Projecto Embraer KC-390

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Vitor Santos

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1260 em: Novembro 17, 2020, 04:49:56 pm »
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1261 em: Janeiro 12, 2021, 06:58:33 am »
A España servir hasta morir
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1262 em: Janeiro 17, 2021, 08:39:19 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1263 em: Fevereiro 10, 2021, 04:42:52 pm »
Embraer KC-390 vai até o Alasca para fazer testes gelados junto do Boeing 777X


Citar
O cargueiro militar KC-390 (C-390 Millenium) brasileiro, fabricado pela Embraer, está, neste momento, no Alasca para “entrar numa gelada” e fazer testes a -33ºC.

O jato militar brasileiro é o mesmo que estava em operação conjunta com a Royal Air Force, U.S. Air Force e U.S. Army no Exercício Culminating. O KC-390 foi responsável por levar equipamento e os militares brasileiros da Brigada de Infantaria Paraquedista.

Após o fim do exercício, o KC-390 de matrícula FAB2855 voou de Alexandria, na Geórgia, até Jacksonville, na Flórida, voando depois para Anapólis com escala em Boa Vista. Já a ida para o Alasca seguiu a rota inversa: Anapólis – Boa Vista – Jacksonville – Moses Lakes – Fairbanks, segundo aponta o FlightRadar24.

Ao todo foram percorridos do Brasil até o Alasca em torno 12.572 km, como mostra este mapa do Great Circle Mapper:


O Aeroporto de Moses Lakes, uma das escalas do voo, fica no estado de Washington e é utilizado com muita frequência pela Boeing, que faz voos de testes na região, além de usar seus pátios como estacionamento de aeronaves novas. Nos casos dos testes, os jatos decolam da região de Seattle e vão até o remoto aeroporto no leste de Washington para realizar treinamento de pousos, decolagens e arremetidas.

Na publicação acima, incorporada do perfil do FBO Million Air no Instagram, é possível ver a aeronave fazendo a parada de reabastecimento em Moses Lake, após um voo de 6 horas e 32 minutos entre a Flórida e Washington, quase uma hora a mais do esperado devido aos fortes ventos encontrados na rota. Esse também foi um dos voos mais longos feito pelo avião, até agora.

Já a chegada ao Alasca aconteceu na noite do dia 8 e os testes em ambientes congelantes devem começar hoje (9), onde o dia amanheceu com -33ºC de temperatura. Serão seis dias de testes no total e depois disso a aeronave retorna ao Brasil.

Teste gelado ao lado de um gigante

Estes testes em ambientes gelados são feitos para analisar se a estrutura e sistemas do avião se comportam como o esperado, com gelo e temperaturas muito baixas. Nestas situações, os lubrificantes perdem sua viscosidade e partes com borracha da aeronave podem rachar, além de testar todo o isolamento do avião.

Junto com o KC-390, quem também está no Alasca enfrentando todo este frio é o Boeing 777X, de matrícula N779XZ, que chegou no dia 6 para testes similares, e tem voado na região desde então. No entanto, a campanha de testes da Boeing não tem relação com os testes do jato brasileiro.

Essa é a primeira vez que o maior avião fabricado no Brasil e o maior avião bimotor do mundo operam num mesmo aeroporto.

 :arrow:  https://www.aeroin.net/embraer-kc-390-vai-alasca-testes-junto-boeing-777x
 

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1264 em: Fevereiro 12, 2021, 04:10:28 pm »
FAB envia KC-390 ao Alasca para testes em clima frio


Citar
A Força Aérea Brasileira enviou um de seus cargueiros Embraer KC-390 Millennium para Fairbanks, no Alasca, para testes em clima frio.

A aeronave chegou ao sul do Círculo Polar Ártico em 8 de fevereiro e os testes foram planejados para a duração da semana seguinte, informou a Força Aérea Brasileira em 10 de fevereiro. O avião comercial Boeing 777X em desenvolvimento também está em Fairbanks para testes em climas frios.

“O próprio teste serve para verificar como a aeronave opera em situações de frio extremo que podem chegar a -33°C (-27,4° F)”, diz a Força Aérea Brasileira. “Serão estudadas as partes isoladas da aeronave e possíveis fissuras causadas pelo frio.”

