para construir um navio destes cá, incluindo os sistemas de gestão e comunicações. Afinal de contas, o projecto inicial do NAVPOL já está pronto há um bom tempo (contrapartida dos submarinos), falta é a vontade política e libertar os cordões à bolsa para avançar com o projecto.



Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #950 em: Dezembro 28, 2014, 08:30:22 pm »
No caso de uma eventual venda, Portugal, como parceiro da NATO, não teria prioridade sobre o Chile ou o Brasil?
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #951 em: Dezembro 28, 2014, 08:37:52 pm »
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Navio Polivalente Logístico, também referido como NPL2 ou NavPol, trata-se de um projecto de um navio logístico anfíbio de desembarque desenvolvido pela Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH para o estado Português como contrapartida pela compra dos submarinos da classe Tridente.1

O projecto do navio prevê uma doca alagável à popa, para transporte de lanchas de desembarque, e de um grande convés de voo para operar vários tipos de helicópteros.4 O navio terá também a capacidade de transportar um batalhão de Fuzileiros, ou do Exército, e várias dezenas de viaturas.4

O projecto está avaliado em 15 milhões de euros e a construção do navio tem um custo estimado de 230 milhões de euros1 e é considerado um dos mais importantes na reestruturação da marinha portuguesa.5

Se não houvesse BPN's e fundações MS quantos NPL não poderíamos comprar...

Uma pequena questão operacional, com um tão limitado sistema de defesa (Peças 20mm e defesas electrónicas e anti-missil) numa missão como a recente efectuada em Cabo Verde, até que ponto um NPL como o que está projectado a poderia fazer sozinho?? Não teria que levar sempre uma fragata por arrasto?
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #952 em: Dezembro 28, 2014, 09:11:50 pm »
Se mostrarmos o nosso cartão NATO temos direito a um fabuloso desconto ?
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #953 em: Dezembro 28, 2014, 09:37:33 pm »
Citação de: "mafets"



Aqueles interiores à anos 80/90... Até me dá arrepios...  :?
Teria de levar uma modernização profunda. Por isso o melhor seria mesmo uma navio construído de raiz e à nossa medida.
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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #954 em: Dezembro 29, 2014, 11:37:47 am »
Citação de: "Crypter"
Uma pequena questão operacional, com um tão limitado sistema de defesa (Peças 20mm e defesas electrónicas e anti-missil) numa missão como a recente efectuada em Cabo Verde, até que ponto um NPL como o que está projectado a poderia fazer sozinho?? Não teria que levar sempre uma fragata por arrasto?
Para que? Só se for para disparar misseis Sea Sparrow, harpoon ou projecteis de artilharia ao vulcão? :mrgreen: Trata-se de uma missão de carácter humanitário pelo que os 3 Simbad systems , as 3 peças de 30 mm Breda-Mauser guns e  as 4 12.7 mm M2-HB Browing machine guns dum Siroco, chegam e sobram. O Brasil no Haiti só mandava de quando em vez uma Niteroi, de resto eram sobretudo os navio de desembarque pesado, LSD e LPD. No Líbano é que tem uma permanentemente.
 
Citação de: "P44"
No caso de uma eventual venda, Portugal, como parceiro da NATO, não teria prioridade sobre o Chile ou o Brasil?

Não, pelo menos no caso do Chile que quando adquiriu o Foundre ficou com opção de compra sobre o Siroco. Com o Brasil também duvido porque ainda agora a DCNS conseguiu o contrato para a manutenção do S. Paulo, está a participar na construção dos 5 submarinos (um deles nuclear) e nós à França não compramos "à séculos" (salvo erro desde os Panhard MD-11 para o Exercito), tendo ainda por cima preferido os alemães à França, aquando da aquisição dos submarinos (graças a Deus... :mrgreen: ).

Citação de: "HSMW"
Aqueles interiores à anos 80/90... Até me dá arrepios...  :roll:  :?

O ideal era construir de raiz? Se fosse um JSS Karel Dorman que alia as capacidades de projecção de força às de um navio tanque (o NRP Bérrio já conta com idade avançada) sim. Mas a Holanda quando quis vender o seu pedia 300 milhões de euros por um navio novo que custa 400 milhões, sendo que Portugal previa 230 milhões de euros para construir o seu. E quantos anos levaria a construir? E qual o Preço? Mesmo esta "casca de noz" da marinha Neozelandesa (que automaticamente lhe dá mais capacidade que a nossa marinha) custou 130 milhões de dólares e nem hangar ou doca alagada tem (http://en.wikipedia.org/wiki/HMNZS_Canterbury_(L421)). Navios como o Foundre ou Bay podem ter diversos defeitos, sem dúvida, mas custam entre 65 a 70 milhões de euros e possuem tripulação e custos operacionais praticamente iguais do que tínhamos planificado para o NAVPOL. A marinha italiana também se quer desfazer dos S. Georgio, pode ser que algum deles seja mais adequado à Marinha Portuguesa, nem que seja o  San Giusto feito à medida e pago pela protecção civil italiana (em caso de catástrofe na Madeira e Açores era o tipo ideal para auxiliar as populações. Como não temos continuamos a rezar para que as situações se resolvam com fragatas. Esperemos também que não exista nenhuma crise mais complicada como a da Guiné. até porque a ideia da Nato comprar os dois Vladivostok parece não passar de intenções).


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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #955 em: Dezembro 30, 2014, 08:59:38 pm »
Citar
Sabe-se agora que, no início do segundo semestre de 2014, a Marinha do Chile comunicou oficialmente ao governo francês que desistia da aquisição do irmão-gêmeo do “Foudre”, denominado “Siroco” na frota militar da França. O navio está, agora, sendo vistoriado pela Marinha do Brasil.

