Portugal Ultramarino

  • 307 Respostas
  • 70613 Visualizações
*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #270 em: Abril 22, 2009, 01:57:12 pm »
Samora Machel portou-se como Estaline em relação à população branca portuguesa


Diplomatas soviéticos que deram início às relações diplomáticas entre URSS e Moçambique criticam a política de Samora Machel face à população portuguesa branca, sublinhando que, nesta área, o Presidente moçambicano se comportou de forma semelhante ao ditador soviético, José Estaline.

"De forma dura, como Estaline, Samora Machel tratou os portugueses que viviam em Moçambique. Muitos deles receberam com entusiasmo os combatentes pela independência quando entraram em Lourenço Marques e estavam prontos a cooperar de todas as formas com a Frelimo", escreve Piotr Evsiukov, primeiro embaixador soviético em Moçambique, em "Memórias sobre o trabalho em Moçambique", a que a Lusa teve acesso.

"Não obstante, também aqui se revelou o extremismo de Samora Machel. Ele apresentou condições tais de cidadania e residência aos portugueses em Moçambique que eles foram obrigados, na sua esmagadora maioria, a abandonar o país... Com a fuga dos portugueses, a economia de Moçambique entrou em declínio", recorda.

Lusa

 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #271 em: Abril 30, 2009, 12:12:51 pm »
Um mapa do Portugal Ultramarino datado de 1934.

 

*

Ataru

  • Perito
  • **
  • 414
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #272 em: Maio 11, 2009, 08:56:49 pm »
Para o pessoal da zona de Lisboa, há agora uma exposição sobre a Guerra do Ultramar na faculdade de Letras/Direito da Universidade Católica Portuguesa, é bastante intressante e penso que os foristas mais intressados no assunto poderiam apreciar se a visitassem.
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
MUCHOS DE ELLOS......
« Responder #273 em: Maio 20, 2009, 05:39:30 pm »
De los retornados portugueses expulsados de las colonias, encontraron en España el apoyo y la acogida que un Portugal exhausto y arruinado no pudo prestarles.¡¡
    No es presunción, es un simple apoyo de vecino que otras veces y a la inversa ha recibido España de Portugal.¡¡¡
    No todo ha sido malo entre los dos paises ibéricos.¡¡¡¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #274 em: Maio 20, 2009, 05:54:49 pm »
Não sabia que tinha havido retornados Portugueses em Espanha. Soube de retornados irem para a África do Sul, Brasil e é claro em maior número para Portugal.

Portugal recebeu 1 milhão de retornados.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
EN MADRID FUERON MUCHÍSIMOS.¡¡¡
« Responder #275 em: Maio 20, 2009, 08:35:35 pm »
Las señoras encontraron trabajo de dependientas y en el servicio doméstico, los maridos trabajaban y los hijos quedaron con los abuelos en Portugal, a donde retornaron todos un tiempo despues.
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

Snowmeow

  • 200
  • +0/-0
Re:
« Responder #276 em: Março 26, 2010, 12:11:55 am »
Citação de: "TOMSK"
Um mapa do Portugal Ultramarino datado de 1934.


Sobre a descolonização das regiões ultramarinas de Portugal:

Não há erro que não possa ser desfeito, ainda que com muito trabalho e dedicação.

O Império pode estar morto, mas pode surgir uma Federação Lusófona Unida.

Quem sabe, daqui a trinta anos, não vejamos um mapa assim no futuro?
"Não corte uma árvore no Inverno; pois sentirás falta dela no Verão." Jairo Navarro Dias
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Portugal Ultramarino
« Responder #277 em: Março 26, 2010, 10:24:13 am »
Dúvido, nós estamos enterrados até eo pescoço na UE e não estou a ver os PALOPs a aceitarem uma união com os "imperialistas". Nestas coisas há que ser racional e não se deixar levar pelas emoções, eles querem muita coisa de Portugal, mas não uma união politica.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
Re: Portugal Ultramarino
« Responder #278 em: Março 28, 2010, 08:11:12 pm »
Com os últimos sinais dados pela UE no caso da Grécia, com toda a arrogância alemã, isenção francesa, apatia inglesa e silêncio espanhol, não auguro grande futuro à UE. Assim não há tratados que aguentem...

Dificilmente o mapa voltará a ser esse, mas nunca se sabe...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Snowmeow

  • 200
  • +0/-0
Re: Portugal Ultramarino
« Responder #279 em: Abril 08, 2010, 01:58:52 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Dúvido, nós estamos enterrados até eo pescoço na UE e não estou a ver os PALOPs a aceitarem uma união com os "imperialistas". Nestas coisas há que ser racional e não se deixar levar pelas emoções, eles querem muita coisa de Portugal, mas não uma união politica.
Concordo com o amigo Cabeça de Martelo sobre não se deixar levar pelas emoções. O nosso argumento pela reunião dos países lusófonos deve ser puramente racional.
Vê bem, apesar de sermos separados por oceanos, temos muito mais em comum entre nós (Portugal, Brasil, PALOPs e Timor) do que entre Portugal e a UE ou Brasil e a América do Sul.

Pelo que notei, a UE parece um condomínio no qual nenhum vizinho se entende, e uns são mais chegados a outros apenas pela afinidade linguística (Caso de Alemanha, Áustria e Suíça, Suíça, França e Bélgica, Bélgica e Holanda, e por aí vai). Aqui na América do Sul, apesar da UNASUL e tudo o mais, impera um clima de "Todos contra o Brasil", capitaneado principalmente pela Venezuela de Chávez. Não sei quanto aos PALOPs, mas eu andei lendo que há um movimento em Cabo Verde querendo que o país volte aos braços de Portugal como um protetorado, e o mesmo ocorrendo no estado/enclave de Cabinda, mas há uma tensão muito grande neste caso pois a maior parte do petróleo angolano está justamente em Cabinda. E quanto a Timor, que nem moeda própria tem, tendo que se virar com o Dólar?