A Embraer entregou o quarto KC-390 à Força Aérea Brasileira em dezembro. Brasília encomendou 28 exemplares do cargueiro médio no total.

Além do Brasil, a Hungria assinou um acordo para dois KC-390 em novembro. Portugal encomendou cinco KC-390 em 2019.

A Embraer tem lutado para obter compromissos adicionais para comprar a aeronave, além de uma enxurrada inicial de cartas de intenções e pedidos.

A empresa tem 33 cartas de intenções pendentes que está trabalhando para converter em pedidos firmes. Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca e a empresa de serviços de aviação SkyTech assinaram cartas de intenções.



FONTE: FlightGlobal
 

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1265 em: Fevereiro 12, 2021, 10:32:50 pm »
Uma pergunta para quem souber responder. O KC-390 pode fazer uma aterragem em tão curta distância?

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Vitor Santos

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1266 em: Abril 02, 2021, 02:25:46 pm »
Embraer conclui com sucesso qualificação de reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium


Citar
São José dos Campos – SP, 1º de abril de 2021 – A Embraer alcançou mais um importante marco no desenvolvimento do programa do cargueiro militar multimissão KC-390 Millennium, com a conclusão bem-sucedida da qualificação de reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium, comprovando, para a Força Aérea Brasileira (FAB), a nova capacidade operacional da aeronave.

A capacidade de transferência de combustível em voo entre duas aeronaves do mesmo modelo, utilizando “pods” de reabastecimento em voo subalares, é única nesta categoria, o que permite aos operadores do KC-390 Millennium ampliarem a capacidade de transporte logístico e em operações de busca e salvamento, aumentando a autonomia e o alcance de suas missões.

As demonstrações foram conduzidas na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, em voos com transferência de combustível entre duas aeronaves. Os voos contaram com a participação de pilotos e engenheiros da FAB, quando foram demonstradas as excelentes qualidades de voo do avião e a baixa carga de trabalho para a tripulação, resultado das leis de controle do sistema de “fly-by-wire”, desenvolvido pela Embraer especialmente para o KC-390.

Desde a entrada em operação, o KC-390 vem provando seu excelente desempenho e capacidade como aeronave multimissão de nova geração. Recentemente, a frota de quatro aeronaves operada pela FAB já superou as 2.400 horas de voo em operações, sendo usada extensivamente nas operações de combate à Covid-19 no Brasil. Além da FAB, a aeronave foi encomendada pelas Forças Aéreas de Portugal e da Hungria.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium é uma aeronave de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria.

Para as forças aéreas que desejam entrar no século 21 alcançando maior eficiência operacional e com aeronaves modernas e significativamente mais capazes, o C-390 Millennium oferece incomparáveis capacidades de mobilidade, alta produtividade e flexibilidade a baixo custo operacional. Trata-se de uma aeronave concebida com um projeto robusto e utilizando tecnologias de ponta, tendo sido especialmente desenvolvida para operar em ambientes austeros e de executar uma ampla gama de missões com uma única plataforma, com altos níveis de disponibilidade, confiabilidade, segurança e capacidade de sobrevivência.

O C-390 Millennium e a variante KC-390 Millennium voam mais rápido e transportam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização em operações humanitárias, táticas e estratégicas. O C-390 e o KC-390 Millennium exigem menos inspeções e manutenções, com níveis de simplificação normalmente associados apenas a aeronaves comerciais. Esta característica, combinado com sistemas e componentes altamente confiáveis, reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2021/04/01/embraer-conclui-com-sucesso-qualificacao-de-reabastecimento-em-voo-entre-duas-aeronaves-kc-390-millennium/

 

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1267 em: Abril 11, 2021, 08:26:31 pm »


Citar
Seems the KC390 has begun flying with a targeting pod under the forward fuselage.
A España servir hasta morir
 

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1268 em: Abril 25, 2021, 02:23:40 am »

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1269 em: Abril 25, 2021, 02:35:37 pm »
Alguém não gostou da foto do Ká-Cê.
Já levei um menos!  :mrgreen:  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1270 em: Abril 25, 2021, 02:46:01 pm »
Alguém não gostou da foto do Ká-Cê.
Já levei um menos!  :mrgreen:  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Você está é bem. Já eu tomei 3185 menos no lombo.
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1271 em: Abril 26, 2021, 05:24:52 pm »
Ainda assim és mais popular que o P44.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1272 em: Abril 27, 2021, 03:15:48 pm »
 

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1273 em: Maio 12, 2021, 12:50:00 pm »
Florbela Costa. "Por incrível que pareça, muitos dos processos de fabrico dos motores do helicópetro de Marte são manuais"



Tem 32 anos e liderou a equipa que desenvolveu os motores do helicóptero que esta semana voou pela primeira vez em Marte. Acredita que, depois deste feito, se fica mais perto de se poder pensar em voos tripulados noutro planeta.