Em Santiago, a avaliação dos almirantes foi de que a classe “Foudre”, apesar de possuir amplas possibilidades de emprego – como navio-doca, navio de controle de área, navio-hospital e de socorro a vítimas de desastres naturais –, é de operação dispendiosa. Além disso, sua manutenção exigiria um gasto com modernização considerado, nas atuais circunstâncias, inaceitável.


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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #956 em: Dezembro 31, 2014, 06:48:40 am »
Citação de: "P44"
Citar
Sabe-se agora que, no início do segundo semestre de 2014, a Marinha do Chile comunicou oficialmente ao governo francês que desistia da aquisição do irmão-gêmeo do “Foudre”, denominado “Siroco” na frota militar da França. O navio está, agora, sendo vistoriado pela Marinha do Brasil.

Em Santiago, a avaliação dos almirantes foi de que a classe “Foudre”, apesar de possuir amplas possibilidades de emprego – como navio-doca, navio de controle de área, navio-hospital e de socorro a vítimas de desastres naturais –, é de operação dispendiosa. Além disso, sua manutenção exigiria um gasto com modernização considerado, nas atuais circunstâncias, inaceitável.


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Boas festas

Ainda há marinhas com bom senso, este navio para nós de nada serviria !
Temos assim tanta pressa em adquirir este navio porquê e para quê ?
A nossa força de fuzileiros está minimamente equipada com LDp's/LDM's para serem alocadas ao navio ?
Se calhar também viriam com o Navio, mais velharias para a frota............
Temos helis em número suficiente para quando empenhassemos este navio continuarmos a efectuar os nossos SAR's e afins ?
Temos dinheiro para o modernizarmos ? Valeria a pena essa modernização ? Pensemos nos STANFLEX 300.........
A termos uma unidade destas teriamos de ter também um novo navio reabastecedor de frota e seria de todo conveniente a sua, construção, do NavPol, em território nacional, digo eu.

Isto é o que acho sobre a possível e errada aquisição deste navio.

Ten

Não será muito mais útil termos um número bem superior de NPO's ?
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #957 em: Dezembro 31, 2014, 11:29:25 am »
Citação de: "tenente"
Citação de: "P44"
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Sabe-se agora que, no início do segundo semestre de 2014, a Marinha do Chile comunicou oficialmente ao governo francês que desistia da aquisição do irmão-gêmeo do “Foudre”, denominado “Siroco” na frota militar da França. O navio está, agora, sendo vistoriado pela Marinha do Brasil.

Em Santiago, a avaliação dos almirantes foi de que a classe “Foudre”, apesar de possuir amplas possibilidades de emprego – como navio-doca, navio de controle de área, navio-hospital e de socorro a vítimas de desastres naturais –, é de operação dispendiosa. Além disso, sua manutenção exigiria um gasto com modernização considerado, nas atuais circunstâncias, inaceitável.


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Ainda há marinhas com bom senso, este navio para nós de nada serviria !
Temos assim tanta pressa em adquirir este navio porquê e para quê ?
A nossa força de fuzileiros está minimamente equipada com LDp's/LDM's para serem alocadas ao navio ?
Se calhar também viriam com o Navio, mais velharias para a frota............
Temos helis em número suficiente para quando empenhassemos este navio continuarmos a efectuar os nossos SAR's e afins ?
Temos dinheiro para o modernizarmos ? Valeria a pena essa modernização ? Pensemos nos STANFLEX 300.........
A termos uma unidade destas teriamos de ter também um novo navio reabastecedor de frota e seria de todo conveniente a sua, construção, do NavPol, em território nacional, digo eu.

Isto é o que acho sobre a possível e errada aquisição deste navio.

Ten

Não será muito mais útil termos um número bem superior de NPO's ?

Na minha opinião acho que é importante adquirirmos um navio com estas capacidades... mas, de facto, temos que tomar em consideração diversos fatores (não só o seu custo). Já se fala na substituição dos Lynx, na compra de LDps, LDMS para os fuzos, na substituição do NRP Bérrio... não seria a compra deste navio uma boa oportunidade para dar continuidade a estes projetos de substituição/modernização/compra ?
e se fosse... haveriam custos adicionais .

Será que vale a pena ?  :|

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #958 em: Dezembro 31, 2014, 01:56:00 pm »
Em primeiro lugar não deixa de ser curioso que o "Poder Naval" divulga a noticia dias depois de uma equipa da Marinha Brasileira se deslocar a França para analisar o Siroco com uma possível compra em mente. Tudo coincidência e vamos acreditar que é o "Matoso Maia" e os seus problemas de motor e não se tratam de movimentações para assegurar para si o navio que é "caro" para o Chile. :mrgreen:
Citar
A MB enviará comitiva coordenada pelo CMG (EN) Luiz Carlos Delgado, outros 5 oficiais superiores e um Engenheiro de Tecnologia Militar, todos lotados na DEN, que embarcarão para Toulon, no dia 13.12.2014, para realizar visita técnica ao navio de assalto anfíbio (LPD) Siroco (L9012), da classe “Foudre”.

O objetivo é avaliar as condições do navio e a possibilidade de a MB vir a operá-lo. Caso a avaliação seja positiva, ele deverá ser adquirido.

A avaliação ocorrerá entre os dias 16 e 18 de dezembro.http://www.naval.com.br/blog/2014/12/08/marinha-do-brasil-vai-avaliar-o-navio-de-assalto-anfibio-frances-siroco/
 
Dois. O Ciroco não é o Foundre.  Basta ver a data de entrada em serviço de cada uma das unidades. E 8 anos de diferença ainda tem que se lhe diga.  :mrgreen:  :roll:  :G-beer2:  :G-beer2:
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