A União Lusófona é um sonho possível, sim, mas deve ser muito bem arquitetado para que não hajam privilégios a países-membros em detrimento de outros países-membros. Nesse caso, a CPLP deve ser mais ativa. O sonho pode, sim, seguir bases puramente racionais. Precisamos de uma integração maior.

E, se eu falei besteira, me corrijam. :roll:
"Não corte uma árvore no Inverno; pois sentirás falta dela no Verão." Jairo Navarro Dias
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Portugal Ultramarino
« Responder #280 em: Abril 08, 2010, 02:29:05 pm »
Citação de: "Snowmeow"
Não sei quanto aos PALOPs, mas eu andei lendo que há um movimento em Cabo Verde querendo que o país volte aos braços de Portugal como um protetorado, e o mesmo ocorrendo no estado/enclave de Cabinda, mas há uma tensão muito grande neste caso pois a maior parte do petróleo angolano está justamente em Cabinda. E quianto a Timor, que nem moeda própria tem, tendo que se virar com o Dólar?

Não sabia que existe uma infima parte de Cabo Verdianos com essa ideologia! A verdade é, que quando tive na ilha do Sal, vi, e para muita surpresa minha, que a nossa economia tem MUITA influência naquela parte de Cabo Verde! Não sei no resto das ilhas porque não visitei, mas na ilha do Sal senti-me em casa!

De qq das maneiras, uma união lusófona, para nós, se calhar não era mau pensado! Até pelo peso que Brasil e Angola têm hoje em dia no panorama mundial..

A ver o que o futuro nos guarda..
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5316
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Portugal Ultramarino
« Responder #281 em: Abril 08, 2010, 02:34:26 pm »
Citação de: "Crypter"
Citação de: "Snowmeow"
Não sei quanto aos PALOPs, mas eu andei lendo que há um movimento em Cabo Verde querendo que o país volte aos braços de Portugal como um protetorado, e o mesmo ocorrendo no estado/enclave de Cabinda, mas há uma tensão muito grande neste caso pois a maior parte do petróleo angolano está justamente em Cabinda. E quianto a Timor, que nem moeda própria tem, tendo que se virar com o Dólar?

Não sabia que existe uma infima parte de Cabo Verdianos com essa ideologia! A verdade é, que quando tive na ilha do Sal, vi, e para muita surpresa minha, que a nossa economia tem MUITA influência naquela parte de Cabo Verde! Não sei no resto das ilhas porque não visitei, mas na ilha do Sal senti-me em casa!

De qq das maneiras, uma união lusófona, para nós, se calhar não era mau pensado! Até pelo peso que Brasil e Angola têm hoje em dia no panorama mundial..

A ver o que o futuro nos guarda..

E vais defender Cabo Verde com o quê??
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Portugal Ultramarino
« Responder #282 em: Abril 08, 2010, 04:57:15 pm »
Citação de: "nelson38899"
E vais defender Cabo Verde com o quê??

Desculpe caro nelson38899 mas viu-me a afirmar qualquer coisa semelhante a Cabo Verde vir para debaixo da saia de Portugal???  :roll:

Limitei-me a afirmar uma verdade incontestável, que nós temos uma grande presença no arquipélago!

E já agora, o que têm eles para se defender?? Provavelmente teriamos mais capacidade que eles.. Mas sou só eu a sonhar alto!

O assunto a que nos estamos a referir é uma união económica e social de todos os países Lusófonos. Não confunda isso com o regresso do império..
 

*

Snowmeow

  • 200
  • +0/-0
Re: Portugal Ultramarino
« Responder #283 em: Abril 12, 2010, 06:34:08 pm »
Citação de: "nelson38899"
E vais defender Cabo Verde com o quê??
Com um exército cabo-verdiano devidamente equipado, talvez...  :roll:

Limitei-me a afirmar uma verdade incontestável, que nós temos uma grande presença no arquipélago!

E já agora, o que têm eles para se defender?? Provavelmente teriamos mais capacidade que eles.. Mas sou só eu a sonhar alto![/quote]
Não seria um caso de confrontação, mas de adição. Mesmo assim, duvido que Cabo Verde vá entrar em um conflito que necessite a ajuda das Forças Armadas Portuguesas.

Citação de: "Crypter"
O assunto a que nos estamos a referir é uma união económica e social de todos os países Lusófonos. Não confunda isso com o regresso do império.
Fato, uma união econômica e social. Mas, no patamar atual, precisaria estar apoiada num tripé, constituído de Portugal, Brasil e Angola. E essa união precisa ser dada em passos bem planejados, uma coisa de cada vez.

E, se eu falei besteira, me corrijam. :wink:
"Não corte uma árvore no Inverno; pois sentirás falta dela no Verão." Jairo Navarro Dias
 

*

Thiago Barbosa

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
Re: Portugal Ultramarino
« Responder #284 em: Outubro 30, 2010, 09:31:34 pm »
Portugal explorou o Brasil por anos, matou nosso heróis e roubou muitas riquezas e ainda vejo brasileiros babando seus ovos, rs. É impressionante.
A criação de um grupo econômico sério seria uma boa, até porque há muitos recursos a serem explorados na Angola, mas a política, só se fosse pela tutela brasileira.