...

Mas foi satisfeita ou ficou chateada por não haver mais vagas na Força Aérea?

Na altura fiquei bastante desiludida porque queria mesmo muito entrar na Força Aérea. Hoje fico muito contente por ter tido o percurso que tive, de ter ido para a UBI onde aprendi imenso e fiz grandes amigos, por depois ter tido a oportunidade de entrar no CEEIa (Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos) na altura em que entrei.

Uma semana depois de entregar a tese de mestrado.

Sim. Acabei por ter muita sorte. Fiquei cinco anos e meio trabalhar no projeto de colaboração entre o CEEIa e a Embraer para o desenvolvimento do KC-390 e de depois tive esta oportunidade fantástica de vir para a Maxon, em Lucerna, e ter os motores para o helicóptero de Marte como o meu primeiro projeto.

É isso que é surpreendente: uma engenheira nova, de 32 anos, estar à frente desse projeto numa grande empresa. Ficou surpreendida com essa responsabilidade?

Fiquei. O meu chefe apostou em mim. Mas é isso, só foi possível porque viu que tinha a experiência do CEEIa. Quando entrei no CEEIa éramos 20 pessoas a trabalhar no projeto com a Embraer, todos muito novos, muitos de nós recém-licenciados ou com mestrados, sem experiência profissional nenhuma. Foram cinco anos em que cresci imenso, tive diferentes posições e no final estava como gestora de projeto à frente de uma equipa de 25 pessoas nesse grande projeto da Embraer em que desenvolvemos o Elevator & Sponson do KC-390, que foi o maior projeto de desenvolvimento que Portugal teve na aviação.

Para quem não percebe nada de aviões, estamos a falar de que parte do aparelho?

O KC-390 é a aeronave que vai por exemplo substituir o C-130 da Força Aérea Portuguesa, é uma aeronave muitíssimo grande, com 34 metros de envergadura. Nós fizemos a barriga do avião, que contém as portas do trem de aterragem, que se chama Sponson. E fizemos o Elevator que é a parte móvel da asa traseira que controla o pitch (movimento em torno do eixo horizontal) do avião, é um flight control (superfícies de controle de voo) da aeronave.

E estava a gerir uma equipa com 26 anos.

Sim, tive muita sorte e acabou por ser uma grande experiência. E isso permitiu-me depois candidatar-me a este trabalho de gestora de projeto na Maxon, apesar de ser muito mais nova do que as pessoas que trabalham comigo.

E como é que isso foi visto? É um ambiente com muita competição ou correu bem?

É um ambiente muito saudável, nunca senti por parte dos meus colegas alguma inveja. Todos trabalhamos em projetos interessantes. Na altura o meu chefe estava a trabalhar no programa ExoMars, que foi adiado para 2022. Tinha outra colega, também mulher, que estava a trabalhar com uma equipa nos motores do rover Perseverance. Na prática temos todos projetos tão espetaculares que não há inveja, pelo contrário há uma enorme entreajuda. Somos uma equipa multicultural. O meu chefe é inglês, essa colega que coordenou o outro projeto é meio suíça e meio americana e tenho outro colega gestor de projeto alemão. Somos metade mulheres, metade homens. É um ambiente muito diverso.
...

https://ionline.sapo.pt/artigo/732335/florbela-costa-por-incrivel-que-pareca-muitos-dos-processos-de-fabrico-dos-motores-do-helicopetro-de-marte-sao-manuais-?seccao=Mais_i
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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P44

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1274 em: Maio 13, 2021, 04:10:56 pm »
Ainda assim és mais popular que o P44.  :mrgreen:

Pensei que o Daniel era o recordista, mas afinal é o Vitor

Já estou em 3º como o Benfica  :-P
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas